- Eis o 22 de junho na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:
- 1884 - Violento incêndio irrompe em prédio da Rua Major Facundo. 93, esquina com a Rua Guilherme Rocha, na Praça do Ferreira, de propriedade da Câmara Municipal de Fortaleza, deixando somente as cinzas.
- 1889 - Desembarca no viaduto em construção na Praia do Peixe, em Fortaleza, vindo no paquete Alagoas, o Conde D’Eu, em visita ao Ceará, sendo recebido pelas autoridades civis, militares e eclesiásticas.
- 1891 - Morre, vítima de suicídio, no Rio de Janeiro, o dramaturgo, poeta e escritor Francisco de Paula Barros, ex-oficial da Marinha e negociante. Era nascido em Fortaleza.
- 1900 - Morre, aos 25 anos de idade, em um hospital em Belém do Pará, o poeta José da Silva Bonfim Sobrinho, que pertenceu ao Centro Literário. Nascera em Fortaleza a 19 de março de 1875. Hoje é nome de rua no Bairro de Fátima.
- 1926 - Morre, com a idade de 71 anos, a professora e poetisa Ana Facó, nascida em Beberibe em 10 de abril de 1855. No bairro Álvaro Weyne existe hoje a Rua Ana Facó.
- 1928 - Reinaugura-se a Fábrica Italiana Eletro Mecânica, de massas alimentícias (panificação), em Fortaleza.
- 1941 - Em Maranguape os irmãos Grijalva Reis e Geraldo Reis assassinam José Mendes Braga, que matara o pai dos mesmos em 1925.
- 1946 - Dissolvido o 29º Batalhão de Caçadores, com último desfile pelas ruas de Fortaleza; fora criado para atender às necessidades da guerra.
- 1957 - Inicia-se a construção da nova gare do Aeroporto Pinto Martins na Vila União, próximo à Lagoa do Opaia. As pistas de aterrissagem continuam as mesmas. A gare de então tinha entrada pela Rua 15 de Novembro, no Cocorote, praticamente o mesmo local do novo aeroporto de 1998.
- 1960 - Morre, em Fortaleza, César de Moraes Fontenele (César Fontenele), ex-juiz de direito, poeta e professor cearense de Fortaleza nascido a 15 de maio de 1894.
- 1962 - Em Fortaleza o teatrólogo Pascoal Carlos Magno que é entrevistado em programa na TV Ceará, Canal 2, da Rede Tupi.
- 1966 - Publicada a Lei 3.222 que muda o nome da Rua Ouro Preto, no Mucuripe, para Rua Frei João Pedro do Sexto, no Diário Oficial do Município 3.459, proposta do vereador Gutemberg Braun.
- 1970 - Fortaleza, como todas as outras cidades do País, é sacudida por uma onda de alegria, pela conquista definitiva da Taça Jules Rimet, quando a Seleção Brasileira, ao vencer o último jogo da Copa do Mundo de 1970, realizada no México, no Estádio Azteca, vencendo o selecionado da Itália por 4x1, sagra-se Campeã Mundial. Dizem todos que foi tri-campeão, mas sabemos que esse título só pode ser dado a quem vence três vezes consecutivas.
- 1973 - Às 18 horas o Banco do Estado do Ceará-BEC inaugura seu novo prédio sede, na esquina da Rua Barão do Rio Branco, 1288 com Rua Pedro Pereira, no dia em que completava 9 anos de atividades. O prédio, que ficou conhecido como “BEC dos Peixinhos”, é uma obra do arquiteto José Neudson Bandeira Braga (Neudson Braga), com cálculos do engenheiro Luciano Ribeiro Pamplona (Luciano Pamplona) e execução da Construtora Waldyr Diogo Ltda. Completa 48 anos de fundação. Hoje funciona uma agência do Bradesco.
- 1973 - Entrega da Medalha da Abolição ao artista plástico cearense, de projeção mundial, Aldemir Martins, pelo governador César Cals.
- 1973 - Lançamento do livro Um Super-Santo Chamado Antônio, de autoria do escritor Francisco Mozart do Rego Monteiro (Mozart Monteiro), na Casa de Juvenal Galeno, às 20 horas.
- 1979 - O Banco do Ceará S. A (Bancesa) inaugura, às 18h30, sua agência matriz na Rua Major Facundo, 924, esquina com a Rua Pedro I, o Edifício Francisco Machado de Araújo, projetado e construído pelo arquiteto José Nasser Hissa. Hoje está abandonado.
- 1990 - Toma posse, na Academia de Ciências Sociais do Ceará, o teólogo Benedito Genésio Ferreira, ocupando a cadeira 24, cujo patrono é Gustavo Barroso.
- 2004 - Morre, às 21 horas, em seu apartamento na Aldeota, aos 63 anos, vítima de câncer, o publicitário Francisco de Assis Santos. Sepultado às 16 horas após missa de corpo presente no dia 23 no Cemitério Parque da Paz. Assis Santos era dono da SG Propag. Tinha 47 anos de propaganda e ingressou no setor pelas mãos de Eduardo Brigido Monteiro (Dudu Brígido) e Tarcísio Tavares, na Publicinorte. Fundador e primeiro presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Ceará, fundou, em junho de 1975, a SG Propag, que começou no centro de Fortaleza, no Edifício Butano, na Major Facundo e hoje é instalada no Centro Empresarial C. Rolim. Assis Santos começou como locutor do Ceará Rádio Clube. Depois foi para a TV Ceará, fazer narração de novela com João Ramos e locução do Noticiário Relâmpago da Casa das Máquinas. Foi diretor de TV em Campina Grande, PB e depois na Bahia. Nos anos 70, foi contratado como chefe de propaganda da Mesbla. Em 25 de junho de 1975 fundou a SG Propag (as duas letras são iniciais do seu sobrenome, “S” e de sua mulher, “G” Gomes).
- 2005 - Outorga, às 9h30, da Medalha Albanisa Sarasate à jornalista Maria Adísia Barros de Sá, atendendo a requerimento de autoria da vereadora Débora Soft, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza-CMFor, na Rua Thompson Bulcão, 830, no bairro Luciano Cavalcante, dentro da Sessão Solene em homenagem aos 80 anos de fundação da Associação Cearense de Imprensa-ACI, havendo entrega do Título de Sócio Benemérito às personalidades: Aldonso Palácio Oliveira Júnior, Everardo Ferreira Telles (Everardo Teles), Jaime Tomás de Aquino (Jaime Aquino), João Araújo Sobrinho, José Arimatea dos Santos, José Dias de Macedo, José Edson Braga, Lúcia Dummar, Luís Gastão Bittencourt, Luisianne de Oliveira Lins (Luisianne Lins), Marcelo Henrick dos Santos, Marcos Cals, Miguel Nóbrega Neto, Newton Freitas, Roberto Smith e Agostinho Frederico Carmo Gomes (Tin Gomes).
- 2005 - Assume o novo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, o general reformado do Exército, Théo Espindola Basto, no Palácio Iracema, substituindo Francisco Wilson Nascimento.
- 2007 - No Auditório Martins Filho, na Concha Acústica da UFC, a solenidade de transmissão do cargo do reitor da Universidade Federal do Ceará-UFC ao professor, Ícaro de Sousa Moreira, que já tomara posse em Brasília no dia cinco, nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebendo o cargo das mãos do reitor professor René Teixeira Barreira. Na ocasião é também empossado o vice-reitor professor Jesualdo Pereira Farias.
- 2009 - Morre, pela madrugada, aos 87 anos de idade, o advogado e político Gonçalo Claudino Sales, vítima de falência múltipla dos órgãos. Era formado pela Faculdade de Direito de Minas Gerais em 1949. Foi deputado estadual em 1967 e 1971. Líder político, pertenceu à Aliança Renovadora Nacional - Arena e ao Partido da Frente Liberal - PFL. Foi Secretário de Administração do Ceará de 1971 a 1974. De 1975 a 1979 foi deputado federal. Foi também Secretário de Administração e de Segurança Pública e ainda Procurador Geral do Estado. Nascera em Novo Oriente, em 12 de fevereiro de 1922. Seu corpo é velado na Funerária Eternus e enterrado no Cemitério Parque da Paz.

Comentários
Postar um comentário