Pular para o conteúdo principal

Fiocruz identifica Sublinhagens BA.4 e BA.5 da Ômicron no Estado do Ceará


Relatório da Rede de Vigilância Genômica da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) divulgado, nesta terça-feira (5 de julho de 2022) confirma a predominância das Sublinhagens BA.4 e BA.5 da Variante Ômicron no Ceará.

O documento se refere a 115 Amostras, colhidas no período de 27 de maio a 18 de junho de 2022, provenientes do Laboratório de Biologia Molecular para diagnóstico da Covid-19 do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), sendo três das Amostras encaminhadas pelo

Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

 

 (CIEVS-CE).

Do total de 115 Amostras:
  • 50 Amostras foram classificadas como pertencentes à Sublinhagem BA.5.
  • 10 da BA.4.
Isso representa cerca de 50% das Amostras analisadas.
  • 29 Amostras foram classificadas como BA.2.
  • 12 - BA.2.9.
  • Duas - BA.2.12.1
  • Duas como pertencentes a outras Sublinhagens (sendo um Genoma classificado como pertencente à Sublinhagem BA.1 e um Genoma como BA.1.1).
A maioria das Amostras é de residentes de Fortaleza.

As Variantes de Preocupação (VOCs) possuem em comum um Conjunto de Mutações características que as tornam evolutivamente mais adaptadas e competentes em parâmetros associados a infecção, transmissão e disseminação da doença quando comparados com outras Linhagens Circulantes. Também estão associados com maior capacidade de evasão do Sistema Imunológico.

Apesar da maioria dos casos estarem relacionados a sintomas leves, a Variante Ômicron possui alto índice de transmissibilidade, por isso a Fiocruz Ceará alerta ser indispensável manter e fortalecer as medidas de prevenção, como:
  • Distanciamento Social.
  • Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
  • Intensificar as medidas de Higiene Pessoal.
  • Evitar aglomerações.
  • Atentar ao Calendário de Vacinação Anti Covid-19.
- Vale salientar que pessoas com o Esquema Vacinal Completo ou que tomaram as Doses de Reforço (Dose 3-D3 e Dose 4-D4), aumentam os níveis de proteção contra a Ômicron e a outras VOCs mais transmissíveis do SARS-CoV2", destaca a Nota da Fiocruz Ceará.

Os resultados das análises foram enviados à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa-CE) e à Rede Genômica da Fiocruz. Os dados são computados periodicamente na plataforma da Rede Genômica FioCruz / Ministério da Saúde (http://www.genomahcov.fiocruz.br) para compor o panorama de circulação de linhagens em todo país.

A Ômicron (Linhagem B.1.1.529), foi detectada no final de novembro de 2021 pelos sistemas de vigilância da África do Sul. Ela é a VOC de mais preocupação, não somente por ser geneticamente mais distinta, mas por ser comprovadamente mais transmissível e competente do que a VOC Delta e, por conseguinte, do que as Variantes anteriormente circulantes. Desde a Emergência de VOCs, os Sistemas de Vigilância do mundo todo têm estado em alerta, sendo recomendado diligências de rastreio e busca ativa de casos suspeitos dentro de critérios de maior relevância epidemiológica.

As Novas VOCs possuem um Conjunto de Mutações, que as tornam mais transmissíveis. As Subvariantes são responsáveis pelo aumento das infecções na Europa e Estados Unidos. A infecção pode acontecer, inclusive, pouco tempo depois da imunização com a Vacina contra a Covid-19. Há relatos de pessoas que tomaram a 4ª Dose (D4) há uma semana e pegaram Covid em Fortaleza.

O resultado mostra que as Novas Sublinhagens já são maioria entre os casos no Ceará, tomando o espaço da variante BA.2, que até fevereiro de 2022 prevalecia entre os pacientes. Os dados explicam o recente aumento dos índices de infecção por Coronavírus no Ceará.

VACINAS E TESTAGEM - Além dos problemas com as Novas Sublinhagens, a falta de Testagem em Massa pode ser uma barreira na luta contra o Coronavírus. A falta de Testagem em Massa gera uma Subnotificação, acarretando uma deficiência dos órgãos responsáveis em acompanhar a evolução do Coronavírus em tempo real no Estado. Com a Testagem feita pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa-CE) no Aeroporto Internacional Pinto Martins, Hotel Excelsior, Sesi Parangaba, Sesi Maracanaú e Sesi Juazeiro do Norte tem um índice 41% de positividade. De cada 100 testes, 41% dão positivo para Covid e 59% negativo.

Por conta do surgimento dessas Mutações, as Vacinas devem passar por atualizações, para que tenham um maior campo de proteção contra as Variantes e Subvariantes.

São aliados para se evitar o maior contágio pelo Novo Coronavírus:
  • Manter as Doses de Reforço (D3 e D4) em dia.
  • Usar máscaras.
  • Higienizar as mãos.
  • Evitar Aglomerações.
Com informações da Fiocruz Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores