Pular para o conteúdo principal



Unifor oferece Pós-Graduação em Saúde Coletiva

A Saúde virou pauta cada vez mais recorrente, principalmente por conta dos impactos provocados pela Pandemia da Covid-19. 

E encontrar uma boa formação para lidar com esses novos desafios tornou-se a busca de muitos profissionais do setor. 

Neste cenário, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Fortaleza, instituição de Ensino da Fundação Edson Queiroz, tem protagonizado novas oportunidades para quem deseja atuar na resolução de problemas sociais relevantes.

O PPGSC contribui com a formação de docentes e pesquisadores na área que queiram articular pesquisa, ensino e extensão de forma interdisciplinar e transdisciplinar, com vistas ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


Mirna Frota - De acordo com a coordenadora do Programa,  Mirna Frota (foto Ares Soares),  a Saúde Coletiva é de fundamental importância para a sociedade, pois direciona o modo de organização do processo de trabalho que enfatiza a promoção da Saúde.

- E a promoção da Saúde tem como objetivo planejar e executar ações voltadas à melhoria da Saúde da população geral”, destaca. 

Ela ressalta que, com a Pandemia, o campo de atuação da área foi se ampliando, trazendo novas reflexões a respeito do desenvolvimento de ações sociais e iniciativas de apoio às populações mais vulneráveis.

Para José Reginaldo Pinto, enfermeiro e egresso do Mestrado e do Doutorado do PPGSC da Unifor, a pandemia veio reforçar que a ciência é o pilar que sustenta todo o sistema de saúde mundial. 

- Se não houvesse pesquisa, não existiriam vacinas. E numa situação pandêmica como a que vivemos, negá-la é destruir a humanidade massivamente. Cabe aos governantes e à população entender que é imprescindível investir em pesquisa. As instituições de fomento necessitam formar mais pesquisadores no país”, enfatiza.

Ensino e Pesquisa - Com objetivo de promover melhorias no ensino, na pesquisa e nos serviços de saúde, a Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor traz oportunidade para os acadêmicos desenvolverem sua liderança e aprenderem a atuar em diversos contextos da Saúde. Tudo para fortalecer o pensamento crítico e valorizar o potencial científico, filosófico, cultural e ético durante a formação.

E esse olhar direcionado para as problemáticas de saúde local, regional e nacional, incentiva a proposição de soluções em saúde de acordo com o contexto de cada região. O uso de metodologias não tradicionais no PPGSC garante que as pesquisas possam ultrapassar os muros da universidade e impactar a realidade de cada comunidade, o que amplia a oportunidade de sucesso profissional. 

- Uma maior chance de atuação no mercado de trabalho”, ressalta Mirna Frota.

Teoria e Prática - Um outro fator destacado por José Reginaldo sobre as vantagens do PPGSC é que é possível conciliar o trabalho com o estudo, fazendo com que a interação ensino-serviço seja importante para implementar os conhecimentos adquiridos entre práxis e teoria.

- Além do mais, permite ao aluno um crescimento ascendente em sua profissão porque oferece oportunidades de intercâmbio e cursos extracurriculares para aprimorar o nosso aprendizado. Também cabe destacar a excelência de um corpo docente qualificado que estimula o aluno à produção científica com projeção em pesquisa não só nacional, mas também a nível internacional”, elenca.

Exemplo disso foram as pesquisas que ele conseguiu publicar em periódicos internacionais, como as revistas A1 da Oxford. Tal fato o fez ser condecorado como aluno destaque da turma, recebendo o Mérito Acadêmico no Doutorado em Saúde Coletiva.

Conforme José Reginaldo, estudar na Unifor trouxe segurança e preparo para o mercado de trabalho, já que a qualificação apresenta vantagens em provas de títulos de seleções e concursos públicos. Para ele, a formação ajudou a abrir caminhos para novas oportunidades de emprego em diferentes áreas do conhecimento. 

- No meu caso, como sou profissional de carreira da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), a qualificação da Unifor facilitou minha ascensão funcional, permitindo uma melhoria salarial, demandada pela própria Sesa”, informa.

Soma-se também ao aperfeiçoamento profissional do pós-graduando em Saúde Coletiva da Unifor o papel de quem consegue resolver problemas de abrangência social. 

- A fim de capacitar para a formação de recursos humanos, para compreender a diversidade sócio-sanitária, tecnologia e ética da Saúde, aprimorar a atuação em diversos contextos e contribuir para a resolução de problemas sociais relevantes através da aplicação prática do conhecimento produzido”, destaca a coordenadora Mirna Frota.

Sobre o PPGSC - O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor tem como objetivos específicos desenvolver estratégias de ensino e pesquisa, visando a inovação e a tecnologia, e elaborar trabalhos científicos a fim de publicação nos diferentes meios de comunicação. O PPGSC também visa intervir nos ambientes sociais e políticos com atividades que favoreçam a saúde e o bem-estar da população, desenvolvendo pesquisa com a utilização das abordagens epidemiológicas, sociais e antropológicas.

A ideia é que, ao longo do curso, os acadêmicos possam desenvolver o espírito de liderança e, assim, aprender a exercer o direcionamento de ações em diversos contextos de serviços de saúde, ensino de graduação e especialização e nas atividades de extensão com foco na promoção da saúde. A formação permitirá uma melhor tomada de decisões no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, estimulando também o crescimento e desenvolvimento do potencial científico e cultural de pessoas no âmbito das instituições de ensino e serviço.

O Mestrado e o Doutorado em Saúde Coletiva estão com inscrições prorrogadas até 16 de novembro. Veja mais informações no edital e no aditivo de prorrogação. Os candidatos podem preencher aqui os formulários online de mestrado e doutorado. O envio dos documentos acontecem pelo e-mail secretariapgss@unifor.br.

Serviço

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...