Pular para o conteúdo principal

Notícias de Caucaia

 

Neste sábado (19 de novembro de 2022), Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, a Praia do Cumbuco foi o palco de lançamento do Movimento “Ceará Sem Lixo no Mar”.

A iniciativa é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e tem o objetivo de orientar e disciplinar o uso racional dos recursos naturais do mar e da costa, além de combinar estratégias de limpeza do litoral cearense. Os 20 municípios que compõe o litoral cearense foram convidados a assinar um pacto em prol do pacto Ceará Sem Lixo no Mar.

De acordo com o órgão, a Praia do Cumbuco foi escolhida para sediar o evento devido ao importante destaque que alcançou recentemente pela conquista da certificação Bandeira Azul. 

- Eu vi a luta da Prefeitura de Caucaia com um movimento muito forte para a melhoria de infraestrutura de todo o litoral de Caucaia. Sobretudo o Cumbuco, que hoje é um modelo”, disse em seu discurso de abertura do evento.

Além do lançamento do movimento, que contou com uma limpeza simbólica da orla do Cumbuco, em parceria com os Agentes Jovens Ambientais (AJAs), a manhã também foi de reconhecimento a quatorze municípios que receberam o reconhecimento da 5ª edição da Certificação Ambiental Praia Limpa. Entre eles, o município de Caucaia, que vem ganhando um lugar de destaque na promoção do meio ambiente. “Mais uma certificação pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão de Caucaia. E esse esforço, além de elevar e preservar as nossas belezas naturais, também traz renda e movimenta a economia da nossa cidade, hotel, restaurantes e todo um trade turístico tão importante para a nossa economia. Porque Praia limpa é mais gente trabalhando”, finaliza o prefeito de Caucaia, Vitor Valim.

Kite - O Kitesurf é o grande atrativo da Praia do Cumbuco e o Esporte tem trazido muitas oportunidades para a comunidade local. Com a realização do Circuito Brasileiro de Kitesurf, que aconteceu de 13 a 19 de novembro, além das competições, uma Programação de Palestras e Oficinas sobre Empreendedorismo, Gestão Ambiental e Educação são ofertadas gratuitamente.

Enquanto as competições de Kitesurf nas modalidades de Freestyle e Rrace acontecem em frente a barraca Velas do Cumbuco, a Sede daSecretaria de Turismo e Cultura (Setcult) de Caucaia promove uma programação totalmente gratuita para o grande público. São oficinas de reciclagem, de pintura, palestras sobre empreendedorismo, educação financeira e gestão ambiental que estão à disposição da comunidade.

- Além da competição, estamos promovendo palestras e cursos para capacitar crianças e adultos sobre como cuidar do meio ambiente e incentivar o empreendedorismo. Para que, unindo educação, meio ambiente e esporte possamos desenvolver nosso município", reforçou a secretária da Setcult Yrwana Albuquerque,

A coordenadora do Projeto Educacional do evento, Patrícia Muller, ficou muito feliz com as ações educacionais oferecidas para a comunidade por meio do apoio da Prefeitura. 

- Com o apoio da Prefeitura agente conseguiu mostrar para o mundo o porquê do Cumbuco ser o melhor lugar para a prática do kitesurf é um lugar onde podemos fomentar o Esporte e ações educacionais ambientais e empreendedoras. Aqui, para além do esporte, conseguimos estimular o associativismo da comunidade que nos prestigiou. Vale destacar que só aqui temos o direito de ir e vir assegurado com o programa Bora de graça e isso tem contribuído para que todos tenham acesso à praia e, consequentemente, possam prestigiar o campeonato. Isso é muito gratificante para todos nós", frisou Patrícia.

Na palestra sobre "Pesca Fantasma", promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), os participantes receberam instruções e conhecimento sobre preservação do meio ambiente marinho e os perigos da pesca predatória. Na ocasião, o pescador Ariel Silva, membro da Colônia de pescadores de Caucaia - Z7, reforçou que estava muito feliz de participar da palestra.

- Eu acho muito importante participar dessa programação, pois todo conhecimento é válido. Para os pescadores, ter conhecimento sobre os materiais que podem prejudicar o ambiente é essencial. Precisamos ter uma pesca responsável e aprender sobre os materiais recicláveis como por exemplo as redes de pesca. O pescador precisa ter essa noção e dar um descarte correto dos materiais",afirmou Ariel.

O Circuito Brasileiro de Kitesurf terminou neste sábado (19). Pela manhã houve a final da modalidade Freestyle. À tarde a entrega de troféus e Jam Sunset com Dj na Praia. Entrada Gratuita.

Selo Verde - A Política Pública Ambiental em Caucaia tem se fortalecido e fomentado grandes conquistas para o município. A mais recente foi o recebimento do Selo Município Verde, certificação concedida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) aos municípios do Ceará que desenvolvem ações protetivas em prol da preservação do meio ambiente. A entrega da placa e certificado aconteceu, no Parque Estadual Botânico, que fica em Caucaia.

A solenidade contou com a presença dos representantes dos 26 municípios que conquistaram a certificação. Na ocasião, Caucaia foi representada pelo presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Leandro Araújo, que recebeu das mãos do secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, a placa e certificado do Selo Município Verde.

O secretário da Sema, Artur Bruno, destacou os esforços da nova gestão e frisou a última conquista internacional alcançada pelo município. 

- Faço questão de parabenizar Caucaia por ser o único município a receber a certificação em todas as 14 edições do Selo Verde. Isso demonstra o compromisso da cidade com as políticas protetivas do meio ambiente. Inclusive, Caucaia está em destaque nas políticas ambientais por conta da praia do Cumbuco ser a única praia do Ceará a ter a certificação Bandeira Azul, um prêmio internacional que atesta os cuidados com a preservação e gestão ambiental. É uma honra para mim presenciar isso", destacou o secretário.

A conquista de mais um Selo Verde para o município de Caucaia se deve à uma política ambiental mais forte que, investe em fiscalização, licenciamento, ações de educação ambiental nas escolas, gestão dos resíduos sólidos e saneamento, ações de limpeza de praias, cuidados com as Áreas de Preservação Ambiental (APAs) e um setor dedicado a uma ouvidoria sobre gestão ambiental.

- O município de Caucaia foi o único que recebeu o Selo Verde em todas as edições. Isso demonstra o compromisso com a manutenção da qualidade ambiental que a gente oferece para a população de Caucaia. Estamos trabalhando para que no próximo ano a gente consiga uma certificação ainda maior e já estamos com novos projetos e propostas para melhorar ainda mais a proteção ambiental da nossa cidade", reforçou o presidente do IMAC, Leandro Araújo.

O gestor adiantou que muitas novidades em prol dos cuidados com meio ambiente já estão em andamento para o próximo ano. 

- Estamos fechando parcerias com instituições como Universidade Federal do Ceará (UFC) e Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) para desenvolver vários projetos como por exemplo: o sistema de reciclagem mais eficiente, criação de unidades de produção e pescado no mar com corais artificiais e projeto de produção de combustíveis com plástico. Nosso objetivo é a melhora contínua do nosso Meio Ambiente", garantiu Leandro.

O Programa Selo Município Verde (PSMV) é uma Certificação Ambiental pública, instituída pela Lei Estadual 13.304/03, que premia os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente. O Selo tem três eixos temáticos: Política Municipal de Meio Ambiente; Saneamento Ambiental e Saúde Pública; e o eixo Biodiversidade e Mudanças Climáticas. De acordo com a Sema, para garantir a credibilidade e transparência do processo que atesta e confere a certificação ambiental, o PSMV conta com um Comitê Gestor, presidido e coordenado pela Sema.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D