Giovanna Azevedo Sousa (foto) tem 18 anos e foi aprovada em 1º lugar de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral. A pontuação dela foi de 836,36. Mas não foi fácil conseguir esse resultado.
- Estou muito feliz e sei que isso é fruto de tudo que fiz. Abri mão de muitas coisas e foquei só nos estudos” afirma a estudante.
Ela estudava 16 horas por dia e resolvia mais de 200 questões, além de fazer cinco Redações por semana.
- Tive várias rotinas diferentes ao longo desses dois últimos anos de preparação (3º ano do ensino médio e um ano de cursinho) que eu adaptava de acordo com as minhas metas, mas a que de fato fez com que eu chegasse ao primeiro lugar foi estudar 16 horas por dia, em que eu acordava 4 horas da manhã e ia dormir 21h30, 22 horas por aí".
Ela nasceu em Sobral, mas passou quase toda a infância em Frecheirinha. Giovanna voltou pra Sobral com 13 para estudar no Colégio Farias Brito.
- A adaptação não foi tão complicada como eu achei que seria, já que a minha família veio junto comigo e sempre esteve do meu lado, nunca deixando eu desistir dos meus estudos. Vim pra Sobral no meu 8º ano, mas eu só fui de fato conhecer a disciplina, o foco e a determinação nos estudos quando eu entrei para o colégio onde estudei e pude contar com o apoio de todos os funcionários, que me abriram os olhos para a medicina", revela.
A estudante também foi destaque na Redação, com 980. Além de reconhecer o próprio esforço, Giovanna reconhece e é grata aos professores.
- A minha nota de Redação, 980, foi fruto de muito treino com os professores Hermeson Veras e Augusto Melo aos quais eu sou grata por sempre corrigir os meus erros e me preparar para qualquer tema", agradece.
Ela fala do diferencial: a família. Pra ela, eles foram base e incentivo. Sem cobrança e nunca deixando que ela desistisse. Além disso, ele afirma que algumas atitudes foram fundamentais para a conquista!
- No primeiro dia de Enem eu começo sempre com o rascunho da Redação, depois faço as 45 questões de linguagens, leio e releio o meu rascunho, faço as 45 de humanas, passo a limpo minha Redação e reviso as questões que eu tive mais dificuldade. No segundo dia eu começo por matemática, depois vou para ciências da natureza e antes de marcar o gabarito eu tento revisar o máximo de questões, principalmente a que considero mais fácil", afirma a estudante.
Comentários
Postar um comentário