Pular para o conteúdo principal

Sarto destaca ações em Saúde e Segurança no Trânsito

 

No segundo dia de reunião com o secretariado, no Cuca do Pici (foto Rodrigo Cavalcante), nesta quinta-feira (21 de abril de 2022), o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) destacou o avanço da imunização contra a Covid-19, com mais de 5,7 milhões de doses aplicadas, entre primeira, segunda, terceira e quarta doses. Sarto anunciou ainda que, em breve, entregará o Gonzaguinha do José Walter e reforçou compromisso com o mutirão de cirurgias eletivas, que deve ser lançado no mês de maio.

- Só pudemos nos reunir dessa maneira aqui hoje por conta do alto índice de vacinação. Com o arrefecimento da pandemia, nossa ideia é tornar essas reuniões mais frequentes, pragmáticas e objetivas, observando as críticas e as sugestões para sairmos com novas ideias e estimulados para transformar os desafios em conquistas", ressaltou o prefeito ao início dos trabalhos.

A Reunião do Secretariado objetiva o compartilhamento de balanços de projetos e políticas públicas das pastas municipais, definição de prioridades e sistematização de ações e novos projetos para Fortaleza.

Durante a Reunião, o prefeito Sarto celebrou o trabalho do Secretariado, apontando o avanço em políticas intersetoriais para Fortaleza.

- Parabenizo todo o Secretariado pelo trabalho realizado, apresentando ideias e prestando contas das suas pastas. Estamos conscientes do desafio que é gerir Fortaleza na parte de saúde, mobilidade, inovação e em outras áreas. Esse é um momento muito bom para pensarmos a nossa cidadede maneira integrada", comentou.

Saúde-Ana Estela Leite, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), celebrou o alto volume de vacinação contra a Covid-19 na capital. A secretária frisou ainda que Fortaleza conta hoje com 190 equipamentos de saúde geridos pela Prefeitura, sendo que 27 destes funcionando 24 horas por dia.

Na parte da atenção básica de saúde, Ana Estela anunciou que Fortaleza conta com maior cobertura entre as capitais do Nordeste, com capacidade para atender 81% da população geral.

A secretária destacou ainda que, com o quadro epidemiológico mais favorável, o principal esforço da SMS será a realização de um mutirão da saúde básica e de cirurgias eletivas, visando atender demandas que ficaram reprimidas durante a pandemia.

Esporte e Lazer-Ozires Pontes, secretário municipal de Esporte e Lazer (Secel), comentou que o estádio Presidente Vargas (PV) está passando obras de requalificação, recebendo a uniformização do gramado e reestruturação de áreas internas e externas. Já o ginásio Paulo Sarasate está recebendo obras de acessibilidade.

O secretário continuou destacando os programas sociais como o Atleta Cidadão, maior projeto de esportes da Prefeitura, que atinge mais de 9 mil jovens em 150 localidades de Fortaleza.

Além do Atleta Cidadão, a Prefeitura promove os programas Bolsa Esporte, para financiamento de atletas, e Esporte sem Limites, que visa promover bem-estar e cidadania para atletas paralímpicos.

Ozires Pontes anunciou que a pasta estuda a implantação de mais três programas: o Longevidade, que visa promover a prática de esportes e atividades lúdicas para adultos e idosos; o Virando o Jogo, programa de acompanhamento e promoção de esportes para egressos do sistema prisional e de centros socioeducativos; e a extensão da CopArena para categorias de base, atendendo crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos.

Mobilidade Urbana-Na área da mobilidade urbana, Antônio Silva, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), e David Cavalcante, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), celebraram as melhorias no trânsito da Capital e anunciaram a ampliação de políticas públicas.

Antônio Silva compartilhou que Fortaleza está no sétimo ano consecutivo de redução de acidentes de trânsito com vítimas fatais. Apenas entre 2020 e 2021, a Capital reduziu o índice em 4,7%. O titular da AMC, destacou ainda que a pasta irá ampliar os programas de pilotagem segura para motociclista e ciclistas, além de promover duas vezes por mês o curso de educação permanente no trânsito.

David Cavalcante apontou que, em 2021, foram criadas cinco novas rotas de transporte coletivo na capital. O titular da Etufor compartilhou que planeja trocar todos os pontos de embarque de concreto para pontos metálicos até o final de 2023, e que 90 novos ônibus estão previstos para entrega até o início do segundo semestre de 2022.

Gestão-Christina Machado, secretaria-chefe da Controladoria Geral do Município (CGM), anunciou a integração dos sistemas de contrato e o Diário Oficial do Município, além da integração dos sistemas de ouvidoria. Já Marcelo Pinheiro, titular da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), anunciou a ampliação do Fortaleza Digital, com o objetivo de unificar mais de 200 serviços realizados pela Prefeitura em uma única plataforma.

No primeiro dia da Reunião do Secretariado, a atual gestão apresentou que já concluiu 34% do Plano de Governo. Além disso, o prefeito José Sarto anunciou o programa Prefeitura Itinerante, que visa o acompanhamento localizado de demandas nos bairros dA Capital. O Fortaleza Itinerante está previsto para iniciar no mês de maio, sendo realizado em conjunto com as regionais e secretarias municipais.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre jornalista Ingrid Azevedo

- Com grande pesar, a Prefeitura de Paço do Lumiar (MA) comunica o falecimento, nesta quinta-feira (21 de abril de 2022), da jornalista Ingrid Louize Oliveira de Azevedo, de 28 anos, servidora vinculada à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paço do Lumiar. Mesmo jovem, Ingrid deixa um grande exemplo pelo zelo e dedicação em seu trabalho no serviço público e pelo seu afeto e carinho pelo filho Júlio Azevedo dos Santos, de apenas um ano de idade. A Prefeitura de Paço do Lumiar se solidariza com todos os familiares e amigos e desejamos força e fé diante desta perda irreparável".

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre jornalista Ingrid Azevedo

- Com grande pesar, a Prefeitura de Paço do Lumiar (MA) comunica o falecimento, nesta quinta-feira (21 de abril de 2022), da jornalista Ingrid Louize Oliveira de Azevedo, de 28 anos, servidora vinculada à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paço do Lumiar. Mesmo jovem, Ingrid deixa um grande exemplo pelo zelo e dedicação em seu trabalho no serviço público e pelo seu afeto e carinho pelo filho Júlio Azevedo dos Santos, de apenas um ano de idade. A Prefeitura de Paço do Lumiar se solidariza com todos os familiares e amigos e desejamos força e fé diante desta perda irreparável".

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram