Pular para o conteúdo principal

Unifor oferece Pós-Graduação em Saúde Coletiva

A Saúde virou pauta cada vez mais recorrente, principalmente por conta dos impactos provocados pela Pandemia da Covid-19. 

E encontrar uma boa formação para lidar com esses novos desafios tornou-se a busca de muitos profissionais do setor. 

Neste cenário, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Fortaleza, instituição de Ensino da Fundação Edson Queiroz, tem protagonizado novas oportunidades para quem deseja atuar na resolução de problemas sociais relevantes.

O PPGSC contribui com a formação de docentes e pesquisadores na área que queiram articular pesquisa, ensino e extensão de forma interdisciplinar e transdisciplinar, com vistas ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


Mirna Frota - De acordo com a coordenadora do Programa,  Mirna Frota (foto Ares Soares),  a Saúde Coletiva é de fundamental importância para a sociedade, pois direciona o modo de organização do processo de trabalho que enfatiza a promoção da Saúde.

- E a promoção da Saúde tem como objetivo planejar e executar ações voltadas à melhoria da Saúde da população geral”, destaca. 

Ela ressalta que, com a Pandemia, o campo de atuação da área foi se ampliando, trazendo novas reflexões a respeito do desenvolvimento de ações sociais e iniciativas de apoio às populações mais vulneráveis.

Para José Reginaldo Pinto, enfermeiro e egresso do Mestrado e do Doutorado do PPGSC da Unifor, a pandemia veio reforçar que a ciência é o pilar que sustenta todo o sistema de saúde mundial. 

- Se não houvesse pesquisa, não existiriam vacinas. E numa situação pandêmica como a que vivemos, negá-la é destruir a humanidade massivamente. Cabe aos governantes e à população entender que é imprescindível investir em pesquisa. As instituições de fomento necessitam formar mais pesquisadores no país”, enfatiza.

Ensino e Pesquisa - Com objetivo de promover melhorias no ensino, na pesquisa e nos serviços de saúde, a Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor traz oportunidade para os acadêmicos desenvolverem sua liderança e aprenderem a atuar em diversos contextos da Saúde. Tudo para fortalecer o pensamento crítico e valorizar o potencial científico, filosófico, cultural e ético durante a formação.

E esse olhar direcionado para as problemáticas de saúde local, regional e nacional, incentiva a proposição de soluções em saúde de acordo com o contexto de cada região. O uso de metodologias não tradicionais no PPGSC garante que as pesquisas possam ultrapassar os muros da universidade e impactar a realidade de cada comunidade, o que amplia a oportunidade de sucesso profissional. 

- Uma maior chance de atuação no mercado de trabalho”, ressalta Mirna Frota.

Teoria e Prática - Um outro fator destacado por José Reginaldo sobre as vantagens do PPGSC é que é possível conciliar o trabalho com o estudo, fazendo com que a interação ensino-serviço seja importante para implementar os conhecimentos adquiridos entre práxis e teoria.

- Além do mais, permite ao aluno um crescimento ascendente em sua profissão porque oferece oportunidades de intercâmbio e cursos extracurriculares para aprimorar o nosso aprendizado. Também cabe destacar a excelência de um corpo docente qualificado que estimula o aluno à produção científica com projeção em pesquisa não só nacional, mas também a nível internacional”, elenca.

Exemplo disso foram as pesquisas que ele conseguiu publicar em periódicos internacionais, como as revistas A1 da Oxford. Tal fato o fez ser condecorado como aluno destaque da turma, recebendo o Mérito Acadêmico no Doutorado em Saúde Coletiva.

Conforme José Reginaldo, estudar na Unifor trouxe segurança e preparo para o mercado de trabalho, já que a qualificação apresenta vantagens em provas de títulos de seleções e concursos públicos. Para ele, a formação ajudou a abrir caminhos para novas oportunidades de emprego em diferentes áreas do conhecimento. 

- No meu caso, como sou profissional de carreira da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), a qualificação da Unifor facilitou minha ascensão funcional, permitindo uma melhoria salarial, demandada pela própria Sesa”, informa.

Soma-se também ao aperfeiçoamento profissional do pós-graduando em Saúde Coletiva da Unifor o papel de quem consegue resolver problemas de abrangência social. 

- A fim de capacitar para a formação de recursos humanos, para compreender a diversidade sócio-sanitária, tecnologia e ética da Saúde, aprimorar a atuação em diversos contextos e contribuir para a resolução de problemas sociais relevantes através da aplicação prática do conhecimento produzido”, destaca a coordenadora Mirna Frota.

Sobre o PPGSC - O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor tem como objetivos específicos desenvolver estratégias de ensino e pesquisa, visando a inovação e a tecnologia, e elaborar trabalhos científicos a fim de publicação nos diferentes meios de comunicação. O PPGSC também visa intervir nos ambientes sociais e políticos com atividades que favoreçam a saúde e o bem-estar da população, desenvolvendo pesquisa com a utilização das abordagens epidemiológicas, sociais e antropológicas.

A ideia é que, ao longo do curso, os acadêmicos possam desenvolver o espírito de liderança e, assim, aprender a exercer o direcionamento de ações em diversos contextos de serviços de saúde, ensino de graduação e especialização e nas atividades de extensão com foco na promoção da saúde. A formação permitirá uma melhor tomada de decisões no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, estimulando também o crescimento e desenvolvimento do potencial científico e cultural de pessoas no âmbito das instituições de ensino e serviço.

O Mestrado e o Doutorado em Saúde Coletiva estão com inscrições prorrogadas até 16 de novembro. Veja mais informações no edital e no aditivo de prorrogação. Os candidatos podem preencher aqui os formulários online de mestrado e doutorado. O envio dos documentos acontecem pelo e-mail secretariapgss@unifor.br.

Serviço

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram