Pular para o conteúdo principal



Casa de Vovó Dedé promove II Festival Aralume

 Com o tema “Cordel, Repente e Forró”, a Casa de Vovó Dedé realiza o II Festival Aralume.

Com o propósito de valorizar e propagar a Cultura Nordestina, o Festival de Música proporciona aos alunos da casa conhecer os instrumentos, a cultura e a história do seu povo. Durante o festival também estão sendo realizados shows com artistas renomados no cenário. 

Com muita Música boa e um verdadeiro espetáculo cultural, os shows temáticos apresentam grandes nomes da Música Nordestina como:

  • Nonato Lima.
  • Chambinho do Acordeon.
  • Elcid Lemos.

O próximo show acontece nesta terça-feira (17 de agosto), às 14 horas, com Vanildo Franco. O tema será “Caminhos do Pife”, um espetáculo pautado na sonoridade do Pife e nas muitas conexões que o instrumento estabelece com outros.

A apresentação será uma viagem pela trajetória sonora e Histórica do Pife até chegar ao formato que se conhece atualmente em muitas partes do Nordeste Brasileiro, informa o professor de Música e curador do Festival Aralume, doutor Ewelter Rocha. 

- O Pife é um dos instrumentos mais antigos da  humanidade e se mantém quase sem muitas mudanças em sua estrutura física, existem relatos da presença desse instrumento em várias partes do mundo e em muitas civilizações tais como a Índia, França, norte de Portugal e nos países que compõem a Cordilheira dos Andes. No Brasil, ele está presente em muitas regiões, mas sua  presença é mais marcante no Nordeste, nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará”, explica Ewelter Rocha.

Festival Aralume - O Festival surgiu há cinco anos, quando a Casa de Vovó Dedé iniciou o processo de consolidação de um núcleo de Música Brasileira. 

Na ocasião, foram desenvolvidas algumas ações tanto do ponto de vista de formação quanto de criação de grupos. Foi iniciado um trabalho de Ensino de Choro com oficinas de Cavaquinho, Violão de Sete Cordas, Pandeiro e, ao mesmo tempo, foi construído o primeiro grupo de choro da casa, composto por alunos e coordenado por um professor especialista.

Paralelo a isso, começaram a ser realizados trabalhos com Bossa Nova, foram feitos também vários shows com Samba que, posteriormente, virou o programa independente “Brasil Encanto”. Outros trabalhos com Música Nordestina também foram sendo realizados e surgiu o “Sons do Nordeste'', o maior evento de música que a instituição desenvolve e que já está na sua 5ª edição.

- Juntando as iniciativas, resolvemos criar o Festival Aralume, uma iniciativa que congrega além da Música, outras vertentes da cultura nordestina. A gente agrega a Literatura Popular, o Cordel, o Repente e iniciativas também no campo da imagem, como xilogravuras e uma série de ações voltadas para a dança, com folguedos populares. Esse conjunto de ações que eram separadas foram congregadas dentro de um único festival e tornou-se o Festival Aralume, que ocorre durante o ano inteiro com diversas ações dentro dessa mesma temática”, ressalta Ewelter Rocha, curador do Festival.

Do ponto de vista de formação, o Festival Aralume integra todos os núcleos da casa, durante o processo de realização do Festival, os alunos participam na condição de um laboratório de prática com cinegrafistas em formação, técnicos de áudio, produção, fotógrafos e editores, todo esse grupo que participa como aluno, contribui na construção e realização do Festival. 

- O Festival Aralume é também um grande espaço de formação, pois os alunos botam realmente a 'mão na massa' e se envolvem nessa troca de experiência com os profissionais, alunos mais antigos e os que estão chegando na casa. Existe uma imersão muito forte na realização do festival”, garante o curador.

Outra vertente importante que o Festival gera é a contribuição para a propagação da música nordestina dentro e fora da Casa de Vovó Dedé. Os alunos começam a conhecer os instrumentos, a cultura, as histórias relacionadas, isso promove uma grande valorização regional que pode ser ecoada para além daquele momento de aprendizado, podendo ser transmitido para a comunidade como um todo.

Atrações de agosto - As outras atrações para o mês de agosto continuam com a cantoria da dupla Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre (quarta-feira, 18) às 14 horas e Luana Florentino (30 de agosto) às 14 horas. Também acontecerão palestras e oficinas como a de Gêneros da Cantoria Nordestina com Geraldo Amâncio (18) às 16 horas e a Caminhos do Pife com Vanildo Franco (segunda-feira, 16 de agosto) às 16h30.

A Casa de Vovó Dedé - A Casa de Vovó Dedé é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1993 na Barra do Ceará, em Fortaleza. Com a missão de promover o desenvolvimento humano, pessoal e profissional, por meio da Arte, Cultura e Educação de crianças e jovens — com faixa etária entre seis a vinte e nove anos — em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades e projetos totalmente gratuitos.

A instituição que tem a Música como pilar, oferta nesse âmbito dezesseis cursos, entre cordas dedilhadas e friccionadas, sopro e outros. Desenvolve formações de grupos musicais e apresentações buscando sempre a participação dos alunos, professores e convidados, o que contribui para o aperfeiçoamento musical de todos. Colabora para o crescimento de seus alunos e professores, através de eventos elaborados pelos jovens dos diversos setores de atividades da instituição.

Além de promover a disseminação da Arte e Cultura, a Organização da Sociedade Civil  (OSC), oferece capacitações na Área da Tecnologia, por meio de oficinas e cursos como: Audiovisual, Animação, Design Gráfico e Fotografia.

Atua como um importante canal de fomento e divulgação da Cultura Cearense através da produtora de audiovisual, do canal no Youtube “TVDD”, da Rádio Vovó Dedé e do Estúdio Casa Animada.

A OSC trabalha com o objetivo de conquistar sua “autosustentabilidade”, construindo caminhos para adquirir os recursos necessários para seu custeio e investimentos, através da comercialização de serviços produzidos pelos jovens egressos das atividades desenvolvidas pela instituição. 

Esse modelo permite que toda uma cadeia produtiva gerada pela prestação desses serviços seja remunerada e os recursos excedentes sejam destinados aos trabalhos da casa, gerando assim oportunidades de trabalho e renda a muitos dos jovens assistidos; além de permitir que a instituição sobreviva, cumprindo sua missão, com seus próprios recursos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida