Pular para o conteúdo principal

64 anos do Hino de Fortaleza

Eis o Arquivo Nirez pata 31 de maio na História de Fortaleza:

  • 1884 - O Presidente da Província, Manuel Sátiro de Oliveira Dias passa o Governo para o vice-presidente, comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli.
  • 1925 - Sai, em Fortaleza, o 1º número da revista "A Razão", católica, dirigida por J. J. de Sá Leitão e redatoriada por Rubens Macedo e A. Gondim.
  • 1940 - Morre, em Fortaleza, o comerciante Francisco Perez de Holanda, ex-presidente da Junta Comercial e ex-deputado estadual.
  • 1947 - São registrados no Cartório Carloto Pergentino Maia os Estatutos do Nacional Atlético Clube.
  • 1947 - Iniciado em Fortaleza o Congresso de Cantadores do Nordeste.
  • 1952 - Toma posse a nova diretoria da Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Estado do Ceará-Apcdec, às 20 horas, na Sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), na Rua Senador Pompeu, 1.098, formada por: Presidente - Francisco Afrânio de Lima Peixoto (Afrânio Peixoto); Vice-presidente - Antônio Pontes Tavares; 1º Secretário - Thiago Otacílio de Alfeu; 2º secretário - J. Arabá Matos; Tesoureiro - Luís Carlos Aguiar; adjunto-tesoureiro - Aliatar Bezerra; procurador - Aécio de Borba Vasconcelos; diretor de propaganda - Hamilton Holanda; Conselho Fiscal - Presidente - Aécio de Menezes; Secretário - Orlando Ramalho Barros; Relator - Eduardo Guilherme; Comissão Permanente de Defesa e União da Classe - Presidente José Carlos de Araújo; Iran Benevides e Wildo Celestino, membros.
  • 1957 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de corveta José Joaquim Gomes Fontenele, pela segunda vez, recebendo-o das mãos de Luís Figueira Machado, do mesmo posto.

  • 1958 - Oficializado, pela Lei 1.269, o Hino de Fortaleza, de autoria do escritor Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Letra) e do professor Antônio Gondim de Lima (Música).
  • 1960 - Publicada no Diário Oficial do Município 1.915, a Lei 1.526 do dia 19, concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao então presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, mensagem do prefeito Manuel Cordeiro Neto.
  • 1966 - Morre, no Rio de Janeiro, vítima de Câncer, aos 59 anos de idade, onde se encontrava para tratamento de saúde, o bacharel em direito e médico psiquiatra Lauro Vieira Chaves, cearense de Maranguape nascido a 21 de janeiro de 1907. Quando faleceu era diretor do Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo. Foi prefeito de Cascavel em 1932. Há uma rua com seu nome, em Fortaleza, atravessando a Vila União e Aeroporto.
  • 1973 - O Palace Hotel, que viveu áureos tempos nas duas últimas décadas, chega a final melancólico. Depois de atravessar inúmeras dificuldades, vendendo inclusive utensílios de serviço para indenizar seus funcionários, tem seu prédio de três pavimentos leiloado para saldar dívidas com a Prefeitura de Fortaleza. É posto em praça com bem penhorado à Imobiliária José Gentil S.A., na ação executiva que lhe move o município.
  • 1973 - A Assembleia outorga o título de Cidadão Cearense ao hoteleiro Pedro Lazar. O homenageado é saudado pelo deputado arenista Walter de Sá Cavalcante, autor do Projeto.
  • 1974 - Pelo Ato 4.368 da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF é criado o Centro Educacional Prefeito Vicente Fialho, funcionando em prédio na Rua Irmã Bazet, 193, nas Damas.
  • 1976 - Inaugura-se o Colonial Praia Hotel, na Rua Barão de Aracati, 145, em prédio projetado pelo arquiteto Roberto Burle Marx.
  • 1979 - Publicado o Diário Oficial do Município 6665, que traz a Lei 5156, de 25 de maio de 1979, conferindo o Título Honorário de Cidadão de Fortaleza ao empresário Moisés Santiago Pimentel (Moisés Pimentel), oriundo de Independência, proposição do vereador Eurico Matias.
  • 1980 - A Miss Ceará 1980, é a senhorita Maria das Dores Neves Feitosa, representante da Associação Atlética do Banco do Estado do Ceará-AABEC. Foi a última Miss Ceará do concurso promovido pelos Diários Associados, em festa realizada no BNB Clube.
  • 1983 - Circula em Fortaleza o primeiro número do "Jornal do Ceará", jornal oficial do Governo do Estado, mais precisamente da Secretaria de Comunicação Social. O editor é Assis Tavares; secretários, José Francisco Luz e Augusto Brandão; layout de Francisco França Filho; diagramação de Vicente Mota; e arte final de Edson Vale e Joaquim Bandeira. Era impresso na Imprensa Oficial do Estado-IOCE.
  • 1990 - Morre em Fortaleza, aos 95 anos de idade, o comerciante e ex-deputado estadual Raimundo Elísio Frota Aguiar (Elísio Aguiar), cearense de Coreaú nascido em 21 de outubro de 1894. Ocupou a função de diretor do Bando Estado do Ceará-BEC.
  • 1990 - Falece, aos 81 anos de idade, em Fortaleza, o advogado Expedito Maia da Costa, ex-vereador e ex-deputado estadual, ex-diretor da Imprensa Oficial. Era natural de Limoeiro do Norte, nascido a 31 de março de 1909.
  • 1994 - Morre, aos 76 anos de idade, o médico e professor Newton Teófilo Gonçalves, membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera em 17 de setembro de 1917 em Fortaleza.
  • 1995 - Falece, no Rio de Janeiro, o armador, empresário e ex-deputado estadual, Manuel Martins de Lima, nascido em Areia Branca-RN.
  • 1995 - Reinaugura-se, após reconstrução da torre que desabou e completa reforma, o novo Estoril, agora de concreto armado e não mais de taipa, como era anteriormente, na Rua dos Tabajaras, 397, na Praia de Iracema.
  • 1996 - Assassinada a empresária Macarrillas Pereira Monteiro, com um tiro de revólver na cabeça, na Praça Castro Carreira (da Estação). Crime que ficou impune.
  • 1999 - Inaugurado, na Barra do Ceará, o monumento que marca o local onde desembarcou Martim Soares Moreno em 1612, projeto do arquiteto Francisco Augusto Sales Veloso. A localização exata foi determinada pelo Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). A iniciativa foi do Colégio Militar na comemoração de seus 80 anos e 500 anos do descobrimento do Brasil.
  • 2002 - Morrem oito bebês na Unidade III-B, da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-Meac por infecção hospitalar.
  • 2004 - O delegado de Polícia Civil, Jonatas Chagas Ferreira (Jonatas Ferreira), morre, aos 54 anos de idade, após ter dado entrada na noite do dia 29 no hospital da Unimed com uma forte crise no pâncreas. Jonatas Ferreira era delegado há 21 anos e estava lotado na Delegacia Metropolitana de Maranguape. O corpo do é sepultado na manhã do dia 1º, no Cemitério Parque da Paz.
  • 2008 - Atropelado, às 11h30, por uma motocicleta, na Rua General Sampaio, próximo a sua residência, no Centro da Capital, o escritor José Alcides Pinto que fazia uma de suas andanças rotineiras pelo bairro. É levado ao Instituto Doutor José Frota-IJF. No hospital, é atendido pelo médico Almir Gomes, membro da Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores-Sobrames. Alcides sofreu ferimentos graves, com ruptura de órgãos vitais e traumatismo craniano.
  • 2010 - Morre, aos 92 anos de idade, o empresário José Terceiro Falanga. Foi radioamador com o prefixo PY7VEI. Nascera a 14 de março de 1918.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a