Pular para o conteúdo principal

Ceará receberá inicialmente lote de 300 mil doses da Coronavav comprado direto do Butantan

 O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), informa nesta quarta-feira (22 de setembro):

- Estive hoje (22), no Instituto Butantan, em São Paulo (foto @camilosantanaoficial), juntamente com os governadores João Dória (São Paulo), Wellington Dias (Piauí), Renato Casagrande (Espírito Santo) e Helder Barbalho (Pará), para anúncio da aquisição direta da Coronavac pelos Estados.

- Nesse primeiro momento, o Ceará receberá 300 mil doses, que serão utilizadas para Dose 1 (D1) e Dose 2 (D2) e reforçarão a imunização da população adulta do Estado.

- Agradeço ao Instituto Butantan e ao Governo de São Paulo pela presteza.

- Não temos medido esforços para adquirir mais vacinas e imunizar os cearenses o mais rápido possível".

100% Com as novas doses o Ceará vai ter capacidade de vacinar a totalidade da população adulta. 

- Já estivemos antes aqui com o intuito de firmar essa compra direta, mas que tivemos de aguardar e agora vamos firmar a compra de mais 300 mil doses de Coronavac para o Ceará, que vai ampliar nossa vacinação tanto na Capital quanto no Interior. Atualmente temos mais de 90% dos adultos vacinados pelo menos com a primeira dose na Capital cearense, e quase 90% de adultos vacinados no Estado do Ceará, também pelo menos com a primeira dose. Só a vacina salva vidas, e não descansarei enquanto todos os cearenses estiverem vacinados. Por isso quero parabenizar o Instituto Butantan, patrimônio do povo brasileiro, pela condução neste período de pandemia, veio daqui a Coronavac, a primeira dose aplicada, a maior quantidade de doses ministradas no Brasil, e é uma vacina que vem salvando vidas”, ressaltou Camilo Santana.

PNI - O governador reforçou que a intenção da compra seria também para prevenir os atrasos causados pela distribuição do Plano Nacional de Imunização (PNI).


Eficaz - Assim como já havia sido confirmado pelos Ensaios Clínicos de Fase 3 conduzidos ao longo de 2020 no Brasil para avaliar a eficácia da Coronavac, vacina do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19, um Estudo da Universidade Hacettepe, com sede em Ancara, na Turquia, mostrou que o imunizante é 83,5% eficaz contra o SARS-CoV-2, além de ser seguro e bem tolerado pelo organismo.

A Pesquisa foi publicada em julho na revista científica The Lancet e também na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, a maior Biblioteca Médica do Mundo.

O Estudo de Fase 3, randomizado e duplo-cego, contou com a participação de 10.218 pessoas e foi feito entre 14 de setembro de 2020 e cinco de janeiro de 2021.

Os voluntários foram avaliados sete, 14 e 28 dias depois de tomar cada uma das duas doses. Durante o acompanhamento médio de 43 dias, nove casos sintomáticos de Covid-19 foram confirmados no grupo que tomou a vacina e 32 casos foram relatados no grupo que tomou placebo. 

A Coronavac preveniu hospitalizações em todos os voluntários, na comparação com os seis do grupo placebo. Não houve mortes nem no grupo que tomou a vacina e nem no grupo placebo.

Além disso, a Coronavac induziu anticorpos em 89,7% dos participantes. Destes, 92% também produziram níveis protetores de anticorpos neutralizantes pelo menos 14 dias após a Segunda Dose (D2) da Vacina.

O Artigo destaca que a Vacina mostrou um perfil de segurança satisfatório, sem eventos adversos de grau 4 durante o período do estudo. A maioria dos efeitos adversos foi de Grau 1 e ocorreu até sete dias após a injeção. A incidência total foi baixa (18,9%), e o principal sintoma foi fadiga.

- Nossos resultados mostram que a Coronavac tem boa eficácia contra infecção sintomática por Sars-CoV-2 e Covid-19 grave com um perfil de segurança muito bom em uma população de 18 a 59 anos”, afirmaram os autores do Artigo. 

- A tolerabilidade da Coronavac neste estudo foi excelente e a incidência de eventos adversos foi baixa”. 

Participaram do Estudo voluntários de diferentes grupos de risco e ocupação, tornando os resultados bem próximos ao contexto do mundo real.

Receberam a vacina 6.646 pessoas, sendo que 3.568 voluntários tomaram placebo (substância ou tratamento sem um princípio ativo, como uma injeção de soro fisiológico). 

Do total de participantes, 57,8% eram homens e 42,24% mulheres, todos entre 18 e 59 anos. Desse grupo:
  • 3.675 pessoas eram profissionais de Saúde.
  • 1.463 eram obesos.
E entre todos os participantes, 6.217 tinham algum tipo de Comorbidade – a maioria relatou ter hipertensão.

O Ensaio Clínico de Fase 3 realizado no Brasil pelo Butantan envolveu 16 Centros de Pesquisa Científica em sete Estados e no Distrito Federal.

O teste duplo cego envolveu 12,5 mil profissionais de Saúde, e obteve 62,3% de eficácia global em casos leves, moderados ou graves, num espaço de 21 dias ou mais entre as duas doses.
Com informações do Instituto Butantan,

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²