Pular para o conteúdo principal

Instituto produz Acervo Sérvulo Esmeraldo

 Cidadão do mundo, Sérvulo Esmeraldo saiu do Crato, no Cariri cearense, munido de luz, apto a construir seu espaço entre os grandes artistas de sua geração, primeiramente em São Paulo e a partir de 1957, em Paris-França. 

Parte desta trajetória está sendo tratada de forma cirúrgica. Isto é: desde 2019, o Instituto Sérvulo Esmeraldo realiza uma operação minuciosa que ganha o nome de Projeto de Implantação do Acervo Documental de Sérvulo Esmeraldo.

O artista que guardava tudo deixou um arquivo volumoso, estimado em mais de 10 mil documentos gráficos, fotografias, maquetes de esculturas e joias, matrizes de gravura, correspondências, recortes de imprensa, enfim, quilômetros de papeis e de outros suportes de grande utilidade para a pesquisa histórica e a difusão do seu trabalho e da arte contemporânea nacional e internacional.

O trabalho que envolveu uma equipe de profissionais da área de conservação preventiva, que higienizou, inventariou e acondicionou o acervo, agora    em fase de catalogação e digitalização, tem o apoio do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura e da Lei de Incentivo Federal, conta com o patrocínio do:

  • Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
  • Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
  • Companhia de Gás do Ceará (Cegás).
  • EcoFor Ambiental.
  • Marquise Ambiental.

- Trata-se de uma coleção valiosa , que inclui históricos das esculturas públicas em Fortaleza – contendo primeiros estudos, projetos, orçamentos, fotos da construção, notícias na imprensa, maquetes; além de projetos de obras inéditos, estudos, cadernos de desenhos, documentos textuais, correspondências profissionais e pessoais, recortes de imprensa, dossiê da produção em joias, histórico de exposições, enfim, um arsenal de informações incomensuráveis”, explica Dodora Guimarães, presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo e curadora do artista, com quem foi casada por 36 anos.

O Acervo Documental (fotos Gentil Barreira) abrange:

  1. Álbuns de recortes de imprensa (de 1949 aos dias atuais).
  2. Estudos e notas.
  3. Esboços.
  4. Fotografias (filmes revelados, cópias em papel, diapositivos, fotos digitais).
  5. Convites, cartazes e catálogos de exposições do artista (de 1951 até hoje).
  6. Dossiês de exposições individuais e coletivas.
  7. Matrizes e provas de gravuras.
  8. Certificados e diplomas.
  9. Medalhas.
  10. Troféus.
  11. Histórico da produção de joias – incluindo protótipos e ferramentas.
  12. Dossiês da Exposição Internacional de Esculturas Efêmeras (1986 e 1991) e da Exposição de Arte Efêmera (1993), dentre outros.

Esmeraldo (1929-2017) legou a Fortaleza um valioso patrimônio representado em cerca de 40 esculturas públicas ou integradas à arquitetura no espaço urbano da cidade. 

- Embora seja de grande vulto esta contribuição, que por si só já lhe garantiriam uma posição de destaque na cena artística contemporânea, é importante ressaltar e divulgar as diversas expressões que o notabilizaram igualmente, como a gravura que o levou para uma longa permanência na França (de 1957 a 1979), a ilustração, o desenho, a escultura de médio e pequeno formato em aço, madeira, mármore ou acrílico, livro de artista, joia”, ressalta Dodora Guimarães.

- Colecionador de imagens – desde a infância no Crato, em Fortaleza, São Paulo ou Paris – Sérvulo Esmeraldo foi um humanista, um cidadão atento à valorização da cultura e do conhecimento. O acervo documental em questão testemunha estas e outras peculiaridades do artista nascido no Crato, no Cariri cearense, que por força do seu trabalho firmou-se como um dos grandes nomes da arte contemporânea no cenário nacional e internacional”, afirma Dodora Guimarães.

O Projeto de Implantação do Acervo Documental visa justamente, além da organização, preservação e divulgação, sistematizar as informações num banco de dados alocado no site do ISE, ampliando a acessibilidade dessas informações para o público em geral.

Para as novas atividades que se somarão com o Acervo Documental implantado, o Instituto Sérvulo Esmeraldo ampliou sua sede localizada na última residência do artista, em Fortaleza. O projeto assinado pelo escritório Marcus Novais Arquitetura privilegiou o novo Atelier Sérvulo Esmeraldo com luz e amplos espaços, dotando-o de um pátio de esculturas, sala multiuso e reserva técnica dentro dos padrões museológicos.

- Focado na produção brasileira do artista, centrado sobretudo no seu retorno da França, a partir do final dos anos 1970, o nosso Acervo Documental é complementar ao Fundo Sérvulo Esmeraldo existente no Instituto de Arte Contemporânea (IAC), em São Paulo, que contempla o período europeu do artista”, define Dodora Guimarães. 

A conclusão do Projeto está prevista para fevereiro deste ano, com a abertura ao púbico do Atelier Sérvulo Esmerado. Para a curadora, “a iniciativa é exemplar no que representa como respeito à memória viva do artista ­– um pensador dinâmico, corajoso, fascinado pelo conhecimento e a inovação”.

Sobre o Instituto Sérvulo Esmeraldo (ISE): Fundado em 2013 como uma instituição cultural sem fins lucrativos, o ISE preserva a memória do artista ativando o seu legado, em uma construção permanente de pesquisas e conexões, parcerias e intercâmbios, que viabilizem atividades no âmbito da educação patrimonial, da ação educativa e da animação cultural. 

Entre os projetos já desenvolvidos, se destacam o restauro de quatro obras públicas em Fortaleza, a implantação do acervo documental, o Festival Sérvulo Esmeraldo realizado no Crato, que chega à sua terceira edição em 2022, além do planejamento e da promoção de exposições, publicações e edições.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".