Pular para o conteúdo principal

'Arte em Cadeia' possibilita Ressocialização

O Artesanato é um trabalho que carrega entre linhas, agulhas e retalhos, traços de uma Cultura Popular. 

No Sistema Prisional, a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP-CE), através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), tem fortalecido este trabalho através do Projeto 'Arte em Cadeia'.

O trabalho dentro das unidades funciona como elemento Ressocializador, com finalidade Educativa, Produtiva e Profissionalizante. 

São cinco unidades beneficiadas pelo Artesanato, sendo o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes e o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) responsáveis pela Produção. 

Já a Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL 3) e a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba) ainda segue o processo de Capacitação Profissional.

160 - Bordado, Vagonite, Ponto Cruz, Crochê, Macramê, Renda Tenerife e Fuxico são as técnicas ensinadas pelos profissionais artesãos que trabalham no Projeto. Ao todo, 160 internos trabalham na produção e 30 estão em Processo de Capacitação.

Peças como Bolsas, Almofadas, Panos de Prato, Caminho de Mesa, Jogo Americano, Tapetes, Toalhas de Bandeja, dentre outros artigos são produzidas diariamente pelas mãos habilidosas dos apenados. 

No total, são confeccionadas 500 peças por mês e distribuídas nos três pontos de vendas:

  • Emcetur.
  • Feirinha da Beira Mar.
  • Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC).

Renda - A Renda arrecadada é revertida em prol do Projeto, para a aquisição de mais materiais para a continuidade dos trabalhos.

Os internos artesãos, além de aprenderem uma nova profissão, recebem como benefício a Remição de Pena de um dia para cada três dias trabalhados na Produção. A Capacitação, além de preencher de forma funcional o tempo de reclusão, é uma oportunidade de Reinserção Social.

Cristiane Gadelha - A coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da SAP, Cristiane Gadelha, ressalta que o maior objetivo da Secretaria é capacitar com outras técnicas as internas que estão nas alas e cada vez mais aumentar o número de mulheres envolvidas nessa atividade.

- O Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) é uma das grandes unidades envolvidas. Hoje, nós temos 42 internas profissionais, trabalhando com as técnicas Vagonite, Ponto Cruz, Fuxico e Crochê. Com esse trabalho, ao final da pena que estão cumprindo, elas poderão começar uma vida de empreendedora”, afirma Cristiane Gadelha.

Exemplos - A Arte nas Unidades Prisionais contribui para o Processo de Humanização e Ressocialização dos internos através dos trabalhos diversificados oferecidos pela SAP-CE. O Artesanato tal como outras atividades existentes dentro dos presídios têm reflexo transformador.

Marcos Alves - O interno Marcos Alves, do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPO II), é um dos participantes do Projeto Arte em Cadeia. Ele destaca os benefícios da atividade.

- É muito importante essa oportunidade que estamos tendo como uma forma de nos reintegrar na sociedade tendo uma profissão e melhorando nosso comportamento dentro do Sistema Prisional. Nunca tinha feito artesanato na minha vida e hoje em dia desenvolvo facilmente o Crochê. Também fiz o Curso do Senai de Costura e desenrolo qualquer tipo de tecido para produzir. Quero ter a chance de conseguir um emprego. Sei que vai ser difícil, mas com essa profissão que eu aprendi tenho a esperança de mudar de vida”, afirma Marcos Alves.

As peças produzidas pelos internos artesãos são vendidas, o que ajuda a elevar a confiança dos que participam do projeto e faz com que eles acreditem na ressocialização por meio do trabalho. Além disso, a exposição dos produtos é uma forma de valorização social de sua produção profissional. 

José Maria Pinheiro - O interno José Maria Pinheiro, da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, se sente orgulhoso em saber que seu trabalho está sendo comercializado. 

- Estou aqui há três anos e já desenvolvo muito bem a renda Tenerife. Trabalhamos também com crochê de malha e macramê em redes. Esse trabalho desenvolveu muito minha mente e hoje me sinto uma pessoa melhor através da arte e da reintegração do grupo. É motivo de grande orgulho ver que o que estamos produzido está sendo bem visto pela sociedade e consumido nas feiras, na Emcetur e em outros locais”, comemora José Mari Pinheiro.

Amora - Para muitas internas, cada ponto de crochê têm um significado valioso. A interna Amora, da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, ressalta que o trabalho representa uma oportunidade de recomeço. 

- Nessa unidade, eu aprendi a manusear vários instrumentos para começar a fazer crochê e costura. Nós desenvolvemos várias atividades como aula de artesanato e produção de redes. Graças a essa oportunidade enfrentamos nossa realidade com mais facilidade. Me sinto muito orgulhosa por que estou trabalhando e tô vendo que meu trabalho está dando frutos lá fora. Graças a Deus estamos caminhando pra frente”, comemora Amora.

Maria do Amparo - A interna Maria do Amparo, do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), está no Artesanato há quatro anos e repassa seu conhecimento para outras companheiras de Oficina.

- É muito grandioso repassar sua experiência e trocar conhecimento constante. E o mais importante: passar que o crime não compensa. O que compensa mesmo é a nossa família, voltar pra sociedade, fazer o novo, o diferente. Aqui está sendo um aprendizado e estamos nos engrandecendo como seres humanos. A vida é pra ser vivida da melhor maneira e a melhor maneira é essa: ajudando as pessoas que realmente querem mudar de vida. Esse aqui é o lugar: no Artesanato”, emociona-se Maria do Amparo.

Com informações de Natasha Ribeiro e fotos de Thiara Montefuso, Eligia Cavalcante e Tiago Stille, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará/Casa Civil.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Inaugurada Loja Assaí Atacadista Tapioqueiras

 Reforçando a sua presença no Ceará, o Assaí Atacadista inaugurou, nesta sexta-feira (8 de outubro), a 5ª unidade em Fortaleza e a 10ª loja cearense.  Batizada de Assaí Tapioqueiras-Messejana, esta é a 1ª unidade do ano em relação às novas lojas da Companhia, que estão previstas para Fortaleza ainda em 2021.  R$ 57 milhões - Com investimento de R$ 57 milhões e mais de 14 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade reúne variedade de produtos, preços baixos e diferenciais em serviços em uma loja ampla, climatizada e bem iluminada, e com estacionamento próprio para carros e motos com mais de 410 vagas. Localizada em uma posição estratégica da cidade, na Avenida Washington Soares (CE-040) com Rua Miguel Gurgel, 1.900, a loja Assaí Tapioqueiras leva este nome por estar posicionada em frente ao Centro das Tapioqueiras de Messejana. A Loja Assaí Tapioqueiras funciona nos domingos e feriados de 7 às 18 horas; e de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas. A unidade atende não ap

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Inaugurada Loja Assaí Atacadista Tapioqueiras

 Reforçando a sua presença no Ceará, o Assaí Atacadista inaugurou, nesta sexta-feira (8 de outubro), a 5ª unidade em Fortaleza e a 10ª loja cearense.  Batizada de Assaí Tapioqueiras-Messejana, esta é a 1ª unidade do ano em relação às novas lojas da Companhia, que estão previstas para Fortaleza ainda em 2021.  R$ 57 milhões - Com investimento de R$ 57 milhões e mais de 14 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade reúne variedade de produtos, preços baixos e diferenciais em serviços em uma loja ampla, climatizada e bem iluminada, e com estacionamento próprio para carros e motos com mais de 410 vagas. Localizada em uma posição estratégica da cidade, na Avenida Washington Soares (CE-040) com Rua Miguel Gurgel, 1.900, a loja Assaí Tapioqueiras leva este nome por estar posicionada em frente ao Centro das Tapioqueiras de Messejana. A Loja Assaí Tapioqueiras funciona nos domingos e feriados de 7 às 18 horas; e de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas. A unidade atende não ap