Pular para o conteúdo principal

Consórcio dos Governadores do Nordeste lança Câmara de Cultura

Numa ação integrada do Consórcio dos Governadores do Nordeste e do Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura da Região, o presidente do Consórcio, governador Wellington Dias (PI), lançou nesta segunda-feira (13 de setembro), novas Câmaras Temáticas de Ciência e Fomento ao Conhecimento; Saneamento; Infraestrutura e Investimentos; e Cultura. 


A ação objetiva articular pactos entre os Estados consorciados e formular, aperfeiçoar e apoiar a implementação das políticas públicas neste campo, de modo a possibilitar a atuação do Consórcio Nordeste no cumprimento de seus objetivos.

Na ocasião, foi lançada a Câmara Temática de Cultura, para a qual competirá as seguintes atribuições:
  • I – Apoiar a institucionalização de um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica dos gestores públicos da cultura no Nordeste;
  • II – Elaborar e encaminhar um plano de ações integradoras para a cultura dos Estados do Nordeste considerando, principalmente, as noções de cidadania cultural como conceito estruturante e o audiovisual, a economia criativa e os programas de fomento e circulação de bens culturais como centrais para a integração das respectivas políticas na região;
  • III – Acompanhar e manifestar-se sobre políticas e programas na área que sejam desenvolvidas por iniciativa ou no âmbito do Consórcio Nordeste;
  • IV – Propor estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de cultura nos Estados do Nordeste;
  • V – Emitir parecer sobre consulta que lhe for encaminhada; e
  • VI – Convidar especialistas para assessorá-la em assuntos de sua competência, quando for o caso.
- A Câmara Temática da Cultura no Consórcio Nordeste é uma conquista muito relevante, porque estamos inserindo o setor na agenda política e social dos governadores, numa perspectiva mais estratégica e estruturante para o desenvolvimento integrado da região. Nosso plano é bem simples e direto”, destaca o presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste, Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará.

Esta Câmara será composta pelos seguintes órgãos dos Estados consorciados:
  • I – Alagoas – Secretaria de Estado da Cultura; 
  • II – Bahia – Secretaria de Cultura;
  • III – Ceará – Secretaria de Cultura; 
  • IV – Maranhão – Secretaria de Estado da Cultura; 
  • V – Paraíba – Secretaria de Estado da Cultura; 
  • VI – Pernambuco – Secretaria de Cultura; 
  • VII – Piauí – Secretaria de Estado da Cultura;
  • VIII – Rio Grande do Norte – Secretaria de Cultura; e
  • IX – Sergipe – Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura
Neste primeiro momento, a Câmara de Cultura será coordenada pelo Ceará, uma vez que este ocupa a presidência do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste. 

As atividades administrativas, bem como os serviços de apoio técnico, necessários ao desempenho das atribuições da Câmara Temática, serão coordenadas pelo Secretário Técnico, com o apoio das equipes Estados partícipes, sendo responsável por: receber as propostas e sugestões dos seus integrantes; convocar e viabilizar os meios para a realização das reuniões e elaborar e disponibilizar a ata de deliberação.

Um plano estratégico e integrador para o desenvolvimento do Nordeste - Os dois primeiros eixos são comuns a outras Câmaras Temáticas como “Boas Práticas e Ações Integradoras” e “Monitoramento, Gestão do Conhecimento e Suporte à Tomada de Decisões”. O primeiro eixo tem como objetivo realizar o mapeamento das políticas com a criação de um Banco de Boas Práticas da região que poderão servir como parâmetros multiplicadores e o segundo eixo de Monitoramento e Gestão.

- Este eixo consiste em consolidar a plataforma do Mapa Cultural como ferramenta para monitoramento das ações dos planos estaduais de cultura, além da criação de um Observatório das Políticas Culturais na região. Os outros eixos estão voltados mais para políticas setoriais. Dentre eles, a criação de uma estratégia para o desenvolvimento do audiovisual, com a criação do Nordeste Film Comission e a implementação do Fundo Setorial do Audiovisual para a região”, ressalta Fabiano Píúba.

Outro eixo que merece destaque é a preservação e difusão do Patrimônio Cultural. 

- Através de uma linha de captação de recursos para restauro de prédios históricos e outra para o registro nacional de nossas expressões culturais, a exemplo do Forró, Literatura de Cordel e o Reisado. Por fim, um eixo de Economia Criativa voltado para o fomento e circulação das Artes, bem como para a promoção do Turismo Cultural em nossa Região”, pontua Fabiano Piúba.

- Trata-se de um plano estratégico integrado e articulado entre as secretarias estaduais de cultura, por meio de nosso Fórum, com vista ao desenvolvimento e à reinvenção do Nordeste a partir da nossa rica diversidade cultural”, afirma Fabiano Piúba.

Plano de Ação da Câmara Temática da Cultura: 2021-2022 - Ligados a cada um dos cinco eixos temáticos estão os programas Mapeamento da política cultural no Nordeste, que visa Identificar o status das políticas culturais dos estados do Nordeste, e estabelecer parâmetros de boas práticas com ações integradoras, e Cooperação Técnica Plataforma Mapa Cultural, que objetiva Implantar cadastro da cultura do Nordeste em plataforma comum e monitorar os planos estaduais de cultura da região, a partir da plataforma Mapa Cultural.

Outros programas são:
  • Pacto pela restauração do Patrimônio do Nordeste, que pretende construir rede com instituições públicas, academia, organismos multilaterais, organizações da sociedade civil, instituições internacionais e o setor privado, em articulação com os conselhos estaduais de Patrimônio Cultural para constituir o pacto pela restauração do Patrimônio Cultural edificado do Nordeste.
  • Pacto pela salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do Nordeste, que visa a construção de rede com instituições públicas, academia, organismos multilaterais, organizações da sociedade civil e o setor privado, em articulação com os conselhos estaduais de Patrimônio Cultural para constituir o pacto pela salvaguarda do Patrimônio Imaterial do Nordeste.
  • Estruturação de Mecanismos de Fomento, voltada para Financiar programas e projetos artísticos e culturais na região Nordeste.
Cronograma de ações - A Câmara Temática se reunirá para deliberar por votação da maioria simples dos membros presentes, cabendo o voto de qualidade ao seu coordenador, excepcionalmente, em caso de empate, sem necessidade de quórum para a sua realização. 

O secretário executivo do Consórcio Nordeste designará um representante para acompanhamento das reuniões da Câmara Temática, sendo responsável por levar ao conhecimento do Conselho de Administração e à Assembleia dos Governadores as deliberações provenientes.

A coordenação da Câmara Temática, em acordo com os demais integrantes, definirá a periodicidade das reuniões e os meios de sua realização, observando a diretriz de ampla participação. A Câmara Temática deverá ser instalada no prazo de até 15 dias após a publicação desta Portaria, tendo prazo de duração fixado em um ano a contar da sua instalação, podendo ser prorrogado por decisão da Presidência do Consórcio Nordeste.

A participação dos representantes dos Estados na Câmara Temática será considerada prestação de serviço público relevante e não será remunerada. Os custos decorrentes da contratação do Secretário Técnico serão compartilhados entre os partícipes, mediante celebração de Contrato de Rateio.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

SVM demite 22 em uma semana

O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 21 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnifer Monteiro. Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Caravana Natal Coca-Cola 2021 passa por Fortaleza de 19 a 21 de dezembro

 A Solar Coca-Cola celebra o período natalino com o retorno das Caravanas Iluminadas. Após quase dois anos sem a realização do evento, por conta da Pandemia da Covid-19, moradores de 17 cidades dos nove estados do Nordeste (Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia) e de Mato Grosso reencontram o desfile dos caminhões iluminados durante 23 dias de ações.  Neste ano, ainda por conta dos Protocolos de Segurança contra o Covid-19, as rotas e os horários em que o cortejo irá passar pelas cidades não serão divulgados para evitar aglomerações. Os desfiles iniciaram na última segunda-feira (15), em Caruaru (PE), e seguem até 21 de dezembro, quando se encerram em Fortaleza (CE). Ao todo, os caminhões iluminados percorrerão mais de sete mil quilômetros. Quatro caminhões farão o cortejo com a presença do Papai Noel, seu trenó e renas. Cidinha Fávero  - Estamos ansiosos para reencontrar o público e levar a magia do Natal por onde passarmos. Essa é

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Postagens mais visitadas deste blog

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

SVM demite 22 em uma semana

O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 21 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnifer Monteiro. Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Caravana Natal Coca-Cola 2021 passa por Fortaleza de 19 a 21 de dezembro

 A Solar Coca-Cola celebra o período natalino com o retorno das Caravanas Iluminadas. Após quase dois anos sem a realização do evento, por conta da Pandemia da Covid-19, moradores de 17 cidades dos nove estados do Nordeste (Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia) e de Mato Grosso reencontram o desfile dos caminhões iluminados durante 23 dias de ações.  Neste ano, ainda por conta dos Protocolos de Segurança contra o Covid-19, as rotas e os horários em que o cortejo irá passar pelas cidades não serão divulgados para evitar aglomerações. Os desfiles iniciaram na última segunda-feira (15), em Caruaru (PE), e seguem até 21 de dezembro, quando se encerram em Fortaleza (CE). Ao todo, os caminhões iluminados percorrerão mais de sete mil quilômetros. Quatro caminhões farão o cortejo com a presença do Papai Noel, seu trenó e renas. Cidinha Fávero  - Estamos ansiosos para reencontrar o público e levar a magia do Natal por onde passarmos. Essa é

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!