Pular para o conteúdo principal

Férias no Dragão

 No Ciclo "Férias no Dragão", tem programação para se divertir, mas também para pensar. 

Nesta segunda-feira (12 de julho), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea de Ceará (MAC Dragão), em parceria com a Escola da Floresta, abre inscrições para o Encontro "Imaginar um Museu - em poucas palavras: façamos novas perguntas para podermos dar novas respostas", projeto que visa à formação de grupos de pesquisa para pensar a relação entre o Museu, seu público, seu entorno e a cidade, a partir de encontros virtuais em plataforma fechada que serão realizados entre os meses de agosto e setembro, ministrados pelo artista Fábio Tremonte (fotos).

As inscrições poderão ser realizadas de 12 de julho a 1º de agosto, no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br) ou no link bit.ly/imaginarummuseu.

Voltado para estudantes, pesquisadores em Artes, Pedagogia e áreas de Humanas, moradores, frequentadores e trabalhadores do entorno do MAC Dragão, o encontro formativo tem o objetivo de avaliar como a presença do equipamento afeta e envolve frequentadores, colaboradores, artistas e pessoas do seu entorno, bem como poderia ser mais convidativo e aberto à participação de interessados.

O projeto se desenvolverá em torno do Plano Museológico realizado pelo MAC Dragão em 2020, a partir de levantamento feito junto ao público, sobre as características do museu em sua atuação, desde sua fundação até os dias de hoje. Os encontros contarão com a participação de 3 artistas convidados, que ministrarão falas propositivas. 

Serão disponibilizadas 20 vagas. A lista de selecionados para a formação será divulgada em 13 de agosto, no site do Dragão. A ocupação das vagas ficará sujeita a seleção, conforme perfil profissional e indicação de interesse dos candidatos. A seleção dos candidatos levará ainda em consideração os critérios de raça, classe, gênero e sexualidade e os interesses da pessoa inscrita, a fim de compor uma turma plural em uma multiplicidade de corpos e perspectivas vitais.

Os encontros on-line serão realizados em sala fechada para os inscritos confirmados, durante duas semanas, com intervalo de 15 dias. Serão 10 encontros de duas horas cada, de segunda a sexta, das 17 às 19 horas, entre 23 e 27 de agosto e 13 e 17 de setembro. 

O que é o museu? O que tem no museu? De quem é o museu? Quais e quantas perguntas podemos fazer sobre um museu, sobre o Museu de Arte Contemporânea do Ceará? O que gosto no museu? O que não gosto no museu? Que museu eu gostaria de inventar? Elaborar perguntas como um caminho de possibilidades para imaginar um museu que queremos e para imaginar como esse museu pode se expandir para além das suas salas de exposição, do seu acervo, do seu programa de visitas escolares.

Durante os encontros, além dos exercícios práticos, os participantes terão acesso a indicações de autores e autoras que trabalham com pesquisa nas conexões entre arte, pedagogia, comunidade e instituições culturais, bem como exploradas práticas e investigações de artistas que atravessam essas questões.

- O que se pretende com essa proposta é perceber o Museu não apenas como uma instituição propositora, mas como mediadora de ações internas e externas ao seu espaço físico. Estabelecer uma relação com a comunidade, mais no sentido de se fazer comunidade com o entorno imediato e com outros lugares da cidade, e não apenas trabalhar com a comunidade. Isso significa construir junto, a partir de alguns movimentos: reaparecimento público, retomada de relações com o espaço da cidade e uma interlocução entre outros fazeres e saberes”, afirma Tremonte. 

Sobre o facilitador - Fábio Tremonte é artista, curador e pesquisador. Bacharel, mestre e doutorando em Artes Visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Escolheu a arte pela possibilidade de não precisar se tornar um especialista. Cozinheiro de manhã, antropólogo de tarde, DJ de noite, e assim por diante. 

Percorre trajetos atravessados pela culinária, antropologia, pedagogia e termina sempre na pista de dança. Fundou a Escola da Floresta [2016], escola livre, nômade e temporária, que acontece em lugares e momentos situados e a partir de encontros para fazer junto, que são aplicados tanto na dinâmica das proposições quanto na configuração e temas abordados e são elaborados a partir de um processo de pesquisa do contexto e conjuntura política e histórica da América latina, em processos de aprendizagem comuns, desierarquizado, um lugar para ações e proposições coletivas na busca por imaginar novas e diferentes formas de vida, numa busca pela tentativa de experimentar um outro tempo, não-pautado pelo relógio, nem pela produção, mas uma vivência de um tempo alargado, de estar junto.

Serviço

  • MAC Dragão e Escola da Floresta abrem inscrições para o “Encontro Imaginar um Museu - em poucas palavras: façamos novas perguntas para podermos dar novas respostas", com Fábio Tremonte
  • Inscrições de 12 de julho a 1º de agosto de 2021
  • Link para inscrições: bit.ly/imaginarummuseu
  • Divulgação dos selecionados: 13 de agosto de 2021
  • Encontros on-line de segunda a sexta, das 17 às 19 horas. 
  • Semana 1: 23 a 27 de agosto de 2021
  • Semana 2: 13 a 17 de setembro de 2021
  • 20 vagas
  • Acessível em Libras mediante solicitação de inscritos


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".