Pular para o conteúdo principal

Fortaleza teve cólera-morbus em 1862

 O Arquivo Nirez para 5 de abril na História do Ceará:

  • 1862 - Declara-se o cólera-morbus em Fortaleza, de onde se propaga para o Maranguape e Pacatuba. Veio da Paraíba entrando no Ceará pelo Icó.
  • 1866 - Bênção do Cemitério de São João Batista, construído no local conhecido por Tijubana, que substituiu o Cemitério de São Casemiro.
  • 1891 - Publica-se, em Fortaleza, o primeiro número de O Combate, jornal do Partido Operário, que tem como redatores o cirurgião dentista Aderson Ferro e o capitão Antônio Duarte Bezerra. Tinha redação na Rua Senador Pompeu, 8 (antigo). Saía três vezes na semana.
  • 1914 - Nasce a Associação dos Merceeiros, entidade de classe fundada por 14 modestos merceeiros, em um pequeno prédio da Rua Floriano Peixoto, tendo em sua primeira diretoria: Presidente - Francisco Menezes Ramos; Secretário - Rabino Façanha de Oliveira; Tesoureiro - Luís Albuquerque.
  • 1916 - O 1º tenente Pedro Augusto Bittencourt, que vinha respondendo interinamente pela Capitania dos Portos do Ceará, entrega o cargo ao novo titular, capitão de corveta Américo de Azevedo Marques.
  • 1924 - Começa a circular A Revista, periódico de Elias Malmann e Mílton Firmeza.
  • 1924 - A Rede de Viação Cearense-RVC deixa de ser subordinada ao IFOCS e volta à jurisdição do Ministério da Viação, em virtude do Aviso 150G.
  • 1934 - No Clube Iracema, no Palacete Ceará, toma posse a primeira diretoria do Clube de Engenharia do Ceará, tendo na Presidência Luís Vieira e na vice-presidência Alberto Façanha de Sá (Alberto Sá).
  • 1936 - Domingo, são inaugurados a capela e o Cemitério do Barro Vermelho, hoje Cemitério de Antônio Bezerra, com a presença do prefeito Álvaro Nunes Weyne e do interventor Francisco de Menezes Pimentel.
  • 1936 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), mais três membros: José Valdo Ribeiro Ramos, Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos) e Clodoaldo Pinto de Mesquita, com saudação feita por Djacir de Lima Menezes (Djacir Menezes).
  • 1940 - Às 16 horas toma posse no cargo de Diretor Geral do Departamento de Saúde Pública Estadual o médico Joaquim Eduardo de Alencar.
  • 1941 - Fundada em Fortaleza a Associação Atlética do Banco do Brasil-AABB. Hoje fica na Avenida Barão de Studart, no Dionísio Torres.
  • 1951 - Aberto o VII Salão de Abril, mais uma vez patrocinado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas- SCAP, na época dirigida pelo engenheiro Paulo Pamplona. Realizou-se no hall do Cine Majestic.
  • 1957 - Desaba, em Antônio Bezerra, o recém construído ambulatório do Patronato da Sagrada Família.
  • 1959 - Assassinado, na Sorveteria Toni’s, na Praia de Iracema, o jovem Vicente de Castro Neto, pelo bancário Joaquim Romero de Frias.
  • 1960 - O motorista pernambucano de São José do Egito, Benedito Almeida funda, na cidade de Pacajus, a Empresa São Benedito, de ônibus que fazem a linha Pacajus-Fortaleza. Antes era um só caminhão misto que fazia a linha Pascoal-Fortaleza, via Itaipaba. Em 1971 a empresa passa a ter mais um sócio, a esposa de Benedito, Lindalva Almeida, passando a firma para Empresa São Benedito Ltda.
  • 1962 - Morre, em Fortaleza, o professor Hildebrando Pompeu Pinto Acioli (Hildebrando Acioli), fundador da Faculdade de Direito do Ceará. Nascera em Fortaleza, ema 25 de junho de 1888.
  • 1966 - Às 20 horas assume a presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, o jornalista Antônio de Pádua Campos.
  • 1967 - Morre, em Fortaleza, o gráfico e jornalista de esquerda João Batista da Páscoa, que fundou vários jornais no interior do Estado.
  • 1968 - Toma posse na presidência do Sindicato dos Jornalistas, o profissional Juarez Furtado Timóteo.
  • 1968 - Repercute, em todo o País, e como não poderia deixar de ser, em Fortaleza, a notícia da morte, aos 75 anos de idade, do jornalista e empresário Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, diretor dos Diários e Emissoras Associados do Brasil. Era paraibano.
  • 1976 - Em Fortaleza a atriz cearense de fama mundial, Florinda Soares Bulcão (Florinda Bolkan).
  • 1978 - Nomeado prefeito de Fortaleza o engenheiro Luís Gonzaga Nogueira Marques.
  • 1981 - Morre, aos 78 anos de idade, o médico sanitarista e também tisiologista Augusto Hiram Correia Lima, cearense de Fortaleza.
  • 1999 - O Instituto do Câncer do Ceará inicia suas atividades mesmo antes de sua inauguração. Sua construção foi iniciada em janeiro de 
  • 1996 e o prédio ficou concluído em junho de 1998. Não iniciou imediatamente suas atividades, pela falta de equipamentos.
  • 2002 - O vice-governador Benedito Clayton Veras Alcântara (Beni Veras) assume em definitivo o Governo do Estado do Ceará em solenidade que acontece no Cambeba (gabinete do governador), após o governador Tasso Ribeiro Jereissati, do PSDB, confirmar sua renúncia ao cargo para ser candidato ao Senado, nas eleições deste ano.
  • 2010 - O desembargador fortalezense Raul Araújo Filho é nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça-STJ, que passa a contar com três cearenses no seu quadro. Lá já estavam o presidente, Francisco César Asfor Rocha e Napoleão Nunes Maia.
  • 2012 - Falece, à tarde, aos 68 anos de idade, vítima de parada cardíaca, no Hospital São Carlos, onde estava internado por problemas no coração, o professor de português Itamar Filgueiras. Fazia parte da Academia Lavrense de Letras, ocupando a cadeira de número 5. Itamar começou como professor em 1966 e desde então não parou de lecionar. O professor fundou o Espaço Cultural Professor Itamar Filgueiras, onde deu aulas por 20 anos. Era cearense de Lavras da Mangabeira nascido em 16 de maio de 1944.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393