Pular para o conteúdo principal

Reinaugurada Loja da Ceart

 O Governo do Ceará reinaugurou a Loja da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), na Praça Luiza Távora, em Fortaleza. 

O evento teve transmissão ao vivo nas redes sociais e foi comandado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e pela vice-governadora, Izolda Cela (PDT).

O equipamento será vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), e na inauguração contou com a presença da secretária de Proteção Social, Socorro França. 

A loja passou por uma modernização da estrutura, com reforma elétrica, hidrossanitária, troca de pisos e telhado, climatização e atualização do layout. Além das melhorias na loja, foi efetuada a reforma da fonte e construída uma nova Pista de Skate. As obras, que totalizam um investimento de pouco mais de R$ 3 milhões,  foram gerenciadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Governo do Estado segue investindo para estimular o Artesanato Cearense. Reinauguramos nesta quinta-feira (23) a loja da Ceart na Praça Luiza Távora, em Fortaleza. O espaço foi todo reformado e modernizado para receber os visitantes. Além disso, foram efetuadas as reformas da Fonte e do Vagão, e construída uma nova Pista de Skate. A Praça Luiza Távora também conta com Brinquedopraça e outros espaços de Lazer e Convivência. Vale a pena a visita!

Onélia Santana - Não só aos que estão aqui, mas meus parabéns a todos os artesãos do Ceará. Vocês mantém a história da cultura cearense viva com seus artesanatos. Teremos em breve aqui um café com leitura, um espaço gostoso para tomar café e ler à vontade, e será um local todo caracterizado com o nosso Artesanato, da xícara ao café com leite servido. E fica aqui meu convite para que venham conhecer o nosso espaço da Ceart, que está muito bonito e climatizado. É um investimento que teve a sensibilidade de refazer essa loja, mas também o espaço da Praça Luiza Távora com Pista de Skate, e mais recentemente uma Brinquedopraça. Além disso, como política de valorização do nosso Artesanato, implementamos a Carteirinha do Artesão, promovemos cursos de capacitação, e um Selo de Autenticidade que garante a procedência cearense do produto”, enumerou Onélia Santana.

A primeira-dama do Ceará falou das ações do Governo durante a Pandemia da Covid-19, como a implementação da loja virtual e a distribuição de cestas básicas aos artesãos.

Socorro França - A reinauguração da unidade da Ceart da Praça Luiza Távora vem coroar um forte trabalho de modernização da política de artesanato. Isso passa pelos espaços que estamos ocupando com a abertura de novas lojas, pela identidade visual, e mesmo pela organização que temos dado às lojas. Tudo isso segue as diretrizes da primeira-dama Onélia Santana, que reconhece no artesanato uma forte política de geração de emprego e renda, e, sobretudo, de valorização do nosso povo e da nossa história”, destaca a secretária, Socorro França.

Izolda Cela - Ficamos muito felizes de participar dessas ações coordenadas que impulsionam e melhoram a condição de trabalho aos artesãos, esse tipo de trabalho tão nobre e valoroso, que é o Artesanato. A nova loja está muito bonita mesmo, e vale muito vir aqui para conhecer, mas não apenas isso, o espaço da praça é convidativo para crianças, jovens, adultos, enfim toda a família, para quem gosta de esporte tem opções. Esse conjunto de ações é importante para que possamos dar o suporte necessário aos artesãos, e que eles tenham uma boa condição de venda, e um retorno a partir dos negócios que promovemos aqui neste espaço”, ressaltou Izolda Cela.

A Reforma - A Reforma da Loja iniciou em janeiro de 2020. Anteriormente, já havia sido realizada uma revitalização nos castelinhos, restauro da imagem da Nossa Senhora de Fátima e intervenções paisagísticas na Praça Luiza Távora. Além das melhorias na loja, foi feito o restauro da fonte da Praça. Pronta para o uso, ela agora será ligada, diariamente, por uma hora, sempre das 17 às 18 horas.

Castelinho - Um dos “Castelinhos” da Praça terá uma Cafeteria. Em diálogo com os skatistas que utilizam a praça, a SPS construiu uma nova Pista de Skate. As características da pista atendem às demandas dos usuários, que apontaram as manobras praticadas naquela área, para adequação do equipamento.

No último mês de junho, a Praça Luíza Távora recebeu uma Brinquedopraça, dentro do Programa Mais Infância Ceará.

Uso da Praça - A ocupação da Praça e sua utilização por esportistas e comunidade do entorno têm acontecido de forma coletiva com a instituição do Conselho de Gestão Participativa. São 13 membros que discutem e propõem melhorias para a Praça. Com ele, a gestão da SPS dialoga com toda a comunidade que utiliza a praça, possibilitando um uso consciente e respeitoso do espaço. Uma das demandas já apresentadas e em encaminhamento é a criação de um Espaço Pet.

Maviniê Mota - Para a artesã Maviniê Mota, que trabalha com a Arte desde 1984, a reinauguração é um momento muito especial. 

- Estou na Ceart desde 1989 e sou uma artesã que nunca deixou de fornecer para a Ceart, até os dias de hoje. E agora podemos dizer que temos um espaço mais aconchegante, bonito, perfeito. Durante todo esse tempo que estou aqui já tivemos outras reformas, mas nunca nesse nível de excelência, e que veio para conquistar o cliente, conquistar o turista”, celebrou Maviniê Mota.

José Lourenço - De Juazeiro do Norte, e especializado em Xilogravura, José Lourenço sempre tem produtos expostos na Ceart e demonstrou muita alegria com o novo espaço. 

- Ficou uma loja muito moderna, bonita, arrumada e decorada. É muito bonito ver os artesanatos muito bem apresentados e que representam bem a arte do Ceará”, disse José Lourenço.

Lojas Ceart - Em junho de 2021, foi inaugurado um Quiosque no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Na Praça Luíza Távora, durante a Reforma na Loja Galeria, um dos Castelinhos recebeu uma instalação conceito para vender produtos do Artesanato Cearense.

Agora em setembro, com a retomada das atividades, foi reaberta a Loja Ceart no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No ano passado, um novo espaço fixo da Ceart foi inaugurado, no Shopping Aldeota, somando ao ponto de venda já existente no Shopping RioMar Fortaleza-Papicu.

Vendas Online - Enquanto os pontos fixos de venda estiveram fechados, a equipe começou a receber pedidos através do canal de vendas do WhatsApp. Em junho de 2020, foi lançada a Loja Virtual onde peças selecionadas estão à venda com entrega gratuita para a cidade de Fortaleza. Com essas iniciativas, o objetivo é ampliar o alcance das produções e alavancar a geração de renda para os artesãos. A loja está disponível no endereço: www.lojaceart.online. As Vendas Online têm entrega gratuita em Fortaleza.

Com informações e da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará e fotos de Ariel Gomes.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram