Pular para o conteúdo principal

Conheça as áreas mais promissoras para os profissionais da Engenharia Urbana e Ambiental

Dizem que o futuro é Verde.

E o presente também, de acordo com o coordenador do Bacharelado de Engenharia Urbana e Ambiental da Universidade de Fortaleza (Unifor), um dos cinco novos cursos de Graduação da Unifor), Oyrton Azevedo Monteiro Júnior.

Segundo ele, as perspectivas sobre o Meio Ambiente, a partir de uma das decisões tomadas esse ano pelos países signatários do Fórum Econômico Mundial, têm sido fundamentadas em uma conduta ESG, sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance", ou seja, “Ambiental, Social e Governança”, em Português. 

Azevedo Monteiro Júnior explica que essa ferramenta foi criada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de cidades, órgãos, instituições e empresas de qualquer natureza.

- Essa nova cultura passa a influenciar toda e qualquer instituição que queira ter mais e melhores oportunidades de se manter e ganhar novos posicionamentos nos mercados, consequentemente, afetando também diretamente a área do trabalho”, diz. 

Nesse contexto, o curso de Engenharia Urbana e Ambiental da Unifor está em consonância com a tendência de crescimento de atividades geradoras de produtos e serviços com uma dinâmica ESG, já que a procura por profissionais qualificados está em andamento para atuação na área de planejamento urbano e projetos ambientais. 

- O Curso surge com o objetivo de se coadunar com as demandas da sociedade e do mercado local e global, formando profissionais detentores de competências de análise, planejamento, projeto, entre outras, inclusive de natureza transversal, como o empreendedorismo e a gestão”, elenca Oyrton Monteiro Júnior. 

No Mercado, as áreas de atuação para quem se forma em Engenharia Urbana e Ambiental passam por:

  • Eficiência Energética.
  • Mobilidade Urbana.
  • Equipamentos sociais de Saúde e Lazer.]
  • Fornecimento de Água.
  • Afastamento e Tratamento de Esgoto.
  • Drenagem Urbana.
  • Reuso de Água.
  • Gestão dos Resíduos Sólidos.
  • Licenciamentos Ambientais.
  • Monitoramento da Qualidade da Água, Ar e do Solo.
  • Conservação ou Preservação de Ecossistemas Urbanos.
  • Recuperação, Reabilitação ou Restauração de áreas degradadas.  

- Esse novo profissional é capacitado para planejar o uso e ocupação do solo de áreas urbanas e projetar os sistemas que permitam o funcionamento das cidades o mais sustentável possível”, completa o coordenador do Curso na Unifor, Oyrton Monteiro Júnior. 

Desafios - Os desafios para os profissionais da área também são muitos. Joisa Barroso, arquiteta e urbanista e professora da Unifor, aponta que estamos em uma árdua conjuntura de degradação climática e processo de favelização do planeta, o que impacta diretamente no contexto urbano. 

- Dentro desse cenário de uma cidade que está em crise com relação à gestão de seus recursos naturais e às condições de moradia do trabalhador pobre, que é um contexto não só de Fortaleza, mas da maioria das grandes e médias cidades do nosso país, o engenheiro urbano e ambiental tem a possibilidade de contribuir com soluções; sobretudo, no que tange à infraestrutura de saneamento, tão necessária para reverter o quadro de precariedade das comunidades em situação de favela, como também para questão do saneamento de uma forma geral, água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem, em sua relação com os recursos hídricos, e demais recursos naturais no contexto urbano e regional”, avalia a professora Joisa Barroso.

Formação qualificada - A Unifor é reconhecida como uma das melhores universidades do mundo pelos maiores rankings internacionais, como Times Higher Education e QS World University Rankings, e ainda a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais, o Ranking Universitário Folha (RUF), entre instituições de ensino superior particulares. 

- A Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula”, destaca o coordenador do novo curso de Engenharia Urbana e Ambiental da Unifor, Oyrton Azevedo, sobre os maiores diferenciais para quem se forma na instituição.

Para a professora Joisa, a contribuição da Unifor começa já no momento que a entidade assume a importância do debate urbano como estratégico e prioritário, incluindo-o de forma estrutural em um curso. Essa formação também na área do planejamento urbano seria o grande diferencial para os profissionais do campo. 

- Quando a universidade coloca foco nessa questão e a prioriza, é uma contribuição muito grande, um avanço. A área do planejamento urbano é pouco divulgada. A fala corrente do senso comum é: ‘vivemos todos esses problemas porque não existe planejamento’. Existe, sim. Nós temos processos de planejamento, Fortaleza está no seu sétimo plano diretor, temos planos setoriais importantes como o Plano Municipal de Saneamento Básico, o Plano de Habitação de Interesse Social, entre outros. A questão é: quais são as prioridades? O que é que realmente está sendo efetivado pelo poder público desse planejamento? Hoje, esse profissional, ao se apropriar desse universo do planejamento urbano, pode realmente trazer um diferencial também para o processo”, afirma a arquiteta e urbanista.

Sobre o Curso - Os interessados em ingressar na primeira turma do curso de Engenharia Urbana e Ambiental podem realizar vestibular online quando desejar; usar a nota do Enem de exames realizados entre 2009 e 2020 as de processos seletivos da Unifor realizados entre 2017 e 2020; transferir o curso ou entrar como graduado. 

O Curso tem duração total de cinco anos, é noturno e vai ocorrer na modalidade semipresencial. Ou seja, algumas disciplinas devem ser cursadas em sistema Ensino à Distância (EaD). Os graduandos poderão contar com metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno, com ênfase em resolução de problemas para garantir uma formação baseada no desenvolvimento de competências.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Futricas Políticas

O diretor nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre (foto), é um dos palestrantes do Seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”, que acontece na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta sexta-feira (10/11), a partir das oito da manhã. O Seminário acontece no Plenário da Casa e vai discutir o  contexto histórico do mais importante movimento democrático da história contemporânea do País  com a participação de importantes nomes como: Ex-presidente do Congresso Nacional e ex-vereador, Mauro Benevides. Ex-governadores Ciro Gomes e Tasso Jereissati. Jornalista e escritor Ricardo Kotscho, repórter da Folha de São Paulo e autor do livro “Explode um novo Brasil”. Jurista e professor Luiz Moreira. Cientista político Abílio Baeta Neves. Empresário Amarílio Macedo. O evento vai ter mediação das jornalistas Inês Aparecida e Ana Márcia Diógenes e será transmitido pelo https://www.youtube.com/@BandCearaOficialMetropolitana .  

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Futricas Políticas

O diretor nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre (foto), é um dos palestrantes do Seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”, que acontece na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta sexta-feira (10/11), a partir das oito da manhã. O Seminário acontece no Plenário da Casa e vai discutir o  contexto histórico do mais importante movimento democrático da história contemporânea do País  com a participação de importantes nomes como: Ex-presidente do Congresso Nacional e ex-vereador, Mauro Benevides. Ex-governadores Ciro Gomes e Tasso Jereissati. Jornalista e escritor Ricardo Kotscho, repórter da Folha de São Paulo e autor do livro “Explode um novo Brasil”. Jurista e professor Luiz Moreira. Cientista político Abílio Baeta Neves. Empresário Amarílio Macedo. O evento vai ter mediação das jornalistas Inês Aparecida e Ana Márcia Diógenes e será transmitido pelo https://www.youtube.com/@BandCearaOficialMetropolitana .