Pular para o conteúdo principal

Unifor oferece Pós-Graduação em Saúde Coletiva

A Saúde virou pauta cada vez mais recorrente, principalmente por conta dos impactos provocados pela Pandemia da Covid-19. 

E encontrar uma boa formação para lidar com esses novos desafios tornou-se a busca de muitos profissionais do setor. 

Neste cenário, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Fortaleza, instituição de Ensino da Fundação Edson Queiroz, tem protagonizado novas oportunidades para quem deseja atuar na resolução de problemas sociais relevantes.

O PPGSC contribui com a formação de docentes e pesquisadores na área que queiram articular pesquisa, ensino e extensão de forma interdisciplinar e transdisciplinar, com vistas ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


Mirna Frota - De acordo com a coordenadora do Programa,  Mirna Frota (foto Ares Soares),  a Saúde Coletiva é de fundamental importância para a sociedade, pois direciona o modo de organização do processo de trabalho que enfatiza a promoção da Saúde.

- E a promoção da Saúde tem como objetivo planejar e executar ações voltadas à melhoria da Saúde da população geral”, destaca. 

Ela ressalta que, com a Pandemia, o campo de atuação da área foi se ampliando, trazendo novas reflexões a respeito do desenvolvimento de ações sociais e iniciativas de apoio às populações mais vulneráveis.

Para José Reginaldo Pinto, enfermeiro e egresso do Mestrado e do Doutorado do PPGSC da Unifor, a pandemia veio reforçar que a ciência é o pilar que sustenta todo o sistema de saúde mundial. 

- Se não houvesse pesquisa, não existiriam vacinas. E numa situação pandêmica como a que vivemos, negá-la é destruir a humanidade massivamente. Cabe aos governantes e à população entender que é imprescindível investir em pesquisa. As instituições de fomento necessitam formar mais pesquisadores no país”, enfatiza.

Ensino e Pesquisa - Com objetivo de promover melhorias no ensino, na pesquisa e nos serviços de saúde, a Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor traz oportunidade para os acadêmicos desenvolverem sua liderança e aprenderem a atuar em diversos contextos da Saúde. Tudo para fortalecer o pensamento crítico e valorizar o potencial científico, filosófico, cultural e ético durante a formação.

E esse olhar direcionado para as problemáticas de saúde local, regional e nacional, incentiva a proposição de soluções em saúde de acordo com o contexto de cada região. O uso de metodologias não tradicionais no PPGSC garante que as pesquisas possam ultrapassar os muros da universidade e impactar a realidade de cada comunidade, o que amplia a oportunidade de sucesso profissional. 

- Uma maior chance de atuação no mercado de trabalho”, ressalta Mirna Frota.

Teoria e Prática - Um outro fator destacado por José Reginaldo sobre as vantagens do PPGSC é que é possível conciliar o trabalho com o estudo, fazendo com que a interação ensino-serviço seja importante para implementar os conhecimentos adquiridos entre práxis e teoria.

- Além do mais, permite ao aluno um crescimento ascendente em sua profissão porque oferece oportunidades de intercâmbio e cursos extracurriculares para aprimorar o nosso aprendizado. Também cabe destacar a excelência de um corpo docente qualificado que estimula o aluno à produção científica com projeção em pesquisa não só nacional, mas também a nível internacional”, elenca.

Exemplo disso foram as pesquisas que ele conseguiu publicar em periódicos internacionais, como as revistas A1 da Oxford. Tal fato o fez ser condecorado como aluno destaque da turma, recebendo o Mérito Acadêmico no Doutorado em Saúde Coletiva.

Conforme José Reginaldo, estudar na Unifor trouxe segurança e preparo para o mercado de trabalho, já que a qualificação apresenta vantagens em provas de títulos de seleções e concursos públicos. Para ele, a formação ajudou a abrir caminhos para novas oportunidades de emprego em diferentes áreas do conhecimento. 

- No meu caso, como sou profissional de carreira da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), a qualificação da Unifor facilitou minha ascensão funcional, permitindo uma melhoria salarial, demandada pela própria Sesa”, informa.

Soma-se também ao aperfeiçoamento profissional do pós-graduando em Saúde Coletiva da Unifor o papel de quem consegue resolver problemas de abrangência social. 

- A fim de capacitar para a formação de recursos humanos, para compreender a diversidade sócio-sanitária, tecnologia e ética da Saúde, aprimorar a atuação em diversos contextos e contribuir para a resolução de problemas sociais relevantes através da aplicação prática do conhecimento produzido”, destaca a coordenadora Mirna Frota.

Sobre o PPGSC - O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor tem como objetivos específicos desenvolver estratégias de ensino e pesquisa, visando a inovação e a tecnologia, e elaborar trabalhos científicos a fim de publicação nos diferentes meios de comunicação. O PPGSC também visa intervir nos ambientes sociais e políticos com atividades que favoreçam a saúde e o bem-estar da população, desenvolvendo pesquisa com a utilização das abordagens epidemiológicas, sociais e antropológicas.

A ideia é que, ao longo do curso, os acadêmicos possam desenvolver o espírito de liderança e, assim, aprender a exercer o direcionamento de ações em diversos contextos de serviços de saúde, ensino de graduação e especialização e nas atividades de extensão com foco na promoção da saúde. A formação permitirá uma melhor tomada de decisões no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, estimulando também o crescimento e desenvolvimento do potencial científico e cultural de pessoas no âmbito das instituições de ensino e serviço.

O Mestrado e o Doutorado em Saúde Coletiva estão com inscrições prorrogadas até 16 de novembro. Veja mais informações no edital e no aditivo de prorrogação. Os candidatos podem preencher aqui os formulários online de mestrado e doutorado. O envio dos documentos acontecem pelo e-mail secretariapgss@unifor.br.

Serviço

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".