Pular para o conteúdo principal

Consórcio dos Governadores do Nordeste lança Câmara de Cultura

Numa ação integrada do Consórcio dos Governadores do Nordeste e do Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura da Região, o presidente do Consórcio, governador Wellington Dias (PI), lançou nesta segunda-feira (13 de setembro), novas Câmaras Temáticas de Ciência e Fomento ao Conhecimento; Saneamento; Infraestrutura e Investimentos; e Cultura. 


A ação objetiva articular pactos entre os Estados consorciados e formular, aperfeiçoar e apoiar a implementação das políticas públicas neste campo, de modo a possibilitar a atuação do Consórcio Nordeste no cumprimento de seus objetivos.

Na ocasião, foi lançada a Câmara Temática de Cultura, para a qual competirá as seguintes atribuições:
  • I – Apoiar a institucionalização de um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica dos gestores públicos da cultura no Nordeste;
  • II – Elaborar e encaminhar um plano de ações integradoras para a cultura dos Estados do Nordeste considerando, principalmente, as noções de cidadania cultural como conceito estruturante e o audiovisual, a economia criativa e os programas de fomento e circulação de bens culturais como centrais para a integração das respectivas políticas na região;
  • III – Acompanhar e manifestar-se sobre políticas e programas na área que sejam desenvolvidas por iniciativa ou no âmbito do Consórcio Nordeste;
  • IV – Propor estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de cultura nos Estados do Nordeste;
  • V – Emitir parecer sobre consulta que lhe for encaminhada; e
  • VI – Convidar especialistas para assessorá-la em assuntos de sua competência, quando for o caso.
- A Câmara Temática da Cultura no Consórcio Nordeste é uma conquista muito relevante, porque estamos inserindo o setor na agenda política e social dos governadores, numa perspectiva mais estratégica e estruturante para o desenvolvimento integrado da região. Nosso plano é bem simples e direto”, destaca o presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste, Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará.

Esta Câmara será composta pelos seguintes órgãos dos Estados consorciados:
  • I – Alagoas – Secretaria de Estado da Cultura; 
  • II – Bahia – Secretaria de Cultura;
  • III – Ceará – Secretaria de Cultura; 
  • IV – Maranhão – Secretaria de Estado da Cultura; 
  • V – Paraíba – Secretaria de Estado da Cultura; 
  • VI – Pernambuco – Secretaria de Cultura; 
  • VII – Piauí – Secretaria de Estado da Cultura;
  • VIII – Rio Grande do Norte – Secretaria de Cultura; e
  • IX – Sergipe – Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura
Neste primeiro momento, a Câmara de Cultura será coordenada pelo Ceará, uma vez que este ocupa a presidência do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste. 

As atividades administrativas, bem como os serviços de apoio técnico, necessários ao desempenho das atribuições da Câmara Temática, serão coordenadas pelo Secretário Técnico, com o apoio das equipes Estados partícipes, sendo responsável por: receber as propostas e sugestões dos seus integrantes; convocar e viabilizar os meios para a realização das reuniões e elaborar e disponibilizar a ata de deliberação.

Um plano estratégico e integrador para o desenvolvimento do Nordeste - Os dois primeiros eixos são comuns a outras Câmaras Temáticas como “Boas Práticas e Ações Integradoras” e “Monitoramento, Gestão do Conhecimento e Suporte à Tomada de Decisões”. O primeiro eixo tem como objetivo realizar o mapeamento das políticas com a criação de um Banco de Boas Práticas da região que poderão servir como parâmetros multiplicadores e o segundo eixo de Monitoramento e Gestão.

- Este eixo consiste em consolidar a plataforma do Mapa Cultural como ferramenta para monitoramento das ações dos planos estaduais de cultura, além da criação de um Observatório das Políticas Culturais na região. Os outros eixos estão voltados mais para políticas setoriais. Dentre eles, a criação de uma estratégia para o desenvolvimento do audiovisual, com a criação do Nordeste Film Comission e a implementação do Fundo Setorial do Audiovisual para a região”, ressalta Fabiano Píúba.

Outro eixo que merece destaque é a preservação e difusão do Patrimônio Cultural. 

- Através de uma linha de captação de recursos para restauro de prédios históricos e outra para o registro nacional de nossas expressões culturais, a exemplo do Forró, Literatura de Cordel e o Reisado. Por fim, um eixo de Economia Criativa voltado para o fomento e circulação das Artes, bem como para a promoção do Turismo Cultural em nossa Região”, pontua Fabiano Piúba.

- Trata-se de um plano estratégico integrado e articulado entre as secretarias estaduais de cultura, por meio de nosso Fórum, com vista ao desenvolvimento e à reinvenção do Nordeste a partir da nossa rica diversidade cultural”, afirma Fabiano Piúba.

Plano de Ação da Câmara Temática da Cultura: 2021-2022 - Ligados a cada um dos cinco eixos temáticos estão os programas Mapeamento da política cultural no Nordeste, que visa Identificar o status das políticas culturais dos estados do Nordeste, e estabelecer parâmetros de boas práticas com ações integradoras, e Cooperação Técnica Plataforma Mapa Cultural, que objetiva Implantar cadastro da cultura do Nordeste em plataforma comum e monitorar os planos estaduais de cultura da região, a partir da plataforma Mapa Cultural.

Outros programas são:
  • Pacto pela restauração do Patrimônio do Nordeste, que pretende construir rede com instituições públicas, academia, organismos multilaterais, organizações da sociedade civil, instituições internacionais e o setor privado, em articulação com os conselhos estaduais de Patrimônio Cultural para constituir o pacto pela restauração do Patrimônio Cultural edificado do Nordeste.
  • Pacto pela salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do Nordeste, que visa a construção de rede com instituições públicas, academia, organismos multilaterais, organizações da sociedade civil e o setor privado, em articulação com os conselhos estaduais de Patrimônio Cultural para constituir o pacto pela salvaguarda do Patrimônio Imaterial do Nordeste.
  • Estruturação de Mecanismos de Fomento, voltada para Financiar programas e projetos artísticos e culturais na região Nordeste.
Cronograma de ações - A Câmara Temática se reunirá para deliberar por votação da maioria simples dos membros presentes, cabendo o voto de qualidade ao seu coordenador, excepcionalmente, em caso de empate, sem necessidade de quórum para a sua realização. 

O secretário executivo do Consórcio Nordeste designará um representante para acompanhamento das reuniões da Câmara Temática, sendo responsável por levar ao conhecimento do Conselho de Administração e à Assembleia dos Governadores as deliberações provenientes.

A coordenação da Câmara Temática, em acordo com os demais integrantes, definirá a periodicidade das reuniões e os meios de sua realização, observando a diretriz de ampla participação. A Câmara Temática deverá ser instalada no prazo de até 15 dias após a publicação desta Portaria, tendo prazo de duração fixado em um ano a contar da sua instalação, podendo ser prorrogado por decisão da Presidência do Consórcio Nordeste.

A participação dos representantes dos Estados na Câmara Temática será considerada prestação de serviço público relevante e não será remunerada. Os custos decorrentes da contratação do Secretário Técnico serão compartilhados entre os partícipes, mediante celebração de Contrato de Rateio.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".