Pular para o conteúdo principal

Sarto reformula Secretariado


 
Prefeito de Fortaleza, José Sarto - E inicio 2023 renovando o nosso compromisso com a Cidade que tanto sonhamos e trabalhamos tão firmemente para construir. Para isso, anuncio algumas mudanças no secretariado municipal.

Agradeço a todos os grandes profissionais que partilharam conosco da caminhada até aqui e desejo sucesso aos gestores que aceitaram abraçar essa nobre missão de servir bem aos fortalezenses. São eles:

  • Saúde: médico pediatra João Borges.
  • IJF: médico Daniel Holanda.
  • Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS): advogado e auditor-fiscal do trabalho, Francisco Ibiapina.
  • Gestão Regional (Seger): Ferruccio Feitosa.
  • Conservação e Serviços Públicos (SCSP): João Pupo.
  • Procon, agora com status de secretaria: vereador Wellington Sabóia.
  • ACFor: Paulo Henrique Lustosa.
  • Regional 3: advogado Isaac Andrade.
  • Regional 6: vereador Renan Colares.
  • Regional 8: engenheiro civil Luiz Taumaturgo.
  • Regional 9: vereador Esio Feitosa.
  • Regional 10: cientista jurídico Ubiratan Teixeira.
  • Regional 11: administrador de empresa e advogado Sócrates Cabral.

O prefeito José Sarto anunciou nesta terça-feira (3/1) mudanças no secretariado da Prefeitura de Fortaleza. Treze órgãos municipais terão alterações na titularidade, que já constarão no próximo Diário Oficial. As Secretarias da Saúde (SMS) e dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), além de seis Regionais, estão entre as pastas que passarão a contar com novos gestores.

Ao anunciar os novos nomes em postagem nas redes sociais, o prefeito José Sarto enfatizou ter o privilégio e o orgulho de contar com uma equipe empenhada em prestar o melhor serviço público, que tem ajudado a executar, até aqui, 64% das metas do plano de governo. Segundo ele, ainda há muito por fazer e, por isso, anuncia mudanças no secretariado, renovando compromisso com a Cidade.

- Agradeço a todos os grandes profissionais que partilharam conosco da caminhada até aqui e desejo sucesso aos gestores que aceitaram abraçar essa nobre missão de servir bem aos fortalezenses”, afirmou Sarto.

O médico pediatra e ex-diretor da Unimed Fortaleza, João Borges, assumirá a Secretaria da Saúde no lugar de Ana Estela Leite. 

Na superintendência do Instituto Doutor José Frota, estará o médico Daniel Holanda, em substituição à Riane Azevedo.

A SDHDS terá à frente o advogado e auditor-fiscal do Trabalho, Francisco Ibiapina, substituindo Ilário Marques. Os secretários João Pupo e Ferruccio Feitosa, que estavam respectivamente na Gestão Regional (Seger) e na Conservação e Serviços Públicos (SCSP), trocam de lugar.

Seis das 12 Secretarias Regionais passarão por mudança de gestão. Na Regional 3, Michel Lins deixa o cargo e retorna à Câmara Municipal, abrindo a vaga para o advogado Isaac Andrade. Na Regional 6, o vereador Renan Colares assume no lugar de Túlio Studart. O engenheiro civil Luiz Taumaturgo é o novo secretário da Regional 8, substituindo Mosiah Torgan. Na Regional 10, sai Leonardo Freire e entra o cientista jurídico Ubiratan Teixeira. Já a Regional 11, que contava com o vereador Raimundo Filho, será comandada pelo administrador de empresas e advogado Sócrates Cabral.

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) contará com o vereador Wellington Sabóia como diretor, no lugar de Eneylândia Rabelo.

A Regional 9 passa a ter o vereador Esio Feitosa como titular, enquanto Paulo Henrique Lustosa, que estava à frente da pasta, será superintendente da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor).

Direitos Humanos e Desenvolvimento Social-Francisco Ibiapina-Bacharel em Direito, com especialização em Direito e Processo Constitucional. Auditor-fiscal do Trabalho, foi superintendente Regional do Trabalho, secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, secretário executivo do Ministério das Comunicações, secretário executivo dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará e secretário executivo da Proteção Social do Estado do Ceará.

Saúde-João Borges-Médico pediatra e ex-presidente da Unimed Fortaleza.

IJF-Daniel Holanda-Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com residência em Clínica Médica no Hospital Geral César Cals, Gastroenterologia e Hepatologia no Hospital Universitário Walter Cantídio e Endoscopia Digestiva no Hospital Geral de Fortaleza. MBA Executivo de Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. É servidor concursado da Prefeitura de Fortaleza desde 2006, foi diretor clínico (2014 a 2017) e diretor executivo (2017 a 2019) do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann e também diretor geral do Hospital Geral de Fortaleza (2019 a 2022).

Conservação e Serviços Públicos-João Pupo-Advogado, especialista em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Direito e Processo Tributários pela Universidade de Fortaleza (Unifor), foi procurador-geral do Município de Sobral, chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Atuou ainda como Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Na atual gestão municipal, foi secretário da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos.

Gestão Regional-Ferruccio Feitosa-Empresário e advogado, foi secretário do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e também comandou a Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa). Foi um dos responsáveis pelo sucesso do projeto da candidatura de Fortaleza à Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Foi ainda conselheiro da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, da Companhia de Desenvolvimento do Ceará, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará e da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE). Foi presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e titular da Secretaria Regional II de Fortaleza. Na atual gestão municipal, atuou como secretário da Conservação e Serviços Públicos.

Procon-Wellington Sabóia-Vereador de Fortaleza pelo terceiro mandato, foi conselheiro titular do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (2021/2022). Na gestão pública, atuou na Ouvidoria da Regional 1 (2000/2002), foi chefe de gabinete da Regional 6 (2002/2003), assessor de planejamento da Regional 6 (2003/2004), assistente técnico da Regional 3 (2004/2008), diretor da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza - Etufor (2009/2012) e secretário da Regional 4 (2016). Foi também coordenador do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros – PNAFM (2017).

Regional 3-Isaac Andrade-Advogado e bacharel em Ciências Contábeis. MBA em Gestão Pública, mestre e doutorando em Ciência Política. Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE) e ex-presidente da Comissão de Estudos Políticos da OAB-CE. Ex-Coordenador de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Prefeitura de Fortaleza.

Regional 6-Renan Colares-Vereador de Fortaleza, é formado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Estácio do Ceará e especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Regional 8-Luiz Taumaturgo-Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), pós-graduando em Engenharia do Petróleo (Unifor). Atuou como engenheiro civil de obras infraestrutura e drenagem da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), gerente de medição (2016 a 2019) e fiscal de obras (2012 a 2014) do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Ceará (DAE) e fiscal de obras do Departamento Estadual de Rodovias (2009 a 2011).

Regional 9-Ésio Feitosa-Vereador de Fortaleza, foi líder do prefeito Roberto Cláudio na Câmara Municipal. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi titular da Secretaria Executiva Regional VI de 2013 a 2016. Foi, ainda, membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza; do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Fortaleza; da Comissão Permanente de Avaliação do Plano Diretor de Fortaleza; do Conselho Gestor da Unidade de Conservação da Sabiaguaba em Fortaleza; do Conselho Regional de Saúde da Regional VI. Como vereador, foi também presidente da Comissão Especial do Plano Diretor. No início da atual gestão municipal, foi coordenador especial de Articulação Política.

Regional 10-Ubiratan Teixeira-Graduado em Ciências Jurídicas pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), tem especialização em Direito Tributário e Finanças Públicas pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), possui MBA em Gestão Portuária e Negócios Internacionais pelo Instituto Brasileiro de Educação (INBEC), tem especialização em Gestão de Trânsito e Transportes Urbanos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi assessor técnico no Ministério da Integração Nacional, atuou na Defensoria Pública do Distrito Federal, foi Secretário Parlamentar (2007 a 2011), foi chefe de Gabinete na Câmara dos Deputados (2011 a 2015), diretor administrativo-financeiro da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), de 2015 a 2019, diretor de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), de 2019 a 2022, e conselheiro estadual de política sobre drogas (2021 a 2022) e diretor da Escola Pública de Trânsito do Ceará (2021 a 2022).

Regional 11-Sócrates Cabral-Administrador de empresas e advogado, com especialização em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Executivo Financeiro (UFRJ- Instituto Coppead) e em Direito Empresarial (Estácio).

ACFor-Paulo Henrique Lustosa-Bacharel em Administração de Empresas pelo CEUB (1990), pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (2002). Doutor pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi consultor de organismos internacionais de cooperação multilateral e professor de cursos de pós-graduação lato sensu em instituições como Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Fundação Getúlio Vargas (Ebape-FGV), Fundação João Pinheiro, entre outras. Exerceu o mandato de deputado federal pelo Ceará em três legislaturas (2007 a 2017), foi presidente do órgão estadual de meio ambiente do Estado do Ceará (Conpam, 2011/2013), secretário das Cidades (2018) e secretário executivo de Saneamento do Governo do Estado do Ceará (2019/2022). Na atual gestão municipal, foi secretário da Regional 9.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p