Pular para o conteúdo principal

Governo do Ceará inaugura 261ª Areninha

 


Fruto do programa Juntos por Fortaleza, esta Areninha chega ao bairro Jangurussu e vai abrigar o projeto Esporte e Superação, que trabalha com crianças de diferentes bairros da Capital


- Sou morador do Santa Filomena, nascido e criado nessa comunidade. Neste local, várias e várias gerações por aqui passaram praticando o esporte. Eu sou uma delas. O meu pai jogou aqui, eu joguei, e hoje os meus filhos jogam, mas com o diferencial. Estamos diante de uma jóia chamada Areninha, de um sonho que já durava mais de 30 anos e agora é realidade”. Essas palavras são do líder comunitário Jardel Silvestre. E graças à sua persistência e desejo de mudar a vida das pessoas de sua comunidade, transformou um campo de terra em uma Areninha, na comunidade Santa Filomena, no bairro Jangurussu, em Fortaleza. E como ele mesmo diz: “É um equipamento que transforma vidas e gera oportunidades para a comunidade”.

A história daquela comunidade mudou quando, durante uma live do governador Camilo Santana, em 2019, inaugurando o posto da Polícia Militar no bairro, defronte ao então campinho, Jardel abordou o gestor estadual. O pedido “Número 1” era a Areninha logo ali, justificando que aquele equipamento mudaria a vida das pessoas daquele bairro, para melhor. E neste sábado (19), a realidade é a de um sonho realizado.

Areninha é realidade - O motivo é que o Governo do Ceará entregou uma nova areninha na Capital cearense. Aquela mesma que Jardel pediu. O equipamento está localizado no bairro Jangurussu, em Fortaleza, na comunidade Santa Filomena, e sua inauguração teve a presença do governador Camilo Santana; da vice-governadora, Izolda Cela; do prefeito da Capital cearense, José Sarto; do secretário de Esporte e Juventude (Sejuv), Rogério Pinheiro; e demais autoridades.

- É papel do gestor andar pelas comunidades, ouvir as demandas, as reclamações. E quando eu estava fazendo uma live aqui, o Jardel apareceu e me fez o pedido da Areninha. Agora estamos aqui, dentro do projeto Juntos por Fortaleza, a união de forças de Estado e Prefeitura, inaugurando este equipamento, com o que há de melhor. Grama sintética padrão Fifa, vestiários, iluminação, alambrado, enfim. Mas além da entrega de hoje, estou autorizando atender novas demandas do bairro. Vamos estudar o que é melhor para o local, se brinquedopraça ou escola-areninha, uma academia ao ar livre, além do asfaltamento aqui das ruas de Santa Filomena. Por isso que é bom a gente andar, ir nas comunidades, ouvir as demandas e fazer o possível para atender, é o nosso papel. Ouvir vocês. Estou feliz de estar aqui, porque não tem coisa melhor para o gestor que é se comprometer e cumprir. Isso é compromisso, isso é a coisa mais importante, porque muitas vezes a população está descrente da política, mas eu quero dizer a vocês que através da política é que a gente muda a vida das pessoas”, apontou o governador.

Já são 261 campos de grama sintética implantados pelo poder público, sendo 161 construídos pelo governo estadual no Interior e outros 100 instalados na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias, como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo.

O prefeito, José Sarto, também apontou que vai atender às demandas dos moradores da região, e se alegra ao entregar mais uma areninha com a parceria do Juntos por Fortaleza. 

- Essa Areninha surgiu quando ele veio inaugurar o equipamento de segurança aqui, a comunidade reivindicou, e ele prontamente atendeu. Por isso, quero deixar registrado que vamos fazer também a drenagem dessas ruas aqui do entorno da Areninha. E como bem falou o Camilo, vamos ver o espaço físico disponível e ver o que é melhor para a comunidade, A gente vai consultar vocês, se uma Escola-Areninha, a Brinquedopraça ou um outro equipamento. Nosso compromisso é entregar equipamentos para melhorar a vida de vocês, e essa Areninha não é só um equipamento de esporte. É um equipamento de inclusão social, que agrega a família, que move a microeconomia, um equipamento de segurança, e que traz a solidificação dos laços, do sentimento de pertencer ao Santa Filomena. Cuidem bem desse equipamento, porque ele é de vocês”, disse.

Equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, as Areninhas são equipadas com alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. Este equipamento em Fortaleza, entregue à comunidade Santa Filomena, representa um investimento de R$ 1.455.040,84. As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv. O próprio secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, faz questão de ressaltar que, “não é apenas um campo de futebol, mas é um local que o projeto Esporte e Superação tira as crianças da rua para fazer outros esportes, como a capoeira, e até a dança”, explicou.

Professor do Esporte e Superação, Élber Rocha ensina capoeira para crianças e jovens, dos cinco aos 29 anos, no bairro. 

- Esse Projeto, que atende cerca de 500 crianças e jovens na região, é fundamental, pois atua na prevenção da violência urbana, tira as crianças da rua, democratiza o acesso ao esporte. E termos equipamentos como essa Areninha para executar as atividades é de suma importância. Nós aplicamos a cidadania para eles, e o crescimento humanístico e social é muito notório, com uma formação de mundo para a vida deles, construindo um novo cotidiano em suas vidas. Ensinamos que eles têm a chance de ascender na vida de uma forma positiva, mediante seus esforços, independente de onde more ou estude. Mudar a visão de mundo dessas crianças e mostrar pra que elas possuem infinitas oportunidades na vida”, frisou o educador.

Mais 66 Areninhas estão em vias de serem inauguradas, 14 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação.

- Eu também fico muito feliz com a entrega dessa Areninha, esse espaço bacana. E já faço um cumprimento e desejando um excelente trabalho àqueles que vão cuidar dos projetos sociais e de esporte, desenvolvidos na região. Instrutores, professores, auxiliares, todos que vão fazer as escolinhas de esporte, e outras atividades, porque oferecer um espaço de qualidade para a comunidade, é muito importante. Além de melhorar a vida das pessoas, mudar sua rotina e dar novas oportunidades, ainda temos a chance de revelar novos talentos no futebol. É o esporte que oferece saúde, uma boa convivência, nos dá aprendizado, é uma oportunidade de desenvolver valores também. Então, tudo isso é importante para as crianças, para os jovens, e com certeza é também essencial para as famílias. E nossos esforços são realidade por um conjunto de fatores e parcerias, como a da Prefeitura aqui, mas também com líderes comunitários, deputados e vereadores”, reforçou a vice-governadora, Izolda Cela.

Histórico - Os primeiros equipamentos implantados contemplavam os municípios de médio e grande porte com maior número de jovens em zona urbana, de acordo com o Censo Demográfico 2010. As Areninhas são compostas de campo society com grama sintética, vestiários com banheiro, acessos pavimentados, calçada com piso intertravado, torres de iluminação, alambrado e rede, bancos de reserva e depósito para materiais esportivos.

Após o lançamento do Projeto Areninhas do Interior, foi lançada a segunda etapa do programa para contemplar municípios com população inferior a 50 mil habitantes. A elaboração dos projetos técnicos de Engenharia e Arquitetura para construção das Areninhas é de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP), órgão vinculado à Secretaria das Cidades (SCidades). A SOP ainda faz o acompanhamento e fiscaliza as obras de cada Areninha construída.

Concluídas as etapas de obra, estes equipamentos esportivos são entregues para gestão de comitês municipais formados pelas prefeituras e representantes das comunidades locais, ao passo que a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) fica a cargo de implementar políticas públicas de incentivo ao esporte e lazer nas Areninhas.

Presentes ao evento - Compareceram ao evento de inauguração o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique, os deputados estaduais Walter Cavalcante e Fernando Hugo, os vereadores Léo Couto, José Freire, Fábio Rubens, PP Cell, Renan Colares, além de lideranças sociais, ex-vereadores e autoridades estaduais e municipais.

  • Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará-Casa Civil.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".