Pular para o conteúdo principal



Volta do DFB Presencial celebra título de Cidade Criativa do Design

Após dois anos de realização online do evento, o DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina, retoma sua forma presencial e híbrida nas areias do Aterro da Praia de Iracema de quarta-feira (25) a sábado (28 de maio).

De acordo com Cláudio Silveira, idealizador do evento, o festival carrega o tema “Ocupe seu espaço” com um olhar 360°, para retratar o Brasil de diversos horizontes.

Para além da moda e de forma multicultural, o público confere programações voltadas para a Cultura, Economia, Formação, Indústria, Gastronomia e Turismo.

Reforçando o compromisso com a criatividade e Economia Criativa, o DFB ressalta o título de Fortaleza como Cidade Criativa do Design pela Unesco. 


O reconhecimento ocorreu em 2019, ano da última edição presencial do DFB Festival, quando mais de 3,6 mil postos de trabalho foram gerados e pelo menos 42 mil pessoas passaram pelo evento durante os quatro dias de programação. 

 

Com uma proposta moderna de cidadania, este ano o festival terá uma exposição do Instituto do Câncer do Ceará feita com mulheres mastectomizadas. “O DFB Festival é o único evento do Brasil focado em moda autoral e com seis editais públicos de participação. É muito mais que moda, pois trabalha o social, é incentivador, provocador e mexe com toda a estrutura da indústria do Estado, ou seja, o DFB é multifacetado”, explica o idealizador do evento. Segundo Cláudio, a força criativa da indústria da moda cearense estará muito presente neste ano. “Terão peças de bordado, couro, macramê e vários outros materiais”, destaca.

 

DFB Festival 2022 é realizado pela Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae e Cagece. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura (Secult/CE).

 

Nova cena da moda autoral cearense ocupa espaço no DFB - O evento recebe, neste ano, mais de 20 desfiles em suas passarelas. Dentre eles, de estilistas, marcas e especiais de moda cearense. 


Duas salas com passarelas de 40 metros recebem os desfiles na 22ª edição, além da passarela instalada na areia da Praia de Iracema, que receberá as coleções do DFBeach Club, com foco em beachwear. 


O público vai conferir criações dos estilistas e marcas Olé Rendeiras por Catarina Mina e QAIR Brasil, Kallil Nepomuceno, Hand Lace, Vitor Cunha, Almerinda Maria, Rendá, Ivanildo Nunes, Senac Richelieu por Ivanildo Nunes, Marina Bitu, Baba, Lindebergue, Bruno Olly, Banana Urbana, Sherida, Alix, Theresa Montenegro, Manuel Bessa, David Lee, Vi Lingerie, Sau Swim, Sand Blue e Rio de Jas, além do desfile Enel Upcycling e do Projeto 100% CE por Cláudio Silveira.


Neste ano, o DFB também apresenta um desfile de moda Upcycling, com reaproveitamento de materiais, em parceria com a Enel Brasil. A apresentação complementa as ações do novo espaço do evento, o Factory, com direito a instalações gigantes de players do setor de eventos do Ceará e um palco para os shows, com 28 metros de altura e cenografia 100% feita em sucata. 

DFB também é palco de shows gratuitos - Multifacetado, o DFB Festival, apresentado pelo Governo do Ceará, através da Secretaria de Cultura, com agradecimento à Enel Brasil e realizado pela Artesanias do Ceará, contará com shows gratuitos de atrações musicais nacionais e locais, como a banda Selvagens à Procura de Lei, Roberta Campos, Luiza Noel, Davi Cartaxo e outros. As apresentações acontecem no Palco Factory, com 28 metros e feito de sucata, montado na megaestrutura do festival.

Horários

Dia 25, quarta-feira

Dia 26, quinta-feira

Dia 27, sexta-feira

Dia 28, sábado

17h

DJ Thiago Camargo

Luiza Nobel 

DJ Isa Capelo

Two Notty

19h

Italo Azevedo

Benza

Juan

Doixton

21h

Roberta Campos

Mundo Livre S/A

Davi Cartaxo

Selvagens à Procura de Lei

 

Renovando o compromisso com a formação, DFB proporciona talks e oficinas voltadas para moda - Constituído por atrações para diversos eixos, o Festival também abrange um ciclo formativo de conhecimento e troca de vivências, o DFB proporciona palestras e oficinas em parceria com o Senac-CE, Unifor e Haco. Assuntos como marketing digital, escrita criativa e joias serão abordados. 

Com expectativa de receber cerca de 32 mil pessoas durante os quatro dias de evento, o DFB conta com programação 100% gratuita e é voltado para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de moda, design, administração, marketing e áreas afins.


Em 2022, o DFB continuará transmitindo os desfiles e palestras do Dragão Pensando Moda (DPM). Ainda haverá a DFBTV, um espaço no canal do festival no YouTube, com entrevistas e conteúdo inédito, aberto a todos. “Acredito que o formato híbrido é um caminho sem volta para o setor de grandes eventos. Ao mesmo tempo que amplifica o alcance de nossas ações, permite chegarmos a mais pessoas, utilizando diversas plataformas online”, destaca Cláudio Silveira, idealizador do evento.

 

DFB Festival 2022 é realizado pela Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae e Cagece. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura (Secult/CE).

 

Sobre o DFB Festival - Criado em 1999 e realizado anualmente em Fortaleza, o DFB Festival é um dos mais relevantes eventos multidisciplinares que entra em diálogo com a moda autoral, cultura e ações formativas da América Latina – é, portanto, uma poderosa e notória plataforma para o desenvolvimento da cultura de moda no país e, também, para o fortalecimento da indústria de têxteis e confeccionados no Ceará. A partir do incentivo aos novos talentos, contribui para a oxigenação do mercado e o aprimoramento do trade.

 

Serviço

DFB Festival 2022

De quarta (25) a sábado (28 de maio)

Onde: Praia de Iracema - Fortaleza (CE)

Instagram: @dfbfestival 

Inscrições para as palestras: https://bit.ly/3l74Uvd

Site: https://www.dfbfestival.com.br/

 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...