Pular para o conteúdo principal

'Arte em Cadeia' possibilita Ressocialização

O Artesanato é um trabalho que carrega entre linhas, agulhas e retalhos, traços de uma Cultura Popular. 

No Sistema Prisional, a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP-CE), através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), tem fortalecido este trabalho através do Projeto 'Arte em Cadeia'.

O trabalho dentro das unidades funciona como elemento Ressocializador, com finalidade Educativa, Produtiva e Profissionalizante. 

São cinco unidades beneficiadas pelo Artesanato, sendo o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes e o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) responsáveis pela Produção. 

Já a Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL 3) e a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba) ainda segue o processo de Capacitação Profissional.

160 - Bordado, Vagonite, Ponto Cruz, Crochê, Macramê, Renda Tenerife e Fuxico são as técnicas ensinadas pelos profissionais artesãos que trabalham no Projeto. Ao todo, 160 internos trabalham na produção e 30 estão em Processo de Capacitação.

Peças como Bolsas, Almofadas, Panos de Prato, Caminho de Mesa, Jogo Americano, Tapetes, Toalhas de Bandeja, dentre outros artigos são produzidas diariamente pelas mãos habilidosas dos apenados. 

No total, são confeccionadas 500 peças por mês e distribuídas nos três pontos de vendas:

  • Emcetur.
  • Feirinha da Beira Mar.
  • Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC).

Renda - A Renda arrecadada é revertida em prol do Projeto, para a aquisição de mais materiais para a continuidade dos trabalhos.

Os internos artesãos, além de aprenderem uma nova profissão, recebem como benefício a Remição de Pena de um dia para cada três dias trabalhados na Produção. A Capacitação, além de preencher de forma funcional o tempo de reclusão, é uma oportunidade de Reinserção Social.

Cristiane Gadelha - A coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da SAP, Cristiane Gadelha, ressalta que o maior objetivo da Secretaria é capacitar com outras técnicas as internas que estão nas alas e cada vez mais aumentar o número de mulheres envolvidas nessa atividade.

- O Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) é uma das grandes unidades envolvidas. Hoje, nós temos 42 internas profissionais, trabalhando com as técnicas Vagonite, Ponto Cruz, Fuxico e Crochê. Com esse trabalho, ao final da pena que estão cumprindo, elas poderão começar uma vida de empreendedora”, afirma Cristiane Gadelha.

Exemplos - A Arte nas Unidades Prisionais contribui para o Processo de Humanização e Ressocialização dos internos através dos trabalhos diversificados oferecidos pela SAP-CE. O Artesanato tal como outras atividades existentes dentro dos presídios têm reflexo transformador.

Marcos Alves - O interno Marcos Alves, do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPO II), é um dos participantes do Projeto Arte em Cadeia. Ele destaca os benefícios da atividade.

- É muito importante essa oportunidade que estamos tendo como uma forma de nos reintegrar na sociedade tendo uma profissão e melhorando nosso comportamento dentro do Sistema Prisional. Nunca tinha feito artesanato na minha vida e hoje em dia desenvolvo facilmente o Crochê. Também fiz o Curso do Senai de Costura e desenrolo qualquer tipo de tecido para produzir. Quero ter a chance de conseguir um emprego. Sei que vai ser difícil, mas com essa profissão que eu aprendi tenho a esperança de mudar de vida”, afirma Marcos Alves.

As peças produzidas pelos internos artesãos são vendidas, o que ajuda a elevar a confiança dos que participam do projeto e faz com que eles acreditem na ressocialização por meio do trabalho. Além disso, a exposição dos produtos é uma forma de valorização social de sua produção profissional. 

José Maria Pinheiro - O interno José Maria Pinheiro, da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, se sente orgulhoso em saber que seu trabalho está sendo comercializado. 

- Estou aqui há três anos e já desenvolvo muito bem a renda Tenerife. Trabalhamos também com crochê de malha e macramê em redes. Esse trabalho desenvolveu muito minha mente e hoje me sinto uma pessoa melhor através da arte e da reintegração do grupo. É motivo de grande orgulho ver que o que estamos produzido está sendo bem visto pela sociedade e consumido nas feiras, na Emcetur e em outros locais”, comemora José Mari Pinheiro.

Amora - Para muitas internas, cada ponto de crochê têm um significado valioso. A interna Amora, da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, ressalta que o trabalho representa uma oportunidade de recomeço. 

- Nessa unidade, eu aprendi a manusear vários instrumentos para começar a fazer crochê e costura. Nós desenvolvemos várias atividades como aula de artesanato e produção de redes. Graças a essa oportunidade enfrentamos nossa realidade com mais facilidade. Me sinto muito orgulhosa por que estou trabalhando e tô vendo que meu trabalho está dando frutos lá fora. Graças a Deus estamos caminhando pra frente”, comemora Amora.

Maria do Amparo - A interna Maria do Amparo, do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), está no Artesanato há quatro anos e repassa seu conhecimento para outras companheiras de Oficina.

- É muito grandioso repassar sua experiência e trocar conhecimento constante. E o mais importante: passar que o crime não compensa. O que compensa mesmo é a nossa família, voltar pra sociedade, fazer o novo, o diferente. Aqui está sendo um aprendizado e estamos nos engrandecendo como seres humanos. A vida é pra ser vivida da melhor maneira e a melhor maneira é essa: ajudando as pessoas que realmente querem mudar de vida. Esse aqui é o lugar: no Artesanato”, emociona-se Maria do Amparo.

Com informações de Natasha Ribeiro e fotos de Thiara Montefuso, Eligia Cavalcante e Tiago Stille, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará/Casa Civil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".