Pular para o conteúdo principal



Há 49 anos assumia a presidência de O Povo, Albanisa Rocha Sarasate

 Confira o Arquivo Nirez para 12 de março na História do Ceará:

  • 1843 - Assume as rédeas do Governo Provincial o vice-presidente, coronel comandante superior da Guarda Nacional do Fortaleza Joaquim Mendes da Cruz Guimarães.
  • 1874 - Francisco Teixeira de Sá entrega o Governo ao vice Joaquim da Cunha Freire.
  • 1877 - Toma posse, na Chefia de Polícia da Província, o advogado Francisco José de Sousa Nogueira.
  • 1889 - Toma posse no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, Thomaz Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu), que fora eleito em 27 de fevereiro de 1889.
  • 1899 - O Batalhão de Segurança do Ceará passa a denominar-se apenas Batalhão de Segurança. Hoje é a Polícia Militar do Ceará.
  • 1912 - Entram em Greve os tipógrafos de Fortaleza, exigindo aumento de salários e diminuição das horas de Trabalho.
  • 1913 - O Batalhão de Segurança passa a denominar-se Batalhão Militar. Hoje é a Polícia Militar do Ceará.
  • 1916 - Fundação, da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, de iniciativa particular sob liderança do odontólogo Raimundo Gomes e o major Sá Roriz. São também fundadores Pedro Veríssimo, Mozart Catunda, e Afonso Pontes. A Sede é em prédio na esquina das Rua Major Facundo com Rua São Paulo, altos, onde, no ano seguinte se instalaria, na parte térrea, a Livraria e Papelaria Humberto. Foi reconhecida em 31/1/1940 e em 1950 foi desmembrada em Faculdade de Farmácia e Bioquímica e Faculdade de Odontologia.
  • 1938 - Na então Praça da Bandeira, hoje Praça Clóvis Bevilacqua, inaugura-se o Novo Prédio da Faculdade de Direito. Na ocasião, discursaram o bacharelando Adahil Barreto Cavalcante, o diretor João Otávio Lobo e o interventor federal Francisco de Menezes Pimentel.
  • 1938 - Às 9 horas, o 23º Batalhão de Caçadores-23 BC tem novo comandante, o coronel Hugo de Alencar Matos, vindo do 25º BC de Teresina.
  • 1941 - Morre, às 14 horas, em Poços de Caldas-MG, aos 73 anos de idade, vitimado por uma Crise de Angina Pectória o coronel José Gentil Alves de Carvalho, presidente do Banco Frota Gentil S.A. e da Imobiliária José Gentil S. A., deixando 15 filhos, 70 netos e 15 bisnetos. Era cearense de Sobral onde nasceu em 11/9/1866. Seu enterro foi em Fortaleza, em 14 de março de 1941, sendo seu corpo velado em sua residência na Avenida Visconde de Cauhype (atual Avenida da Universidade), hoje Reitoria da Universidade Federal do Ceará-UFC, no Campus do Benfica, de lá seguindo para o Cemitério de São João Batista, no Centro de Fortaleza.
  • 1942 - Seguem de avião para o Rio de Janeiro os jangadeiros que tripularam a jangada São Pedro, contratados por Orson Welles, para filmagens.
  • 1942 - Assume comando da Força Policial do Ceará (hoje Polícia Militar do Ceará), o coronel Luís David de Sousa, daquela corporação, substituindo o capitão do Exército, Luís Abner de Sousa Moreira.
  • 1954 - Empossada a Nova Diretoria do Centro Artístico Cearense: presidente - Theófilo Cordeiro; vice-presidente - Francisco de Holanda Galvão; 1º secretário - João Batista Rodrigues dos Santos; 2º secretário - Eduardo Carvalho Costa; tesoureiro - Oscar França Ferreira; adjunto tesoureiro - José Correia de Melo. Comissão de Organização Econômica - Isaías Alves de Araújo, Miguel Gomes Sobrinho e Francisco Pierre Carneiro. Comissão de Sindicância e Propaganda - Eusébio Mota Alencar, José Bezerra de Albuquerque e José do Nascimento. Oradores: Eusébio Mota Alencar e Eduardo Carvalho Costa.
  • 1954 - Fundada a Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural-ANCAR, entidade subsidiária do Banco do Nordeste do Brasil S. A (BNB). Sua Sede fica no Recife-PE.
  • 1956 - Assume a presidência do BNB, o ex-governador do Ceará, Raul Barbosa, em solenidade pública realizada na Direção Geral do BNB.
  • 1961 - Morre, em Fortaleza, aos 94 anos de idade, o coronel da Guarda Nacional, Antônio Joaquim de Carvalho Júnior (Coronel Carvalho), cearense de Redenção onde nasceu a 24/10/1866. Hoje é nome de Rua na Barra do Ceará, Vila Velha, Jardim Iracema, Jardim Guanabara e Quintino Cunha.
  • 1971 - Criação da Central de Abastecimento do Ceará Sociedade Anônima-Ceasa SA, pela Lei 9.448.
  • 1971 - Morre, em Fortaleza, aos 83 anos de idade, o advogado, jornalista, sociólogo e escritor Adonias Lima, nascido em Pombal-Paraíba, a 26/12/1887, era membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Tem seu nome hoje em Avenida no bairro Aeroporto.
  • 1971 - Inaugurado a Nova Sede da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), na Rua Antonele Bezerra, 280-Bairro Meireles, na época presidida pelo vereador Agostinho Moreira e Silva. Hoje a CMFOr está na Rua Thompson Bulcão, 830-Bairro Luciano Cavalcante.
  • 1972 - Falece em Fortaleza o advogado Augusto Jaime Benevides de Alencar Araripe, fundador da Unão Democrática Nacional-UDN, no Ceará. Era membro da Sociedade Cearense de Geografia e História. Era pai do advogado Marijeso de Alencar Benevides.
Albaniza Rocha Sarasate

    Creusa do Carmo Rocha
  • 1974 - Em decorrência do falecimento da diretora-presidente da Empresa O Povo Ltda, Creusa do Carmo Rocha (foto Arquivo de Raymundo Netto), é investida na presidência que edita o jornal O Povo e Gazeta de Notícias, Albanisa Rocha Sarasate (foto O Povo), que já exercia o cargo de diretora-superintendente.
  • 1974 - O jornalista Tancredo de Sousa Carvalho Filho assume como presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce).
  • 1978 - Morre, aos 83 anos de idade, o ex-deputado Hildeberto Barroso, cearense de Itapipoca nascido em 27/5/1894.
  • 1979 - O Banco do Estado do Ceará-BEC inaugura sua Agência Metropolitana Aldeota na Avenida Santos Dumont, 2004, esquina com Avenida Barão de Studart, com a presença do governador José Waldemar de Alcântara e Silva.
  • 1983 - Morre o coronel Hamílton Holanda Teófilo, que ocupou a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSP-CE) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Nascera em Fortaleza em 2/4/1927.
  • 1983 - Abre-se com a presença da psicóloga Marta Suplicy, o II Congresso da Mulher Cearense.
  • 1991 - Lançado, na Secretaria de Cultura Turismo e Desporto-Secult, no Palácio da Abolição, à noite, o Livro 'O Balanceio de Lauro Maia', Biografia do compositor cearense, nunca antes biografado, de autoria de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), com apresentação feita pela então secretária de Culura do Ceartá, a psicóloga Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau.
  • 1992 - Morre, em São Paulo, Mirian Duarte Matos, filha do jornalista Clóvis Eduardo de Alencar Matos, que foi Rainha da Imprensa em 1955. Nascera em Fortaleza, a 22/4/1934. A seu pedido, o corpo foi cremado.
  • 1998 - Inaugura-se o Hospital Regional da Unimed, na Avenida Visconde do Rio Branco, 4000, no São João do Tauape, numa área de 26.904 metros quadrados. O Projeto é do arquiteto Reginaldo Rangel. A construção havia sido iniciada em março de 1993.
  • 2000 - Morre, em Vassouras-RJ, o general-de-brigada Severino Sombra de Albuquerque, líder integralista que fundou a Legião Cearense do Trabalho. Ex-secretário de Segurança, estava à frente da Universidade integrada Severino Sombra. Nascera em Maranguape-CE, em 8/7/1907.
  • 2004 - Morre, aos 74 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o jornalista e advogado Thiago Otacílio de Alfeu, ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJD-CE), quando funcionava nos altos da Loteria Estadual do Ceará, na Rua Edgar Borges. Era cearense de Cascavel nascido em 1/5/1924.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Evandro e Uece lançam Programa Integração

O prefeito Evandro Leitão lança, nesta terça-feira (13/5/2025), o programa Integração Uece, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). A iniciativa atenderá 1.500 estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, com atividades no contraturno escolar, o que proporcionará o contato com a ciência e ambientes acadêmicos desde a educação básica. O lançamento será às 14 horas no auditório central da Uece, no bairro Itaperi. O novo programa, realizado por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), ofertará as seguintes atividades: Língua Portuguesa, Matemática, laboratório de Ciências, jogos lógicos, artes visuais, música, esporte e cidadania, desenvolvidas por meio de trilhas de conhecimento. As atividades serão mediadas por universitários da Uece e de outras Instituições de Ensino, selecionados por meio de chamada pública. O Integração Uece atenderá estudantes de seis escolas do Distrito de Educação 4, no turno da tarde. Os alunos vão utilizar a estrutura das salas...

Dia das Mães 2025 Cariri Shopping

Para o Dia das Mães 2025, Cariri Shopping lança campanha para celebrar a força do amor que atravessa gerações. Campanha que acontece até este domingo (11 de maio) é oportunidade para complementar presente com chocolate suíço de luxo. O mundo muda o tempo todo. As modas passam, os costumes se transformam, a tecnologia avança, mas há algo, que permanece inalterado: o amor de mãe. Inspirado nesse sentimento, o Cariri Shopping lança sua nova campanha de Dia das Mães, que convida o público a celebrar essa emoção verdadeira e incondicional entre 2 e 11 de maio, ou até durarem os estoques. A cada R$ 450,00 em compras, o cliente pode trocar o cupom fiscal por uma caixa Coração de Trufas Lindor 150g, da Lindt. A marca suíça de chocolates premium Lindt é conhecida pela sua alta qualidade, sabor e textura suave. Um complemento ao presente, que promete roubar a cena e encantar os apaixonados por chocolates. Com o conceito “Mãe é laço pra toda vida”, a campanha ressalta o protagonismo do afeto, que...

Agenda Leonina

 

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Evandro e Uece lançam Programa Integração

O prefeito Evandro Leitão lança, nesta terça-feira (13/5/2025), o programa Integração Uece, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). A iniciativa atenderá 1.500 estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, com atividades no contraturno escolar, o que proporcionará o contato com a ciência e ambientes acadêmicos desde a educação básica. O lançamento será às 14 horas no auditório central da Uece, no bairro Itaperi. O novo programa, realizado por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), ofertará as seguintes atividades: Língua Portuguesa, Matemática, laboratório de Ciências, jogos lógicos, artes visuais, música, esporte e cidadania, desenvolvidas por meio de trilhas de conhecimento. As atividades serão mediadas por universitários da Uece e de outras Instituições de Ensino, selecionados por meio de chamada pública. O Integração Uece atenderá estudantes de seis escolas do Distrito de Educação 4, no turno da tarde. Os alunos vão utilizar a estrutura das salas...

Dia das Mães 2025 Cariri Shopping

Para o Dia das Mães 2025, Cariri Shopping lança campanha para celebrar a força do amor que atravessa gerações. Campanha que acontece até este domingo (11 de maio) é oportunidade para complementar presente com chocolate suíço de luxo. O mundo muda o tempo todo. As modas passam, os costumes se transformam, a tecnologia avança, mas há algo, que permanece inalterado: o amor de mãe. Inspirado nesse sentimento, o Cariri Shopping lança sua nova campanha de Dia das Mães, que convida o público a celebrar essa emoção verdadeira e incondicional entre 2 e 11 de maio, ou até durarem os estoques. A cada R$ 450,00 em compras, o cliente pode trocar o cupom fiscal por uma caixa Coração de Trufas Lindor 150g, da Lindt. A marca suíça de chocolates premium Lindt é conhecida pela sua alta qualidade, sabor e textura suave. Um complemento ao presente, que promete roubar a cena e encantar os apaixonados por chocolates. Com o conceito “Mãe é laço pra toda vida”, a campanha ressalta o protagonismo do afeto, que...

Agenda Leonina