Pular para o conteúdo principal



Obra de Amir Haddad

Programação Cultural celebra vida e obra de Amir Haddad, em Fortaleza

Atividades culturais gratuitas acontecerão, em 29 e 30 de agosto, na Vila das Artes e no Cineteatro São Luiz, com a presença do diretor teatral.

Em 29 e 30 de agosto, Fortaleza será palco do Projeto Cirandeiro, uma programação cultural gratuita marcante com a participação do ator, diretor e professor Amir Haddad (86 anos), que celebrará a arte cênica teatral brasileira. No dia 29 de agosto (terça-feira), às 17 horas, a atriz cearense Lua Ramos, ex-integrante do grupo Tá Na Rua (coletivo fundado por Haddad), conduzirá uma vivência teatral, na Vila das Artes, sobre a linguagem cênica que permeia os processos de criação do grupo. Em seguida, acontecerá conversa aberta com Amir Haddad.

Já no dia 30 de agosto (quarta-feira), o Cineteatro São Luiz receberá, a partir das 18 horas, evento de lançamento do documentário "Cirandeiro em III Atos" e do livro "Amir Haddad de todos os teatros", que contará com a ilustre presença do premiado diretor e ator Amir Haddad e do diretor do documentário Claudio Boeckel. A ação cultural é uma iniciativa da atriz e produtora cultural Lua Ramos junto com Moio de Artes Produções Artísticas e o grupo Tá na Rua, em parceria com o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), e com o Instituto Cultural Iracema (ICI), por meio da Escola Vila das Artes.

Evento de lançamento: O evento de lançamento do documentário e do livro promete um encontro emocionante entre o público cearense e o mestre da arte teatral nas instalações magníficas do Cineteatro São Luiz. A entrada será gratuita, mediante retirada prévia de ingressos pela plataforma do Sympla ou na bilheteria do São Luiz. A quantidade de ingressos é limitada. Durante o evento, Amir Haddad estará presente para bate-papo, sessão de autógrafos e interação com o público presente. Será uma oportunidade única de mergulhar na mente criativa desse talentoso diretor e ator, absorvendo conhecimentos e trocando experiências sobre a arte teatral.

Documentário "Cirandeiro em III Atos": O documentário, longa metragem dirigido por Claudio Boeckel, revela o universo de um dos maiores pensadores de teatro brasileiro. Com uma carreira brilhante e marcante, Haddad é reconhecido por suas contribuições significativas para a arte teatral nacional e internacional. O documentário apresenta depoimentos exclusivos, cenas de ensaios e momentos íntimos, revelando a trajetória envolvente desse mestre dos palcos.

O longa-metragem tem produção musical e arranjos originais de Alessandro Cardozo e desvenda o universo do artista através de rico material, de ensaios, espetáculos, aulas e acervo, passeando de forma inusitada pelos seus 50 anos de atividade teatral. Paris, Paraty, Amapá, Rio de Janeiro, Cairo, Ceará, praças do Brasil e do mundo como palco eterno das manifestações humanas. “Cirandeiro em III atos” é mais do que o registro do processo criativo de um gênio, é uma ode à contribuição imprescindível e comprometimento absoluto de Amir com a democratização da cultura no Brasil.

Livro "Amir Haddad de todos os teatros": Além do documentário, também será lançado o livro "Amir Haddad de todos os teatros", publicado pela editora Cobogó, uma verdadeira jornada pelos bastidores e pelas emoções do mundo cênico, revelando segredos e desafios que moldaram a carreira desse renomado artista. São 176 páginas que narram sua história de vida e registram para a posteridade seus pensamentos e ensinamentos sobre o ofício e a vocação pública das artes cênicas. O livro é organizado pelos atores e diretores Cláudio Mendes e Gustavo Gasparani, a partir de pesquisas no acervo de Amir Haddad, e conta, também, com um texto do crítico, professor e jornalista Daniel Schenker sobre a carreira do artista e sua contribuição para a cena teatral brasileira.

A personalidade de Amir é traduzida por meio de textos que transportam o leitor à sala de ensaio, onde o professor e diretor desenvolve a prática da arte teatral: ler um texto, dissecá-lo, interpretar e reinterpretar, errar para acertar, exercer a liberdade no processo de criação. Na publicação, Amir expõe seu pensamento sobre Arte Pública, conceito que desenvolveu no fazer teatral, que consiste em libertar-se do espaço institucional para ganhar o espaço da esfera pública, das ruas e das praças, estreitando a relação com a plateia, na contramão de um teatro convencional.

Tá na Rua: Com mais de 40 anos de atuação e diversos prêmios, o grupo tem sede no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, desde 1980, e possui o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Por sua importância, Amir Haddad tem o título de “honoris causa” concedido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. A Casa Tô Na Rua realiza oficinas teatrais, ensaios, celebrações e eventos artísticos culturais. Sua marca são espetáculos que saem do convencional, primam pela ousadia e a desconstrução da dramaturgia, ocupando ruas e praças.   

Sobre Amir Haddad: Amir Haddad é um diretor e ator consagrado, com uma extensa carreira no teatro. Reconhecido nacional e internacionalmente, Haddad é uma referência quando se trata da arte cênica brasileira. Com mais de 100 espetáculos e 400 peças dirigidas, suas obras são marcadas por sua ousadia e inovação, levando o teatro a patamares elevados em termos de qualidade e significado. Em sua mais recente atuação, Amir Haddad dirigiu o monólogo "Virgínia", inspirado na vida e obra da escritora inglesa Virgínia Woolf, peça que marcou a estreia da atriz Cláudia Abreu na dramaturgia.

Serviço

  • Vivência teatral com Lua Ramos e lançamento do livro "Amir Haddad de todos os teatros"
  • 29/8, às 18 horas
  • Vila das Artes
  • Rua 24 de Maio, 1221 - Centro
  • Evento de lançamento do documentário "Cirandeiro em III Atos" e do livro "Amir Haddad de todos os teatros"
  • 30/8, às 18 horas
  • Cineteatro São Luiz
  • Rua Major Facundo,  500, Praça do Ferreira - Centro
  • ➡️ *Link de acesso ao documentário "Cirandeiro em III Atos", no YouTube:* https://youtu.be/d0WFBdnpKRk
  • ➡️ *Link de acesso a imagens:* https://drive.google.com/drive/folders/1pEF7K6R6F72XeBSiSzYV75Gmfk49FcrB

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...