Pular para o conteúdo principal

Instituto produz Acervo Sérvulo Esmeraldo

 Cidadão do mundo, Sérvulo Esmeraldo saiu do Crato, no Cariri cearense, munido de luz, apto a construir seu espaço entre os grandes artistas de sua geração, primeiramente em São Paulo e a partir de 1957, em Paris-França. 

Parte desta trajetória está sendo tratada de forma cirúrgica. Isto é: desde 2019, o Instituto Sérvulo Esmeraldo realiza uma operação minuciosa que ganha o nome de Projeto de Implantação do Acervo Documental de Sérvulo Esmeraldo.

O artista que guardava tudo deixou um arquivo volumoso, estimado em mais de 10 mil documentos gráficos, fotografias, maquetes de esculturas e joias, matrizes de gravura, correspondências, recortes de imprensa, enfim, quilômetros de papeis e de outros suportes de grande utilidade para a pesquisa histórica e a difusão do seu trabalho e da arte contemporânea nacional e internacional.

O trabalho que envolveu uma equipe de profissionais da área de conservação preventiva, que higienizou, inventariou e acondicionou o acervo, agora    em fase de catalogação e digitalização, tem o apoio do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura e da Lei de Incentivo Federal, conta com o patrocínio do:

  • Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
  • Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
  • Companhia de Gás do Ceará (Cegás).
  • EcoFor Ambiental.
  • Marquise Ambiental.

- Trata-se de uma coleção valiosa , que inclui históricos das esculturas públicas em Fortaleza – contendo primeiros estudos, projetos, orçamentos, fotos da construção, notícias na imprensa, maquetes; além de projetos de obras inéditos, estudos, cadernos de desenhos, documentos textuais, correspondências profissionais e pessoais, recortes de imprensa, dossiê da produção em joias, histórico de exposições, enfim, um arsenal de informações incomensuráveis”, explica Dodora Guimarães, presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo e curadora do artista, com quem foi casada por 36 anos.

O Acervo Documental (fotos Gentil Barreira) abrange:

  1. Álbuns de recortes de imprensa (de 1949 aos dias atuais).
  2. Estudos e notas.
  3. Esboços.
  4. Fotografias (filmes revelados, cópias em papel, diapositivos, fotos digitais).
  5. Convites, cartazes e catálogos de exposições do artista (de 1951 até hoje).
  6. Dossiês de exposições individuais e coletivas.
  7. Matrizes e provas de gravuras.
  8. Certificados e diplomas.
  9. Medalhas.
  10. Troféus.
  11. Histórico da produção de joias – incluindo protótipos e ferramentas.
  12. Dossiês da Exposição Internacional de Esculturas Efêmeras (1986 e 1991) e da Exposição de Arte Efêmera (1993), dentre outros.

Esmeraldo (1929-2017) legou a Fortaleza um valioso patrimônio representado em cerca de 40 esculturas públicas ou integradas à arquitetura no espaço urbano da cidade. 

- Embora seja de grande vulto esta contribuição, que por si só já lhe garantiriam uma posição de destaque na cena artística contemporânea, é importante ressaltar e divulgar as diversas expressões que o notabilizaram igualmente, como a gravura que o levou para uma longa permanência na França (de 1957 a 1979), a ilustração, o desenho, a escultura de médio e pequeno formato em aço, madeira, mármore ou acrílico, livro de artista, joia”, ressalta Dodora Guimarães.

- Colecionador de imagens – desde a infância no Crato, em Fortaleza, São Paulo ou Paris – Sérvulo Esmeraldo foi um humanista, um cidadão atento à valorização da cultura e do conhecimento. O acervo documental em questão testemunha estas e outras peculiaridades do artista nascido no Crato, no Cariri cearense, que por força do seu trabalho firmou-se como um dos grandes nomes da arte contemporânea no cenário nacional e internacional”, afirma Dodora Guimarães.

O Projeto de Implantação do Acervo Documental visa justamente, além da organização, preservação e divulgação, sistematizar as informações num banco de dados alocado no site do ISE, ampliando a acessibilidade dessas informações para o público em geral.

Para as novas atividades que se somarão com o Acervo Documental implantado, o Instituto Sérvulo Esmeraldo ampliou sua sede localizada na última residência do artista, em Fortaleza. O projeto assinado pelo escritório Marcus Novais Arquitetura privilegiou o novo Atelier Sérvulo Esmeraldo com luz e amplos espaços, dotando-o de um pátio de esculturas, sala multiuso e reserva técnica dentro dos padrões museológicos.

- Focado na produção brasileira do artista, centrado sobretudo no seu retorno da França, a partir do final dos anos 1970, o nosso Acervo Documental é complementar ao Fundo Sérvulo Esmeraldo existente no Instituto de Arte Contemporânea (IAC), em São Paulo, que contempla o período europeu do artista”, define Dodora Guimarães. 

A conclusão do Projeto está prevista para fevereiro deste ano, com a abertura ao púbico do Atelier Sérvulo Esmerado. Para a curadora, “a iniciativa é exemplar no que representa como respeito à memória viva do artista ­– um pensador dinâmico, corajoso, fascinado pelo conhecimento e a inovação”.

Sobre o Instituto Sérvulo Esmeraldo (ISE): Fundado em 2013 como uma instituição cultural sem fins lucrativos, o ISE preserva a memória do artista ativando o seu legado, em uma construção permanente de pesquisas e conexões, parcerias e intercâmbios, que viabilizem atividades no âmbito da educação patrimonial, da ação educativa e da animação cultural. 

Entre os projetos já desenvolvidos, se destacam o restauro de quatro obras públicas em Fortaleza, a implantação do acervo documental, o Festival Sérvulo Esmeraldo realizado no Crato, que chega à sua terceira edição em 2022, além do planejamento e da promoção de exposições, publicações e edições.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram