Pular para o conteúdo principal

Sarto lança LabiFor

 O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), lançou, na manhã desta terça-feira (19 de outubro), data em que é celebrado o Dia Nacional da Inovação, o Laboratório de Inovação de Fortaleza (LabiFor).

O LabiFor faz parte da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Fortaleza (Citinova), e é responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para as principais questões da cidade, buscando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas. Atualmente, 17 projetos estão em fase de desenvolvimento ou execução no Laboratório.

José Sarto - A sociedade moderna impõe que a gente resolva os problemas da cidade com criatividade e inovação. O LabiFor já tem alguns programas em execução, como o Ponto do Entregador, os Microparques Urbanos, o Re-ciclo. As cidades têm crescido muito e a pandemia veio trazer muitas reflexões sobre os problemas urbanos. É imperativo que a gente tenha essa revolução tecnológica, que a ciência de dados seja usada para solucionar problemas históricos complexos da cidade, juntando inteligências, sonhando e ousando”, projeta o prefeito Sarto.

Victor Macêdo - O coordenador do LabiFor e vice-presidente da Citinova, Victor Macêdo, explicou que o Laboratório trabalha desenvolvendo projetos-piloto inspirados na metodologia de Design Thinking e em parceria com secretarias finalísticas da Prefeitura de Fortaleza, que são responsáveis pela expansão e multiplicação das Políticas Públicas. 

- Precisamos pensar em inovação não só como tecnologia, mas num sentido mais amplo, como Política Pública, principalmente neste momento Pós-Pandemia, em que a desigualdade foi potencializada e houve crescimento dos problemas urbanos", ressalta Victor Macêdo.

Élcio Batista - Os Projetos em desenvolvimento têm foco na Qualidade do Ar, Reuso e Reciclagem de Resíduos Tecnológicos, promoção da Saúde Mental, Logística Urbana, segurança em pontos de parada e Mobilidade Elétrica. A metodologia de Design Thinking prevê cinco etapas essenciais para a transformação da solução em política pública, afirma o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSB).

- O LabiFor é um grande centro para desenvolver essas ideias, saber se elas têm viabilidade e vão ter o impacto que queremos, por isso, é tão importante passar por todas as etapas previstas para desenvolver uma política pública, desde a identificação do problema, passando pelo trabalho de pensar as soluções, pensar o protótipo adequado, até transformar, de fato, em uma solução que possa ser utilizada para toda cidade. Essa metodologia é necessária para que a gente seja mais eficiente, usando os recursos públicos com qualidade”, salienta Elcio Batista.

17 Projetos - Conheça os 17 Projetos em desenvolvimento no Laboratório:

  1. Juventude Digital.
  2. Ponto do Entregador (foto).
  3. Microparques Urbanos.
  4. Re-ciclo.
  5. Olhos da Cidade.
  6. Rastreio Covid Fortaleza.
  7. Ponto de Parada Seguro.
  8. Programa de Combate ao Assédio Sexual.
  9. Ecoponto 2.0.
  10. Paradas Inteligentes.
  11. Monitoramento da Qualidade do Ar.
  12. Centro de Reciclagem Tecnológico.
  13. Programa de Cooperação Urbana Internacional para Desenvolvimento Sustentável.
  14. Mapa da Saúde Mental.
  15. Teleatendimento em Saúde.
  16. Centros de Distribuição Urbanos (CDU).
  17. Bicicletas Elétricas Compartilhadas.

Luiz Alberto Sabóia - Segundo o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, este ano, o foco fundamental está no Projeto Juventude Digital, sancionado pelo prefeito José Sarto no último dia 13 de outubro, tornando-se Política Pública Permanente de Fortaleza.

- É um grande programa de inclusão digital, de capacitação e formação de profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI), com foco no aluno da Escola Pública e em comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), fazendo o link entre essa população que precisa e o mar de oportunidades que existem hoje no Mercado de TI”, destaca Luiz Alberto Sabóia.

Três Eixos - O Juventude Digital está dividido em três Eixos:

  1. JD 9º ano, voltado para alunos da rede municipal.
  2. JD Mercado, com cursos de programação e design.
  3. JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ceará).

Parcerias - Os Projetos do LabiFor contam com a colaboração de parceiros nacionais e internacionais, como:

  • Vital Strategies.
  • Fundação Bernard Van Leer.
  • Urban95.
  • Instituto Sueco.
  • GIZ.
  • WRI Brasil e International Urban and Regional Cooperation (cooperação entre União Europeia e América Latina).

Participantes - Participaram da inauguração do LabiFor:

  • Secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias.
  • Secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite.
  • Secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha.
  • Secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa,
  • Secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.
  • Secretário municipal de Governo, Renato Lima.
  • Secretário municipal da Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda.
  • Coordenador nacional do Programa de Segurança Viária, Dante Rosado.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da PMF e fotos de Marcos Moura e  Rodrigo Carvalho.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma