Pular para o conteúdo principal

Notícias de Caucaia

 

Neste sábado (19 de novembro de 2022), Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, a Praia do Cumbuco foi o palco de lançamento do Movimento “Ceará Sem Lixo no Mar”.

A iniciativa é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e tem o objetivo de orientar e disciplinar o uso racional dos recursos naturais do mar e da costa, além de combinar estratégias de limpeza do litoral cearense. Os 20 municípios que compõe o litoral cearense foram convidados a assinar um pacto em prol do pacto Ceará Sem Lixo no Mar.

De acordo com o órgão, a Praia do Cumbuco foi escolhida para sediar o evento devido ao importante destaque que alcançou recentemente pela conquista da certificação Bandeira Azul. 

- Eu vi a luta da Prefeitura de Caucaia com um movimento muito forte para a melhoria de infraestrutura de todo o litoral de Caucaia. Sobretudo o Cumbuco, que hoje é um modelo”, disse em seu discurso de abertura do evento.

Além do lançamento do movimento, que contou com uma limpeza simbólica da orla do Cumbuco, em parceria com os Agentes Jovens Ambientais (AJAs), a manhã também foi de reconhecimento a quatorze municípios que receberam o reconhecimento da 5ª edição da Certificação Ambiental Praia Limpa. Entre eles, o município de Caucaia, que vem ganhando um lugar de destaque na promoção do meio ambiente. “Mais uma certificação pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão de Caucaia. E esse esforço, além de elevar e preservar as nossas belezas naturais, também traz renda e movimenta a economia da nossa cidade, hotel, restaurantes e todo um trade turístico tão importante para a nossa economia. Porque Praia limpa é mais gente trabalhando”, finaliza o prefeito de Caucaia, Vitor Valim.

Kite - O Kitesurf é o grande atrativo da Praia do Cumbuco e o Esporte tem trazido muitas oportunidades para a comunidade local. Com a realização do Circuito Brasileiro de Kitesurf, que aconteceu de 13 a 19 de novembro, além das competições, uma Programação de Palestras e Oficinas sobre Empreendedorismo, Gestão Ambiental e Educação são ofertadas gratuitamente.

Enquanto as competições de Kitesurf nas modalidades de Freestyle e Rrace acontecem em frente a barraca Velas do Cumbuco, a Sede daSecretaria de Turismo e Cultura (Setcult) de Caucaia promove uma programação totalmente gratuita para o grande público. São oficinas de reciclagem, de pintura, palestras sobre empreendedorismo, educação financeira e gestão ambiental que estão à disposição da comunidade.

- Além da competição, estamos promovendo palestras e cursos para capacitar crianças e adultos sobre como cuidar do meio ambiente e incentivar o empreendedorismo. Para que, unindo educação, meio ambiente e esporte possamos desenvolver nosso município", reforçou a secretária da Setcult Yrwana Albuquerque,

A coordenadora do Projeto Educacional do evento, Patrícia Muller, ficou muito feliz com as ações educacionais oferecidas para a comunidade por meio do apoio da Prefeitura. 

- Com o apoio da Prefeitura agente conseguiu mostrar para o mundo o porquê do Cumbuco ser o melhor lugar para a prática do kitesurf é um lugar onde podemos fomentar o Esporte e ações educacionais ambientais e empreendedoras. Aqui, para além do esporte, conseguimos estimular o associativismo da comunidade que nos prestigiou. Vale destacar que só aqui temos o direito de ir e vir assegurado com o programa Bora de graça e isso tem contribuído para que todos tenham acesso à praia e, consequentemente, possam prestigiar o campeonato. Isso é muito gratificante para todos nós", frisou Patrícia.

Na palestra sobre "Pesca Fantasma", promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), os participantes receberam instruções e conhecimento sobre preservação do meio ambiente marinho e os perigos da pesca predatória. Na ocasião, o pescador Ariel Silva, membro da Colônia de pescadores de Caucaia - Z7, reforçou que estava muito feliz de participar da palestra.

- Eu acho muito importante participar dessa programação, pois todo conhecimento é válido. Para os pescadores, ter conhecimento sobre os materiais que podem prejudicar o ambiente é essencial. Precisamos ter uma pesca responsável e aprender sobre os materiais recicláveis como por exemplo as redes de pesca. O pescador precisa ter essa noção e dar um descarte correto dos materiais",afirmou Ariel.

O Circuito Brasileiro de Kitesurf terminou neste sábado (19). Pela manhã houve a final da modalidade Freestyle. À tarde a entrega de troféus e Jam Sunset com Dj na Praia. Entrada Gratuita.

Selo Verde - A Política Pública Ambiental em Caucaia tem se fortalecido e fomentado grandes conquistas para o município. A mais recente foi o recebimento do Selo Município Verde, certificação concedida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) aos municípios do Ceará que desenvolvem ações protetivas em prol da preservação do meio ambiente. A entrega da placa e certificado aconteceu, no Parque Estadual Botânico, que fica em Caucaia.

A solenidade contou com a presença dos representantes dos 26 municípios que conquistaram a certificação. Na ocasião, Caucaia foi representada pelo presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Leandro Araújo, que recebeu das mãos do secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, a placa e certificado do Selo Município Verde.

O secretário da Sema, Artur Bruno, destacou os esforços da nova gestão e frisou a última conquista internacional alcançada pelo município. 

- Faço questão de parabenizar Caucaia por ser o único município a receber a certificação em todas as 14 edições do Selo Verde. Isso demonstra o compromisso da cidade com as políticas protetivas do meio ambiente. Inclusive, Caucaia está em destaque nas políticas ambientais por conta da praia do Cumbuco ser a única praia do Ceará a ter a certificação Bandeira Azul, um prêmio internacional que atesta os cuidados com a preservação e gestão ambiental. É uma honra para mim presenciar isso", destacou o secretário.

A conquista de mais um Selo Verde para o município de Caucaia se deve à uma política ambiental mais forte que, investe em fiscalização, licenciamento, ações de educação ambiental nas escolas, gestão dos resíduos sólidos e saneamento, ações de limpeza de praias, cuidados com as Áreas de Preservação Ambiental (APAs) e um setor dedicado a uma ouvidoria sobre gestão ambiental.

- O município de Caucaia foi o único que recebeu o Selo Verde em todas as edições. Isso demonstra o compromisso com a manutenção da qualidade ambiental que a gente oferece para a população de Caucaia. Estamos trabalhando para que no próximo ano a gente consiga uma certificação ainda maior e já estamos com novos projetos e propostas para melhorar ainda mais a proteção ambiental da nossa cidade", reforçou o presidente do IMAC, Leandro Araújo.

O gestor adiantou que muitas novidades em prol dos cuidados com meio ambiente já estão em andamento para o próximo ano. 

- Estamos fechando parcerias com instituições como Universidade Federal do Ceará (UFC) e Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) para desenvolver vários projetos como por exemplo: o sistema de reciclagem mais eficiente, criação de unidades de produção e pescado no mar com corais artificiais e projeto de produção de combustíveis com plástico. Nosso objetivo é a melhora contínua do nosso Meio Ambiente", garantiu Leandro.

O Programa Selo Município Verde (PSMV) é uma Certificação Ambiental pública, instituída pela Lei Estadual 13.304/03, que premia os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente. O Selo tem três eixos temáticos: Política Municipal de Meio Ambiente; Saneamento Ambiental e Saúde Pública; e o eixo Biodiversidade e Mudanças Climáticas. De acordo com a Sema, para garantir a credibilidade e transparência do processo que atesta e confere a certificação ambiental, o PSMV conta com um Comitê Gestor, presidido e coordenado pela Sema.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.