Pular para o conteúdo principal

Sarto completa as seis carretas do Programa Vem Saúde

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) entregou, na manhã desta quarta-feira (20/3/2024), a sexta e última carreta do Programa Vem Saúde, que leva os serviços da Atenção Primária à Saúde para a população. Até sexta-feira (29/3), a unidade está no bairro Aerolândia, na Regional 6, próximo ao Polo de Lazer (na Comunidade do Areal).


Durante a entrega, José Sarto celebrou a implantação das seis unidades móveis e destacou a importância dos equipamentos para a saúde de Fortaleza:

- O retorno que temos da população é espetacular. É um programa que tem revolucionado o atendimento da atenção básica, chegando a comunidades densamente habitadas e com índices epidemiológicos altos, principalmente nesse período da quadra chuvosa. Uma unidade dessa atende cerca de 1,2 mil consultas por mês. Isso dá uma desafogada na urgência do município, melhorando a demanda e o atendimento”, detalha José Sarto.

Após sexta-feira (29/3), a unidade continuará seguindo um cronograma, permanecendo por uma semana em cada local. A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), busca ampliar o acesso dos usuários aos serviços de saúde. Os resultados têm sido expressivos, conforme pontua o secretário de Saúde, Galeno Taumaturgo.

- Até o momento nós fizemos, nas unidades móveis, mais de sete mil atendimentos médicos, oito mil atendimentos de enfermagem e dois mil atendimentos de odontologia. É um projeto, que está causando impacto onde chega. Tudo isso faz parte do plano de governo do prefeito em levar a saúde mais perto da casa das pessoas”, explica Galeno Taumarurgo.

Outros cincos Postos de Saúde Itinerantes já estão beneficiando a população fortalezense. Três carretas estão substituindo postos de saúde que estão sendo requalificados: nos bairros Conjunto Ceará (posto Maciel de Brito), Lagoa Redonda (posto Terezinha Parente) e Álvaro Weyne (Posto Floresta). A quarta unidade está acolhendo temporariamente as demandas pediátricas ao lado do Hospital da Criança de Fortaleza (HCF), no bairro Jóquei Clube.

Já o quinto posto móvel, entregue em fevereiro pela gestão, está atualmente com atendimento no bairro Vicente Pinzón e comunidade do Lagamar. O intuito é que as unidades percorram toda a cidade, ampliando o atendimento nos territórios e o acesso aos serviços básicos.

Critério dos bairros: A escolha dos bairros considera critérios como: áreas territoriais extensas, adensamento populacional, perfis epidemiológicos, barreiras sociais e regiões com grande volume de postos sendo requalificados.

As unidades, que podem ser acessadas pelo público geral, ofertam seus serviços de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas (exceto feriados). Cada unidade tem capacidade para realizar aproximadamente 1.100 atendimentos ao mês. Os equipamentos possuem 45m², além de contarem com estrutura anexas para acolher laboratório, sala de pequenos procedimentos, coleta laboratorial, banheiros e esterilização.

Quem recebeu atendimento na unidade nesta quarta-feira (20/3) foi a aposentada Maria Carneiro. Aos 76 anos, ela possui quadro de pressão alta e pré diabetes. O posto itinerante foi a oportunidade perfeita para fazer uma consulta de rotina e verificar seus índices, aferindo a Pressão e verificando a Glicemia.

- Estou pedindo a Deus que dê tudo certo com meus exames. Como o posto está em reforma, acabei não procurando outro lugar para me consultar. Passei por aqui, vi a carreta e vim me consultar, achei um encanto, bom demais”, conta Maria Carneiro.

Quem também realizou atendimento foi a dona de casa, Silvânia Alves. Ela conta, que foi atendida rapidamente, e espera poder, através do posto, conseguir um encaminhamento para uma consulta com especialista para sanar seu problema de Saúde.

- Tenho tido um mal estar frequente e fui encaminhada pela UPA para o posto de saúde. Como o posto está em reforma, soube por outros moradores da carreta e em 10 minutos já fui chamada para a triagem. Espero ser encaminhada para fazer os exames completos e descobrir qual o problema”, afirma Silvânia Alves.

Serviços disponíveis: Entre os serviços ofertados nas estruturas, estão consultas médicas e de enfermagem, além de atendimento odontológico, realização de pequenos procedimentos e coleta laboratorial.

Os usuários também terão acesso, de acordo com a avaliação médica, à aplicação de medicação injetável, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, verificação de pressão e glicose, e encaminhamentos para especialidades.

Programa Vem Saúde: Ao todo, o programa Vem Saúde dispõe de seis postos de saúde itinerantes em funcionamento. Além disso, a iniciativa contempla os Tuk-tuks dos remédios, que ofertam a entrega de medicamentos em casa. Fortalezenses com lesão medular, que aderiram à distribuição domiciliar de forma voluntária, já estão recebendo em suas residências.

A iniciativa evita deslocamentos, reduz o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e proporciona que familiares e responsáveis possam dedicar mais tempo aos cuidados do paciente.

A Prefeitura está atuando no cronograma de ampliação da distribuição domiciliar de medicamentos, por meio da contratação de mais 24 triciclos. Em breve, novos pacientes serão beneficiados, além dos que possuem lesão medular.

Cronograma itinerante das carretas
: O Cronograma estará disponível no canal Saúde do Portal da Prefeitura, na aba lateral direita com o título “Programa Vem Saúde–Postos itinerantes”.
  • 18 a 29/3-Regional 6-Avenida Governador Raul Barbosa, S/N–Aerolândia-Ponto de referência: Polo de Lazer da Aerolândia (Comunidade do Areal)
  • 1 a 5/4-Regional 6-Rua São Jorge, 1381-Coaçu-Ponto de referência: Areninha do Coaçu.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".