Pular para o conteúdo principal



Mais 1.031 professores aprovados no último concurso tomam posse no Estado do Ceará

Novos 1.031 professores da Rede Pública Estadual de Ensino tomaram posse nesta segunda-feira (2 de agosto), em solenidade virtual, às 11h30.

O governador, Camilo Santana (PT), a vice-governadora, Izolda Cela (PDT), a secretária da Educação Básica, professora Eliana Estrela, e representantes dos profissionais participaram da cerimônia, que foi transmitida ao vivo através das redes sociais.


Ao todo, 155 municípios cearenses receberão os professores desta segunda convocação, que ficarão distribuídos em 549 escolas. 

O início do exercício profissional para os educadores está marcado para esta quarta-feira (4 de agosto), com uma oficina pedagógica virtual promovida por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

Camilo  Santana - Realizamos nesta manhã a solenidade virtual de posse da 2ª turma dos professores aprovados no concurso da Seduc. São 1.031 profissionais, que estarão distribuídos em 155 municípios. No total, contando a 1ª turma, foram chamados 2.218 professores p/ integrar a rede estadual. Seguimos investindo para que a educação do Ceará avance cada vez mais. Desejo boa sorte e um ótimo trabalho a todas e todos os novos professores do Estado".

Chamados na segunda convocação de aprovados do último concurso da Secretaria da Educação (Seduc), novos 1.031 professores da rede pública estadual de ensino tomaram posse nesta segunda-feira (2). A solenidade remota contou com a participação do governador, Camilo Santana, da secretária da Educação, Eliana Estrela, e de representantes dos profissionais.

A ação reafirma o compromisso do Governo do Ceará com a categoria. A convocação dos 160 aprovados restantes se dará de forma gradual, a partir de vacância, de forma a não ferir a lei federal 173/2020. Já está programada para este mês de agosto uma terceira convocação, com 60 vagas. O concurso tem vigência até março de 2023.

“O professor tem a responsabilidade e o papel de transformar vidas, de dar aos jovens a oportunidade de sonhar. Agradeço e parabenizo a todos os educadores pela bela missão que têm, de fazer do mundo um lugar melhor, por meio da formação de pessoas”, ressaltou o governador Camilo Santana aos empossados.



Atuação - Ao todo, 155 municípios cearenses receberão os professores da segunda convocação, que ficarão distribuídos em 549 escolas. O início do exercício profissional para os educadores está marcado para esta quarta-feira (4), com uma oficina pedagógica virtual promovida por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

Eliana Estrela enalteceu o esforço e a conquista dos aprovados no certame: “Sabemos da importância que é um concurso. Entendemos o quão difícil é passar noites estudando. Portanto, reconhecemos o mérito de cada um. É por meio da educação que se transforma a sociedade e que se constrói uma vida mais justa e mais digna. Esperamos os novos professores com muito desejo de avançar na educação e acreditamos no potencial de todos”.

Os professores empossados atuarão nas 13 disciplinas do Ensino Médio, mais a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, exercerão atividades relacionadas à base diversificada do currículo, tais como: Projeto Professor Diretor de Turma; Núcleo Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTTPS); disciplinas eletivas (nas Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral – EEMTI) e outros componentes curriculares.



Superação - Na solenidade, os professores Nathália Aureliano da Silva e Ronald Felipe Barreto de Sousa representaram os profissionais que ingressam na rede. Eles irão atuar, respectivamente, em Fortaleza e Icó. Ronald falou em nome dos colegas e destacou a realização de um sonho coletivo.

- Estamos entrando pela porta da frente da melhor educação pública do País e da melhor carreira do Brasil. Esta conquista é de todos nós. Foram muitas noites mal dormidas, muito esforço empreendido. Chegamos ao nosso objetivo, num concurso com mais de 55 mil inscritos. Somos um grupo seleto que sonhou, lutou e conquistou. Sonhamos em mudar o mundo no chão da escola, transformando a realidade dos estudantes, fazendo-os ver que a educação vale a pena. Nossa jornada só está começando, e queremos que seja a mais frutífera possível”, projeta o professor.

O presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, festeja a conquista para a categoria.

- O Ceará é a luz para a educação do nosso País. E essa luz tem uma origem: o debate democrático, a negociação qualificada e a responsabilidade com a construção de uma educação pública de qualidade, tanto para quem ensina como para quem estuda. Parabenizo os nossos companheiros que estão chegando, vindos de vários estados para o Ceará. Nessa pandemia, comprovamos a importância da presencialidade e do professor no processo de ensino e aprendizagem. A chegada deles fortalece um projeto de transformação no Ceará”, considera.

O concurso foi constituído de três etapas: prova objetiva; prova prática e avaliação de títulos. Os procedimentos para posse serão realizados pelo professor nomeado, exclusivamente, no endereço eletrônico http://convocacaoconcurso.seduc.ce.gov.br. A frequência e o termo estão disponíveis na página.



Avanços - Durante a solenidade, Camilo Santana pontuou investimentos feitos na educação cearense durante o período da pandemia, com o objetivo de minimizar as perdas decorrentes do distanciamento social, a fim de dar continuidade ao avanço do processo de ensino e aprendizagem.

- A pandemia acelerou uma série de medidas do ponto de vista tecnológico. Estamos entregando tablets a todos os alunos do Ensino Médio do Ceará , assim como entregamos chips de acesso à Internet com 20 Giga a cada um. Assim que ingressar na rede pública, o estudante vai receber os equipamentos e passar três anos com essas ferramentas digitais para complementar o aprendizado. Além disso, adquirimos kits de transmissão das aulas para todas as escolas e estamos licitando notebooks para os professores da rede estadual, para que todos possam estar interligados. Também, a partir de hoje, implantamos o tempo integral em mais 46 escolas, totalizando 50% da rede pública estadual funcionando em jornada ampliada”, salientou o governador Camilo Santana.


Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...