Pular para o conteúdo principal

Reinaugurada Loja da Ceart

 O Governo do Ceará reinaugurou a Loja da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), na Praça Luiza Távora, em Fortaleza. 

O evento teve transmissão ao vivo nas redes sociais e foi comandado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e pela vice-governadora, Izolda Cela (PDT).

O equipamento será vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), e na inauguração contou com a presença da secretária de Proteção Social, Socorro França. 

A loja passou por uma modernização da estrutura, com reforma elétrica, hidrossanitária, troca de pisos e telhado, climatização e atualização do layout. Além das melhorias na loja, foi efetuada a reforma da fonte e construída uma nova Pista de Skate. As obras, que totalizam um investimento de pouco mais de R$ 3 milhões,  foram gerenciadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Governo do Estado segue investindo para estimular o Artesanato Cearense. Reinauguramos nesta quinta-feira (23) a loja da Ceart na Praça Luiza Távora, em Fortaleza. O espaço foi todo reformado e modernizado para receber os visitantes. Além disso, foram efetuadas as reformas da Fonte e do Vagão, e construída uma nova Pista de Skate. A Praça Luiza Távora também conta com Brinquedopraça e outros espaços de Lazer e Convivência. Vale a pena a visita!

Onélia Santana - Não só aos que estão aqui, mas meus parabéns a todos os artesãos do Ceará. Vocês mantém a história da cultura cearense viva com seus artesanatos. Teremos em breve aqui um café com leitura, um espaço gostoso para tomar café e ler à vontade, e será um local todo caracterizado com o nosso Artesanato, da xícara ao café com leite servido. E fica aqui meu convite para que venham conhecer o nosso espaço da Ceart, que está muito bonito e climatizado. É um investimento que teve a sensibilidade de refazer essa loja, mas também o espaço da Praça Luiza Távora com Pista de Skate, e mais recentemente uma Brinquedopraça. Além disso, como política de valorização do nosso Artesanato, implementamos a Carteirinha do Artesão, promovemos cursos de capacitação, e um Selo de Autenticidade que garante a procedência cearense do produto”, enumerou Onélia Santana.

A primeira-dama do Ceará falou das ações do Governo durante a Pandemia da Covid-19, como a implementação da loja virtual e a distribuição de cestas básicas aos artesãos.

Socorro França - A reinauguração da unidade da Ceart da Praça Luiza Távora vem coroar um forte trabalho de modernização da política de artesanato. Isso passa pelos espaços que estamos ocupando com a abertura de novas lojas, pela identidade visual, e mesmo pela organização que temos dado às lojas. Tudo isso segue as diretrizes da primeira-dama Onélia Santana, que reconhece no artesanato uma forte política de geração de emprego e renda, e, sobretudo, de valorização do nosso povo e da nossa história”, destaca a secretária, Socorro França.

Izolda Cela - Ficamos muito felizes de participar dessas ações coordenadas que impulsionam e melhoram a condição de trabalho aos artesãos, esse tipo de trabalho tão nobre e valoroso, que é o Artesanato. A nova loja está muito bonita mesmo, e vale muito vir aqui para conhecer, mas não apenas isso, o espaço da praça é convidativo para crianças, jovens, adultos, enfim toda a família, para quem gosta de esporte tem opções. Esse conjunto de ações é importante para que possamos dar o suporte necessário aos artesãos, e que eles tenham uma boa condição de venda, e um retorno a partir dos negócios que promovemos aqui neste espaço”, ressaltou Izolda Cela.

A Reforma - A Reforma da Loja iniciou em janeiro de 2020. Anteriormente, já havia sido realizada uma revitalização nos castelinhos, restauro da imagem da Nossa Senhora de Fátima e intervenções paisagísticas na Praça Luiza Távora. Além das melhorias na loja, foi feito o restauro da fonte da Praça. Pronta para o uso, ela agora será ligada, diariamente, por uma hora, sempre das 17 às 18 horas.

Castelinho - Um dos “Castelinhos” da Praça terá uma Cafeteria. Em diálogo com os skatistas que utilizam a praça, a SPS construiu uma nova Pista de Skate. As características da pista atendem às demandas dos usuários, que apontaram as manobras praticadas naquela área, para adequação do equipamento.

No último mês de junho, a Praça Luíza Távora recebeu uma Brinquedopraça, dentro do Programa Mais Infância Ceará.

Uso da Praça - A ocupação da Praça e sua utilização por esportistas e comunidade do entorno têm acontecido de forma coletiva com a instituição do Conselho de Gestão Participativa. São 13 membros que discutem e propõem melhorias para a Praça. Com ele, a gestão da SPS dialoga com toda a comunidade que utiliza a praça, possibilitando um uso consciente e respeitoso do espaço. Uma das demandas já apresentadas e em encaminhamento é a criação de um Espaço Pet.

Maviniê Mota - Para a artesã Maviniê Mota, que trabalha com a Arte desde 1984, a reinauguração é um momento muito especial. 

- Estou na Ceart desde 1989 e sou uma artesã que nunca deixou de fornecer para a Ceart, até os dias de hoje. E agora podemos dizer que temos um espaço mais aconchegante, bonito, perfeito. Durante todo esse tempo que estou aqui já tivemos outras reformas, mas nunca nesse nível de excelência, e que veio para conquistar o cliente, conquistar o turista”, celebrou Maviniê Mota.

José Lourenço - De Juazeiro do Norte, e especializado em Xilogravura, José Lourenço sempre tem produtos expostos na Ceart e demonstrou muita alegria com o novo espaço. 

- Ficou uma loja muito moderna, bonita, arrumada e decorada. É muito bonito ver os artesanatos muito bem apresentados e que representam bem a arte do Ceará”, disse José Lourenço.

Lojas Ceart - Em junho de 2021, foi inaugurado um Quiosque no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Na Praça Luíza Távora, durante a Reforma na Loja Galeria, um dos Castelinhos recebeu uma instalação conceito para vender produtos do Artesanato Cearense.

Agora em setembro, com a retomada das atividades, foi reaberta a Loja Ceart no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No ano passado, um novo espaço fixo da Ceart foi inaugurado, no Shopping Aldeota, somando ao ponto de venda já existente no Shopping RioMar Fortaleza-Papicu.

Vendas Online - Enquanto os pontos fixos de venda estiveram fechados, a equipe começou a receber pedidos através do canal de vendas do WhatsApp. Em junho de 2020, foi lançada a Loja Virtual onde peças selecionadas estão à venda com entrega gratuita para a cidade de Fortaleza. Com essas iniciativas, o objetivo é ampliar o alcance das produções e alavancar a geração de renda para os artesãos. A loja está disponível no endereço: www.lojaceart.online. As Vendas Online têm entrega gratuita em Fortaleza.

Com informações e da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará e fotos de Ariel Gomes.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".