Pular para o conteúdo principal

Morre dom José Freire Falcão

 O arcebispo emérito de Brasília (DF), cardeal dom José Freire Falcão (fotos Collegium Cardinalium), que estava internado há nove dias, como medida preventiva, após testado positivo para o Covid-19, morreu, em Brasília, na noite deste domingo (26 de setembro). O cardeal completaria 96 anos em 23 de outubro próximo.

Internado no Hospital Santa Lúcia, em Brasília (DF), dom Falcão teve uma piora em seu quadro de Saúde na madrugada de sexta-feira (24 de setembro),  com Complicações Respiratórias e Renais, sendo necessária uma entubação para dar um conforto maior à sua respiração.

Em nota divulgada neste domingo (26 de setembro), a Arquidiocese de Brasília expressou que sua ausência é sentida por amigos e fiéis pela marca indelével que ele deixou nas numerosas obras pastorais que ensejou durante os vinte anos que governou a Igreja Particular.

- Pedimos ao povo de Deus que, através da suas orações, entregue esse bom pastor ao Senhor Jesus Cristo supremo pastor de nossas almas”, diz informe da Arquidiocese de Brasília.

Velório e Sepultamento - O corpo do cardeal e arcebispo emérito da Arquidiocese de Brasília, dom José Freire Falcão, foi sepultado na tarde desta segunda-feira (27 de setembro) na Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida. A Cerimônia de Sepultamento começou com a chegada do corpo de dom Falcão e, logo em seguida teve a Missa de Corpo Presente presidida pelo arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar.

Devido às Restrições do Covid-19, o caixão estava lacrado e a cerimônia foi limitada ao Clero e aos familiares. O sepultamento será na Cripta da Catedral de Brasília e estará aberto ao público na quarta-feira (29 de setembro), das 8 às 14 horas.

Dom Falcão foi o terceiro bispo a ser sepultado no local, precedido de dom José Newton de Almeida Batista, primeiro arcebispo; e dom Francisco de Paula Vitor, que foi bispo auxiliar de Brasília.

20 Cardeais - Desde o início da Pandemia da Covid-19 até hoje, 20 Cardeais foram infectados em todo o Mundo, incluindo o cardeal Freire. O primeiro cardeal brasileiro contaminado pela Covid-19, foi dom Eusébio Oscar Scheid, que faleceu em janeiro de 2021.

Biografia - José Freire Falcão nasceu em Ereré, no Ceará, em 23 de outubro de 1925, filho de Otávio Freire de Andrade e de Maria Falcão Freire.

Seminário da Prainha - Aos 11 anos, concluiu, em Russas (CE), o quarto ano primário. Em 1938 ingressou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, ordenando-se padre em Limoeiro do Norte (CE), em 1949. 

Limoeiro do Norte - Em Limoeiro, entre 1961 e 1967, foi professor de Matemática e Física do Ginásio Fiocesano Padre Anchieta e do Seminário, vigário cooperador e diretor artístico da Rádio Educadora Jaguaribana.

Também em 1967, tornou-se bispo-coadjutor de Limoeiro do Norte, desempenhando as funções de assistente de movimentos de Ação Católica e assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na área litúrgica. Já no ano seguinte, participou da Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), realizado na cidade colombiana de Medelin. Como bispo de Limoeiro do Norte, dom José Falcão foi ainda membro da Comissão Episcopal de Pastoral, e presidente do Movimento de Educação de Base, o que lhe dava assento no conselho permanente da entidade.

Teresina - Em 1972 foi nomeado arcebispo de Teresina (PI). A partir de então, dom Falcão integrou também o Departamento de Vocações e Ministérios e o Departamento de Educação do Celam, tendo sido ainda responsável pela Seção de Ecumenismo. Em 1979 participou da conferência do Celam realizada em Puebla (México).

Em 1981 dom Falcão participou da Congregação Plenária da Comissão para revisão do Código do Direito Canônico. Também fez parte do Grupo de Bispos eleitos pelo papa João Paulo II para participar da VI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos que aconteceu no Vaticano em 1983.

Em março de 1984, dom José Falcão foi transferido para Brasília pelo papa João Paulo II, substituindo dom José Newton, que se aposentara. Na ocasião, declarou que esperava que seu relacionamento com o governo federal fosse tão bom como o que tivera com o governo do Piauí. Em maio de 1988 foi criado cardeal pelo papa João Paulo II, juntamente com dom Lucas Moreira Neves, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil.

Sua posse com cardeal foi formalizada no dia 28 de junho de 1988, quando recebeu o barrete cardinalício. Em fevereiro de 1995, por iniciativa de dom Falcão, foi fundado o Centro de Estudos Filosóficos e Teológicos de Brasília, que iniciou no mesmo ano o curso de filosofia e em 1997, o de teologia. Em 1996, deixou a diretoria da Obras de Assistência e de Serviço Social da Arquidiocese de Brasília (Oassab), cargo que ocupava desde 1984.

Em 2004, dom José Freire Falcão atingiu os 75 anos, deixando o comando da Arquidiocese de Brasília, onde foi substituído por dom João Brás de Aviz. Tornando-se, obteve o título de arcebispo emérito da arquidiocese. No ano seguinte, compareceu ao funeral do papa João Paulo II e participou – com outros três cardeais brasileiros – do conclave que elegeu o papa Bento XVI.

Em agosto de 2009, foi homenageado pela Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB), no contexto de comemoração dos 60 anos de sua ordenação sacerdotal, e em outubro de 2012, foi homenageado pelo Centro de Estudos Filosóficos e Teológicos de Brasília, quando da inauguração da biblioteca que ganhou o seu nome. Em 2013, no entanto, já contando 87 anos, não pôde participar – como eleitor – do conclave que escolheu o papa Francisco, após a renúncia de Bento XVI.

Dom José Freire Falcão participou da missa celebrada pelo papa Francisco em ação de graças pela canonização do padre Anchieta, em 24 de abril de 2014, junto aos cardeais brasileiros Raimundo Damasceno Assis, Odilo Scherer, João Braz de Aviz e Cláudio Hummes.

Jornais - Exerceu funções jornalísticas, escrevendo artigos mensais para o Jornal do Brasil e Correio Brasiliense, e artigos semanais para o boletim litúrgico da Arquidiocese de Brasília, “O Povo de Deus”. Publicou o livro 'A Vida e o Pontificado de João Paulo II – Anotações de um Curso' (2008).

O cardeal dom José Freire Falcão foi o segundo arcebispo de Brasília, ficando à frente da Arquidiocese entre 1984 e 2004, quando se aposentou.

Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento do Cardeal com José Freire Falcão

Brasília-DF, 26 de setembro de 2021

Estimado irmão, Dom Paulo Cezar Costa,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento do Cardeal Dom José Freire Falcão, arcebispo emérito da arquidiocese de Brasília (DF), neste domingo, 26 de setembro.

Agradecemos a Deus a contribuição que o Cardeal deu à conferência episcopal do Brasil, servindo-lhe como assessor  na área litúrgica e também estando à frente, como presidente, do Movimento de Educação de Base (MEB).

Segundo bispo dessa Igreja Particular no Distrito Federal, dom José ampliou o número de padres e de paróquias do Distrito Federal, preparou a recepção ao Papa em 1991, criou a Casa do Clero e estimulou os movimentos eclesiais, entre outras coisas. Sempre fiel ao seu lema episcopal, “In humilitate servire” (“Servir na humildade”), descansa agora junto ao Pai. 

Nossa solidariedade ao senhor, aos familiares, amigos e todo o povo de Deus na Arquidiocese de Brasília, onde esteve a serviço por mais de 20 anos como pastor.

Receba nosso abraço e nossas orações pelo descanso eterno do Cardeal José Freire Falcão.

Em Cristo,

  • Dom Walmor Oliveira de Azevedo-Arcebispo de Belo Horizonte (MG)-Presidente da CNBB.
  • Dom Jaime Spengler-Arcebispo de Porto Alegre (RS)-Primeiro vice-presidente da CNBB.
  • Dom Mário Antônio da Silva-Bispo de Roraima (RR)-Segundo vice-presidente da CNBB.
  • Dom Joel Portella Amado-Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)-secretário-geral da CNBB.

Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da CNBB.

 

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Inaugurada Loja Assaí Atacadista Tapioqueiras

 Reforçando a sua presença no Ceará, o Assaí Atacadista inaugurou, nesta sexta-feira (8 de outubro), a 5ª unidade em Fortaleza e a 10ª loja cearense.  Batizada de Assaí Tapioqueiras-Messejana, esta é a 1ª unidade do ano em relação às novas lojas da Companhia, que estão previstas para Fortaleza ainda em 2021.  R$ 57 milhões - Com investimento de R$ 57 milhões e mais de 14 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade reúne variedade de produtos, preços baixos e diferenciais em serviços em uma loja ampla, climatizada e bem iluminada, e com estacionamento próprio para carros e motos com mais de 410 vagas. Localizada em uma posição estratégica da cidade, na Avenida Washington Soares (CE-040) com Rua Miguel Gurgel, 1.900, a loja Assaí Tapioqueiras leva este nome por estar posicionada em frente ao Centro das Tapioqueiras de Messejana. A Loja Assaí Tapioqueiras funciona nos domingos e feriados de 7 às 18 horas; e de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas. A unidade atende não ap

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Inaugurada Loja Assaí Atacadista Tapioqueiras

 Reforçando a sua presença no Ceará, o Assaí Atacadista inaugurou, nesta sexta-feira (8 de outubro), a 5ª unidade em Fortaleza e a 10ª loja cearense.  Batizada de Assaí Tapioqueiras-Messejana, esta é a 1ª unidade do ano em relação às novas lojas da Companhia, que estão previstas para Fortaleza ainda em 2021.  R$ 57 milhões - Com investimento de R$ 57 milhões e mais de 14 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade reúne variedade de produtos, preços baixos e diferenciais em serviços em uma loja ampla, climatizada e bem iluminada, e com estacionamento próprio para carros e motos com mais de 410 vagas. Localizada em uma posição estratégica da cidade, na Avenida Washington Soares (CE-040) com Rua Miguel Gurgel, 1.900, a loja Assaí Tapioqueiras leva este nome por estar posicionada em frente ao Centro das Tapioqueiras de Messejana. A Loja Assaí Tapioqueiras funciona nos domingos e feriados de 7 às 18 horas; e de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas. A unidade atende não ap