Pular para o conteúdo principal

Morre Ana Georgina Andrade Sales


Através do artigo 'Ana, Operosa e Dedicada', do jornalista Gilson Barbosa, o Blog do Lauriberto homenageia Ana Georgina Andrade Sales (foto), que coordenou muitas eleições no Ceará e chegou a ser diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). 

Ana Georgina Sales morreu nesta sexta-feira (23 de abril) de complicações da covid-19, aos 73 anos de idade. Fiz várias entrevistas com Ana Georgina na época que cobria Política para o jornal O Povo. Sempre atenciosa, nunca deixava uma pergunta sem resposta. 

Confira o artigo 'Ana, Operosa e Dedicada', de Gilson Barbosa:

- Nunca trabalhei diretamente com nossa amiga e colega aposentada Ana Georgina Sales,  que nesta sexta-feira,  23 de abril de 2021, nos deixou. 

- Se o dissesse de outra forma, incorreria numa inverdade. 

- Porém, não posso deixar de registrar, neste breve texto, o muito que Ana, com o seu zelo, responsabilidade e compromisso,  representou para a Justiça Eleitoral Cearense. 

- Pessoa tranquila, educada, de fala calma, um ser humano que cativava pela simplicidade, Ana Georgina se caracterizava pelo afã com que se entregava, juntamente com sua equipe da Coordenadoria de Eleições (COELE), à complexa tarefa de preparar a organização de cada pleito, buscando sempre dar o melhor de si, do seu conhecimento e experiência,  para que todas as etapas sob sua responsabilidade se desenvolvessem de forma a que o resultado final fosse o mais perfeito possível.

- Reconhecida pelo seu característico sorriso, pelas brincadeiras que dizia no convívio diário com os colegas, pelo espírito de motivação que sempre procurou injetar em cada um dos servidores de sua coordenadoria, Ana Georgina era pessoa operosa, dedicada e extremamente cuidadosa em cada missão que abraçava. 

- Foi, também,  diretora geral do TRE do Ceará,  no início da década de 1990,sempre procurando atuar com competência e responsabilidade.

- Embora nunca tenha trabalhado diretamente com ela, era comum vê-la frequentemente no Gabinete da STI, conversando com o titular da Secretaria sobre os preparativos das eleições, todo o planejamento, detalhes etc.

- Na realidade, eu já a conhecia até antes de ingressar no TRE, pois Ana já era servidora na época em que minha mãe também era sua colega na instituição, que eu já frequentava antes de também nela ingressar, por meio de concurso público.  - A morte de Ana Georgina nos entristece, pois todos esperávamos um desfecho positivo, à medida que recebíamos notícias otimistas sobre a evolução de seu estado. Porém,  abruptamente sua situação se complicou e hoje (23) todos fomos surpreendidos com essa notícia,  no rastro de uma pandemia que caminha para os 400 mil óbitos em breve no país e que tantas pessoas queridas, como Ana Georgina, Ivanize e tantas outras, amigas ou familiares, já tirou violentamente de nosso convívio!

- Peço a Deus, ao final deste breve texto, que receba a alma de Ana Georgina na eternidade e console sua família neste momento tão difícil! 

- Para você,  Ana Georgina, minha singela homenagem e nossa eterna saudade!

Jornalista Mirna Crispim Guimarães - Você descreveu muito bem a querida colega Ana Georgina. Sua alegria e sorriso permanecerá em nossas lembranças".



TRE-CE - Em nota de pesar o TRE-CE lamenta a morte de Ana Georgina:

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) comunica, com grande pesar, o falecimento da servidora aposentada Ana Georgina de Andrade Sales, ocorrido nesta sexta-feira (23 de abril). Ela atuou por 24 anos na Justiça Eleitoral no Ceará.

Ana Georgina faleceu de covid-19, aos 73 anos. Ela permaneceu no TRE, nos anos 1984 a 2008, e exerceu cargos de assessoramento e gestão: 

  • Assessora da Presidência do TRE-CE.
  • Chefe do Serviço de Relações Públicas.
  • Diretora da Subsecretaria de Cadastro Geral de Eleitores.
  • Diretora-geral.
  • Diretora da Subsecretaria de Finanças.
  • Secretária de Recursos Humanos.
  • Coordenadora de Eleições.

Ana Georgina ficou marcada na história da Justiça Eleitoral, não só pelas funções que ocupou, mas também pelo carisma, alto-astral e profissionalismo.

Homenagens - Georgiana Sales, filha da Ana Georgina, emociona ao falar sobre a partida: "Minha mãe cumpriu a jornada dela de luz e amor. Ela está pronta e nós também! Que possamos honrá-la com sua essência e marca registrada A ALEGRIA! Ela está pronta e nós também! A luz irradia e a acolhe! Ela está em paz!

Este dia de perda é recebido com enorme emoção pelos(as) os(as) servidores(as) que conheceram a Ana Georgina, até os(as) que não tiveram a oportunidade de conviver com ela, mas ficaram sabendo da sua trajetória, compartilham o sentimento de tristeza.

- A Ana nos ensinou como ninguém a vestir a camisa da alegria, da amizade, do compromisso e amor ao TRE. Eu agradeço  a ela toda a energia, o otimismo e a certeza de que as coisas darão sempre certo; basta querer, lutar e acreditar. A sua alegria e presença estarão sempre com a gente na camisa que ela tão bem nos ensinou a vestir. A Ana está bem, pois como ela bem disse: 'o universo protege as pessoas alegres'." Edna Saboia, coordenadora de eleições.

- Foi minha primeira chefe aqui no TRE. Seu sorriso largo e sua alegria eram contagiantes. Guardo somente muitas boas lembranças... Que Deus a tenha e conforte sua família também!" Iberê Comin, secretário de Orçamento e Finanças.

- Trabalhar com a Ana Georgina Sales foi uma grande honra e privilégio. Com a sua alegria e otimismo, e sua expressão característica 'vamos vestir a camisa do TRE', marcou toda uma geração de servidores do tribunal. Uma mulher admirável e guerreira, que marcou as nossas vidas e os nossos corações. Que Deus a receba e conforte o coração de sua família, amigos e de todos nós! A Ana estará sempre viva em nossos corações!" Águeda Gurgel, coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral.

- Que Deus a receba em Seus braços! Para nós, fica o grande testemunho de vida dela!" Orleanes Cavalcanti, secretária Judiciária.

- Ana Georgina sempre será lembrada por sua competência e sorriso." Caio Silva Guimarães, assessor-chefe da Presidência.

- A Ana Georgina era um exemplo de dedicação e empolgação. Dizia-se que ela vestia a camisa, quando sempre me foi o sentimento de que ela desenvolvia muito mais que isso: ela nos fazia vestir, contagiantemente – e junto com ela – a camisa da Justiça Eleitoral." Rodrigo Cavalcante, secretário do Controle Interno e Auditoria.

Este Tribunal presta condolências e se solidariza com a dor da família e amigos. Que, neste momento, a fé e a solidariedade sejam fontes de consolo.

Assista ao vídeo produzido pela coordenadora de eleições, Edna Saboia, com fotos e momentos de felicidade e muito trabalho da Ana Georgina no TRE-CE.



Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest