Pular para o conteúdo principal



Jucec completa 146 anos

Uma das instituições públicas mais antigas do Estado, Junta Comercial do Ceará (Jucec) virtualiza serviços e alcança recorde de abertura de empresas, com 109.995 registros mercantis em 2021

Criadas ainda no período imperial, as Juntas Comerciais brasileiras foram instituídas em 1876, após decreto assinado pela Princesa Isabel para organizar as “Juntas e Inspectorias Commerciaes” nas províncias. Em 9 de maio de 2022, a Junta Comercial do Estado do Ceará comemora 146 anos de existência e consolida a virtualização de serviços como forma de oferecer eficiência no serviço público.

Desde sua fundação, estas instituições cumprem a função de realizar o registro público de empresas mercantis, serviço que passou a ser normatizado pela lei federal Nº 8.934 no ano de 1994.

Além do papel de formalizar a constituição, alteração, dissolução e extinção de empresas, as Juntas Comerciais concedem a matrícula de leiloeiros, tradutores públicos, intérpretes comerciais, entre outros ofícios tradicionais.

Apesar de centenárias, as instituições têm assumido a liderança na modernização do ambiente de negócios do País. Ao tornar a abertura de empresas cada vez mais célere, com tramitação inteiramente online dos registros mercantis, as Juntas contribuem com a atração de investimentos.

Segundo o historiador Geraldo da Silva Nobre, em seu livro Processo de Industrialização do Ceará, a Junta cearense nasceu com o nome de Junta Comercial da Praça da Cidade de Fortaleza e sua instalação deu-se em 9 de maio de 1877.

A instituição iniciou suas atividades no prédio do Tribunal da Relação, sua segunda sede foi no Palácio Guarani, localizado entre as Ruas Barão do Rio Branco e Senador Alencar, e funcionou posteriormente no Palácio do Comércio.

Em março de 1985, a Jucec passou a ter sede própria, localizada na Rua 25 de Março, onde permaneceu por trinta e seis anos. Atualmente conta com 86 colaboradores e está integrada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, localizada no Centro de Eventos do Ceará.
Integrar e simplificar

Desde que entrou em vigor a Lei 11.598/2007, que determina a simplificação no processo de registro mercantil, o Ceará vem desenvolvendo estratégias que reduzem o tempo de espera para abertura de empresas e as etapas de formalização.

Até a década de 1990, o registro empresarial era solicitado apenas com documentação física e necessitava de aprovação e tramitação em diversos setores.

Nesta época, um empreendedor poderia esperar até noventa dias para conseguir toda a documentação necessária, desde o registro mercantil emitido pela Jucec, até a inscrição tributária e os licenciamentos requisitados por outros órgãos para a regularizar seu negócio.

Em 2018, foi iniciado o Programa Empresa Simples, programa de simplificação do registro e formalização de empresas no Ceará, que possibilitou o registro de empresas pela internet por meio do Portal de Serviços do Integrador Estadual, administrado pela Junta Comercial.

Com a evolução tecnológica, o processo de abertura de empresas passou a ser digital, com entrada única de dados e documentos, o que reduziu progressivamente custos e burocracia.

Inovações como o registro automático e assinatura eletrônica de documentos possibilitaram resultados expressivos, como aumento do número de abertura de empresas de 15.521 em 2017, para 109.995 em 2021 no Ceará.

Após quinze anos de atuação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), as Juntas Comerciais passaram a liderar todo processo de Registro, Formalização e Licenciamento de empresas, orientando e mobilizando diversos órgãos municipais, estaduais e federais.

Desde 2020, a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) preside o Projeto Empreendedor Digital, convênio nacional destinado a impulsionar o ambiente de negócios nos estados.

O Projeto reúne, atualmente, nove juntas comerciais do Brasil (AC, AM AP, CE, DF, MS, MS, RR e RS) com a finalidade de desenvolver e operacionalizar o Sistema de Registro Mercantil, criado para padronizar e simplificar o registro e legalização de empresas por meio digital.

A mais recente simplificação, lançada em abril de 2022 no Ceará, foi a plataforma Empresa Mais Simples. O sistema de atendimento em balcão único online visa desburocratizar e desonerar a constituição de empresas de baixo risco, aquelas cujos serviços não oferecem risco ambiental, sanitário e urbano de grande impacto.
De estagiária a primeira presidente

A advogada e servidora pública Carolina Price Monteiro iniciou sua carreira na Junta Comercial do Estado do Ceará como estagiária e, desde 2016, preside a autarquia.

Precedida por 22 presidentes homens, ela é a primeira mulher na lista de gestores do órgão de registro mercantil no Ceará. Também está à frente do Programa Empreendedor Digital, exercendo a liderança no convênio nacional entre Juntas Comerciais de nove estados.

Em sua gestão foi iniciada a transformação digital na Jucec, que anualmente registra crescimento nos índices de constituição de novos empreendimentos. A presidente defende o papel das juntas comerciais como agentes de desenvolvimento econômico e busca a articulação com os demais órgãos de registro e legalização empresarial para simplificação de processos.

- As Juntas Comerciais antes eram órgãos apenas cartoriais e hoje são um agentes de desenvolvimento econômico, porque dialogam com todos os órgãos públicos e com a classe contábil. É um trabalho que ficamos muito honrados em desenvolver. Em 2016, no Ceará, o empreendedor levava, em média, 145 dias para abrir uma empresa, com o Balcão Único já temos a meta de abrir uma empresa em cinco minutos, foi uma revolução esse trabalho todo. Não há como falar em atração de investimentos e desenvolvimento econômico sem falar em ambiente de negócios”, afirma a presidente.

Linha do tempo
  • 9 de maio de 1877-A Junta cearense nasceu com o nome de Junta Comercial da Praça da Cidade de Fortaleza e sua instalação deu-se em 9 de maio de 1877. A instituição iniciou suas atividades no prédio do Tribunal da Relação
  • Março de 1985-Jucec passou a ter sede própria, localizada na Rua 25 de Março, onde permaneceu por trinta e seis anos
  • Até 1990-Tramitação em documentação física para obtenção do Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE). Tempo de aprovação de empresas chegava a 90 dias
  • 2007-Lei 11598 institui a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) .Juntas comerciais transformam sua forma e atuação e passam a ser, além do órgão de registro, um integrador que fornece sistemas que unificam órgãos estaduais e municipais
  • 2017-Sistema de Registro Mercantil (SRM) entra em operação no Ceará. Juntas comerciais passaram a eliminar a tramitação por papel com o registro digital. Nesse ano, foram registradas 15.521 novas empresas.
  • 2018-Em 2018, foi iniciado o Programa Empresa Simples, programa de simplificação do registro e formalização de empresas no Ceará, que possibilitou o registro de empresas pela internet por meio do Portal de Serviços do Integrador Estadual, administrado pela Junta Comercial.
  • 2019-É instituída a Lei de Liberdade Econômica. Jucec implanta serviço de registro automático para empresários individuais e sociedades limitadas. Tempo de aprovação de registro mercantil é reduzido para cinco minutos
  • 2020 Junta Comercial do Estado do Ceará passa a presidir o comitê do Projeto Empreendedor Digital
  • 2021-Sistema de assinatura eletrônica de documentos é disponibilizado no Ceará
  • 2022-É lançado o Empresa Mais Simples, sistema que integra órgãos de registro e licenciamento para abertura de empresas de baixo risco.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...