Pular para o conteúdo principal



Fortaleza celebra 4 milhões de viagens do Bicicletar com presentes a usuários assíduos

 Em alusão ao recorde de 4 milhões de viagens proporcionadas pelo Bicicletar, a Prefeitura de Fortaleza doou quatro bicicletas para usuários do Sistema. 

As bikes foram distribuídas para os três usuários (uma criança, um homem e uma mulher) que mais utilizaram as bicicletas do sistema público de compartilhamento e também para a pessoa que realizou a viagem de número quatro milhões. A iniciativa celebra o incentivo ao comportamento cada vez mais sustentável pelo uso de transporte não motorizado na cidade.

O Bicicletar conta com 191 estações e possibilitou, até agora, a realização de 4.095.418 viagens e impediu a emissão de mais de 1.669 toneladas de gás carbônico na atmosfera com a utilização das bicicletas compartilhadas. São 285.540 usuários cadastrados no Sistema, sendo cerca de 94% dos cadastros ativos utilizando o Bilhete Único.

De acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o número de quatro milhões de viagens expressa que o sistema de bicicletas compartilhadas foi abraçado pelos fortalezenses, seja como modal de transporte alternativo, seja como uma prática de lazer para adultos e crianças. 

- Essa importante iniciativa contribuiu para tornar Fortaleza uma referência em políticas de incentivo ao uso de bicicletas, somada ao nosso investimento em expansão da malha cicloviária. Seguiremos ampliando e inovando, para proporcionar deslocamentos cada vez mais seguros aos nossos ciclistas”, garantiu José Sarto.

Bárbara Tolentino, de 29 anos, usa o Bicicletar desde 2014 e foi a mulher que mais registrou viagens no sistema compartilhado. 

- Uso pra tudo, trabalhar, ir pra praia, passear, todo dia. Vou pelo Parque do Cocó, em contato com a natureza. E depois que fizeram a Ciclofaixa ficou incrível pra andar, mais seguro, em geral, os motoristas respeitam", contou a ganhadora Bárbara Tolentino.

Coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da equipe do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em parceria com a Unimed Fortaleza, o Bicicletar está consolidado como o maior sistema do tipo no Brasil em número de estações por habitantes e o terceiro em número de estações, atrás somente de Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa Serttel é responsável por implantar, operar e dar manutenção no Sistema.

O Projeto contempla crianças por meio do Mini Bicicletar, até o momento, com 26.569 viagens registradas na Cidade.

A maior parte delas feita pela Eloísa Ferracioli Gama, de 8 anos. De acordo com os registros da AMC, ela foi a criança que mais andou no Mini Bicicletar, e, por isso, foi contemplada com uma bike infantil.

- Gosto de andar de bicicleta, é divertido. Acho que agora vou fazer novas aventuras com minha mãe", comemorou a pequena Eloísa Gama, que aprendeu a andar sem as rodinhas de apoio nas bicicletas do sistema público.

- Quase todos os dias a gente retirava a bicicleta pra ela usar, a gente mora bem perto de uma praça, então ela usava nesse espaço, e também pra fazer passeios pela cidade", completou a mãe Marcela de Castro, professora de Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além das duas representantes femininas, Nilo Sérgio Carvalho Vieira foi o homem que mais utilizou o sistema, e também ganhou uma bicicleta. Juntamente com a usuária de número quatro milhões, Francisca Zilene de Oliveira.

- Muita sorte, tanta gente em Fortaleza que usa essas bicicletas. Já tô doida pra pedalar, moro perto do Vila do Mar e todo dia desço pro calçadão pra andar de bike", festejou Zilene de Oliveira.

Destaque nacional e internacional - O secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa, participou da entrega e destacou o incentivo da gestão municipal no Transporte Sustentável. 

- Fortaleza vem se destacando nacionalmente e mundialmente como uma cidade que estimula a população, por meio do uso da bicicleta, a buscar uma vida mais saudável. Quando o cidadão fortalezense utiliza esse modal, além de gerar benefícios físicos e mentais, também cuida do nosso meio ambiente, quando, no momento que faz o seu deslocamento, não gera gás carbônico na atmosfera. Continuaremos seguindo firmes e fortes com a orientação do prefeito Sarto de avançar com as Políticas Cicloviárias em Fortaleza”, afirmou o gestor Ferruccio Feitosa.

Ainda de acordo com Ferruccio Feitosa, este ano, o Bicicletar registrou quatro vezes mais viagens de janeiro a junho, do que em igual período no ano passado.

A superintendente da Autarquia Municipal de Cidadania e Trânsito (AMC), Juliana Coelho, celebrou a adesão da população ao sistema. 

- Hoje é um dia de comemoração, e que assim a gente também possa divulgar esse meio de transporte tão sustentável. Fortaleza tem sido referência em relação à segurança dessas pessoas que andam de bicicleta na Cidade", comentou Juliana Coelho.

Sete anos - Lançado em dezembro de 2014, o Sistema Bicicletar surgiu como uma solução de transporte de pequeno percurso para facilitar o deslocamento das pessoas em Fortaleza, estando as 191 estações distribuídas em pontos estratégicos da Cidade. O Bicicletar já chegou a 61 dos 121 bairros de Fortaleza, modernizando o sistema e trazendo mais conforto, dentre outras melhorias.

Como parte deste processo de ampliação e modernização, desde abril deste ano, uma nova versão do aplicativo do sistema passou a operar, oferecendo interface mais ágil, segura e intuitiva, com o objetivo de melhorar a experiência de ciclistas com o sistema público de compartilhamento de bicicletas, potencializando a segurança de usuários e do próprio sistema. 

A nova versão do aplicativo traz, por exemplo, a possibilidade de reserva da bicicleta por cinco minutos, funcionalidade que não era disponível anteriormente.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) e foto de Thiago Gaspar.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".