Pular para o conteúdo principal

64 anos do Hino de Fortaleza

Eis o Arquivo Nirez pata 31 de maio na História de Fortaleza:

  • 1884 - O Presidente da Província, Manuel Sátiro de Oliveira Dias passa o Governo para o vice-presidente, comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli.
  • 1925 - Sai, em Fortaleza, o 1º número da revista "A Razão", católica, dirigida por J. J. de Sá Leitão e redatoriada por Rubens Macedo e A. Gondim.
  • 1940 - Morre, em Fortaleza, o comerciante Francisco Perez de Holanda, ex-presidente da Junta Comercial e ex-deputado estadual.
  • 1947 - São registrados no Cartório Carloto Pergentino Maia os Estatutos do Nacional Atlético Clube.
  • 1947 - Iniciado em Fortaleza o Congresso de Cantadores do Nordeste.
  • 1952 - Toma posse a nova diretoria da Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Estado do Ceará-Apcdec, às 20 horas, na Sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), na Rua Senador Pompeu, 1.098, formada por: Presidente - Francisco Afrânio de Lima Peixoto (Afrânio Peixoto); Vice-presidente - Antônio Pontes Tavares; 1º Secretário - Thiago Otacílio de Alfeu; 2º secretário - J. Arabá Matos; Tesoureiro - Luís Carlos Aguiar; adjunto-tesoureiro - Aliatar Bezerra; procurador - Aécio de Borba Vasconcelos; diretor de propaganda - Hamilton Holanda; Conselho Fiscal - Presidente - Aécio de Menezes; Secretário - Orlando Ramalho Barros; Relator - Eduardo Guilherme; Comissão Permanente de Defesa e União da Classe - Presidente José Carlos de Araújo; Iran Benevides e Wildo Celestino, membros.
  • 1957 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de corveta José Joaquim Gomes Fontenele, pela segunda vez, recebendo-o das mãos de Luís Figueira Machado, do mesmo posto.

  • 1958 - Oficializado, pela Lei 1.269, o Hino de Fortaleza, de autoria do escritor Gustavo Adolfo Luís Guilherme Dodt da Cunha Barroso (Letra) e do professor Antônio Gondim de Lima (Música).
  • 1960 - Publicada no Diário Oficial do Município 1.915, a Lei 1.526 do dia 19, concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao então presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, mensagem do prefeito Manuel Cordeiro Neto.
  • 1966 - Morre, no Rio de Janeiro, vítima de Câncer, aos 59 anos de idade, onde se encontrava para tratamento de saúde, o bacharel em direito e médico psiquiatra Lauro Vieira Chaves, cearense de Maranguape nascido a 21 de janeiro de 1907. Quando faleceu era diretor do Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo. Foi prefeito de Cascavel em 1932. Há uma rua com seu nome, em Fortaleza, atravessando a Vila União e Aeroporto.
  • 1973 - O Palace Hotel, que viveu áureos tempos nas duas últimas décadas, chega a final melancólico. Depois de atravessar inúmeras dificuldades, vendendo inclusive utensílios de serviço para indenizar seus funcionários, tem seu prédio de três pavimentos leiloado para saldar dívidas com a Prefeitura de Fortaleza. É posto em praça com bem penhorado à Imobiliária José Gentil S.A., na ação executiva que lhe move o município.
  • 1973 - A Assembleia outorga o título de Cidadão Cearense ao hoteleiro Pedro Lazar. O homenageado é saudado pelo deputado arenista Walter de Sá Cavalcante, autor do Projeto.
  • 1974 - Pelo Ato 4.368 da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF é criado o Centro Educacional Prefeito Vicente Fialho, funcionando em prédio na Rua Irmã Bazet, 193, nas Damas.
  • 1976 - Inaugura-se o Colonial Praia Hotel, na Rua Barão de Aracati, 145, em prédio projetado pelo arquiteto Roberto Burle Marx.
  • 1979 - Publicado o Diário Oficial do Município 6665, que traz a Lei 5156, de 25 de maio de 1979, conferindo o Título Honorário de Cidadão de Fortaleza ao empresário Moisés Santiago Pimentel (Moisés Pimentel), oriundo de Independência, proposição do vereador Eurico Matias.
  • 1980 - A Miss Ceará 1980, é a senhorita Maria das Dores Neves Feitosa, representante da Associação Atlética do Banco do Estado do Ceará-AABEC. Foi a última Miss Ceará do concurso promovido pelos Diários Associados, em festa realizada no BNB Clube.
  • 1983 - Circula em Fortaleza o primeiro número do "Jornal do Ceará", jornal oficial do Governo do Estado, mais precisamente da Secretaria de Comunicação Social. O editor é Assis Tavares; secretários, José Francisco Luz e Augusto Brandão; layout de Francisco França Filho; diagramação de Vicente Mota; e arte final de Edson Vale e Joaquim Bandeira. Era impresso na Imprensa Oficial do Estado-IOCE.
  • 1990 - Morre em Fortaleza, aos 95 anos de idade, o comerciante e ex-deputado estadual Raimundo Elísio Frota Aguiar (Elísio Aguiar), cearense de Coreaú nascido em 21 de outubro de 1894. Ocupou a função de diretor do Bando Estado do Ceará-BEC.
  • 1990 - Falece, aos 81 anos de idade, em Fortaleza, o advogado Expedito Maia da Costa, ex-vereador e ex-deputado estadual, ex-diretor da Imprensa Oficial. Era natural de Limoeiro do Norte, nascido a 31 de março de 1909.
  • 1994 - Morre, aos 76 anos de idade, o médico e professor Newton Teófilo Gonçalves, membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera em 17 de setembro de 1917 em Fortaleza.
  • 1995 - Falece, no Rio de Janeiro, o armador, empresário e ex-deputado estadual, Manuel Martins de Lima, nascido em Areia Branca-RN.
  • 1995 - Reinaugura-se, após reconstrução da torre que desabou e completa reforma, o novo Estoril, agora de concreto armado e não mais de taipa, como era anteriormente, na Rua dos Tabajaras, 397, na Praia de Iracema.
  • 1996 - Assassinada a empresária Macarrillas Pereira Monteiro, com um tiro de revólver na cabeça, na Praça Castro Carreira (da Estação). Crime que ficou impune.
  • 1999 - Inaugurado, na Barra do Ceará, o monumento que marca o local onde desembarcou Martim Soares Moreno em 1612, projeto do arquiteto Francisco Augusto Sales Veloso. A localização exata foi determinada pelo Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). A iniciativa foi do Colégio Militar na comemoração de seus 80 anos e 500 anos do descobrimento do Brasil.
  • 2002 - Morrem oito bebês na Unidade III-B, da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-Meac por infecção hospitalar.
  • 2004 - O delegado de Polícia Civil, Jonatas Chagas Ferreira (Jonatas Ferreira), morre, aos 54 anos de idade, após ter dado entrada na noite do dia 29 no hospital da Unimed com uma forte crise no pâncreas. Jonatas Ferreira era delegado há 21 anos e estava lotado na Delegacia Metropolitana de Maranguape. O corpo do é sepultado na manhã do dia 1º, no Cemitério Parque da Paz.
  • 2008 - Atropelado, às 11h30, por uma motocicleta, na Rua General Sampaio, próximo a sua residência, no Centro da Capital, o escritor José Alcides Pinto que fazia uma de suas andanças rotineiras pelo bairro. É levado ao Instituto Doutor José Frota-IJF. No hospital, é atendido pelo médico Almir Gomes, membro da Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores-Sobrames. Alcides sofreu ferimentos graves, com ruptura de órgãos vitais e traumatismo craniano.
  • 2010 - Morre, aos 92 anos de idade, o empresário José Terceiro Falanga. Foi radioamador com o prefixo PY7VEI. Nascera a 14 de março de 1918.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.