O presidente da Academia Cearense de Letras (ACL), Tales de Sá Cavalcante, conduz na noite desta quinta-feira (17), a solenidade de celebração dos 129 anos da instituição. A comemoração está marcada para 18 horas, no Palácio da Luz, em Fortaleza, com a primeira conferência proferida pelo acadêmico Lúcio Alcântara, em seguida, com a fala do Professor Joaquim Falcão, membro da Academia Brasileira de Letras.
A ACL foi a primeira do gênero no Brasil, fundada antes mesmo da Academia Brasileira de Letras (ABL). Enquanto Academia-mãe, a entidade abriga em seu seio inúmeras outras academias e associações, que ali se reúnem em prol da cultura e da literatura.
Foi no dia 15 de agosto de 1894, no salão nobre da Fênix Caixeiral, que 27 jovens moços se reuniram para fundar a Academia Cearense de Letras, denominada, na época, somente como Academia Cearense. Entre os objetivos principais estavam promover discussões relacionadas à literatura, acompanhar o movimento intelectual, provocar o poder público para o problema educacional, fomentar o interesse artístico e literário, bem como dedicar-se ao estudo das matérias atinentes às ciências matemáticas, físicas, sociológicas, biológicas, dentre outras.

Comentários
Postar um comentário