Morre a pesquisadora cultural, ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e filósofa Olga Gomes de Paiva.
- A Cultura do Ceará está de luto ! Vá em paz querida Olga Paiva", manifestam os artistas cearenses.
Ricardo Guilherme: Nós, tão atentos e desatentos aos tempos, nós tão provisórios, nós tão no tempo devassáveis somos. Mas quando formos o efêmero que seremos depois, talvez alguma memória haveremos de ser, se tanto e se tarde memória ainda houver. Em nós memória de Olga Paiva há e há de haver. Na erosão das horas, ela , ao todo, toda restará. Porque soube ser monoliticamente dagora e de antigamente, o antigo e as datas imediatas, o tangível e o nem tanto, as sobras e as sombras do perceptível e do perecível. Restarão ,então, de Olga os resquícios do senso nos dissensos, o contrassenso das sintonias nas dessincronias. E então seus memoriais, mesmo de longe ,em delongas, vão respirar pelos poros das palavras".Silvia Moura: Partiu,encantou-se minha querida amiga Olga Gomes de Paiva .Não tenho palavras pra dizer o quanto sinto e de como estou triste por sua partida,de como você me fazia bem,de como você me aconselhava,de como era bom saber suas opiniões nas muitas lutas por nossa cultura ,por nossa memória,por nossa cidade.Grata por tudo ,por todos os ensinamentos,por seu exemplo de vida.Te lembrarei com um lindo sorriso no rosto e o som da sua gargalhada vai morar no meu coração.Que você seja recebida com muito amor e que esteja na luz".
Miguel Nirez Azevedo: ADEUS, OLGA PAIVA. Minha amiga Olga Gomes Paiva se foi. parenta de pessoas especiais como ela, dentre eles nada menos que Alberto Nepomuceno, Manuel de Oliveira Paiva, B. de Paiva, era uma figura conhecedora de nossa história e de nossa cultura, além de aliar tudo isto ao seu senso de humor. Há pouco mais de cinco meses estive em sua casa por ela convocado preocupada que estava com o destino do acervo do arquiteto José Liberal de Castro. Sua imagem estará sempre presente onde estiver a Cultura".
Deugiolino Lucas: Sinto informar caríssimos amigos do FACE, Imprensa, Classe Teatral e Amigos da TV EDUCATIVA/ TVC - O falecimento ontem da nossa querida OLGA GOMES PAIVA - ANTROPÓLOGA - EX-IPAHAN - EX TJA - Mulher guerreira, inteligente, requintada, só tenho boas lembranças dela como a brincadeira do leque onde ela passava uma verdadeira história cultural do LEQUE sempre quando a gente se encontrava. Meus sentimentos a família e aos amigos. As vezes não encontramos palavras quando temos surpresas assim. Gosto de guardar no meu memorial afetivo sua alegria e sua energia positiva que incorporava a uma recepção infinita que ela deixa como um grandioso legado....
Comentários
Postar um comentário