Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta terça-feira (7 de maio de 2024), para:

  • 82 anos de Pedro Jorge Ramos Vianna.
  • 75 anos de Sérgio Rodrigues.
  • 67 anos de Ezildo Correia Alencar.
  • 58 anos de Fran Queiroz.
  • 51 anos do jornalista Hamilton Nogueira.
  • 44 anos de Marden Dias.
  • 37 anos da jornalista Joyce Pedrosa (foto com professor Lauriberto Braga).
  • Jornalista Nícolas Paulino.
  • Professor Evandro Ferreira Gomes.
  • Katia Alves.
  • Paulo Pinho.
  • Rafael Fujita.


Arquivo Nirez para 7 de maio na História do Ceará:

  • 1825 - Arcabuzado o tenente coronel Francisco Miguel Pereira Ibiapina, chefe do Serviço de Fazenda. Era natural de Sobral, nascido em 8/5/1782. Era pai do Padre Ibiapina. Era membro ativo da República do Equador.
  • 1831 - Circula o primeiro número do jornal Cearense "Jacaúna", redatoriado pelo padre José Ferreira Lima Sucupira.
  • 1880 - Fortaleza e o Ceará, como todo o País são abalados com a notícia da morte de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, aos 86 anos de idade.
  • 1891 - Instalado o Congresso Cearense Constituinte, que elege sua mesa diretora, o governador e o vice-governador do Estado. O presidente é o desembargador José Joaquim Domingues Carneiro. São eleitos governador o general de divisão José Clarindo de Queirós e o vice-governador major Benjamin Liberato Barroso (Benjamin Barroso).
  • 1891 - Publicado, em Fortaleza, o jornalzinho Bilontra, que saía aos domingos e quintas-feiras.
  • 1916 - Ocorrem eleições municipais em todo o Estado.
  • 1925 - Muda de denominação a principal praia de Fortaleza quando, por Decreto, a Praia do Peixe passa a chamar-se Praia de Iracema.
  • 1928 - Deixa o comando do 23º Batalhão de Caçadores-23BC, o coronel Luís Sombra, sendo substituído interinamente pelo capitão Alves Távora, aguardando a chegada do tenente-coronel Guilherme Ribeiro da Cruz.
  • 1934 - Em sessão realizada no Ideal Clube, na Avenida João Pessoa, o então presidente Joaquim Markan Ferreira Gomes comunica a compra ao advogado Raul de Sousa Carvalho, de terreno na Praia de Iracema, para construção da sede daquele Clube.
  • 1934 - Instala-se, solenemente, no prédio do Palace Hotel, o Rotary Clube de Fortaleza, filiado ao Rotary Club Internacional em ágape presidido por Lauro Barbosa, que empossou a primeira diretoria, tendo à frente Pedro Philomeno Ferreira Gomes (Pedro Philomeno). Na ocasião foi lançado o primeiro número do Boletim do Rotary Clube.
  • 1936 - Morre, em Fortaleza, o comerciante Euclides Aires, ex-presidente da Fênix Caixeiral e ex-vereador municipal.
  • 1943 - Lançada a pedra fundamental do Hospital Português (Hospital da Beneficência Portuguesa), na Aldeota, com as presenças do almirante Carlos Viegas Gago Coutinho, do Interventor Menezes Pimentel e do prefeito Municipal.
  • 1943 - Inicia-se a mudança do Quartel General da 10ª Região Militar do prédio da esquina da Rua Pedro I com Rua Floriano Peixoto, para prédio na esquina da Rua General Sampaio com Rua Pedro Pereira, 461.
  • 1945 - O Diário Oficial do Município 3.395, traz a Lei 123, de 11 de abril, que dá o nome de Praça Clóvis Bevilacqua, ao quadrilátero limitado pela Avenida Desembargador Moreira, Avenida Padre Antônio Tomás, Rua Eduardo Salgado e Rua Barbosa de Freitas, na Aldeota, que já foi Praça José Acioli, Bosque General Eudoro Corrêa e hoje é Praça Carlos Alberto Studart.
  • 1947 - De regresso de viagem, o governador Faustino de Albuquerque renomeia Secretário de Polícia e Segurança Pública, Ademar do Nascimento Fernandes Távora (Ademar Távora).
  • 1951 - Realizadas as primeiras experiências de nucleação artificial no Ceará, pela equipe formada pelo engenheiro João Janot Pacheco, o médico João Ramos Pereira da Costa, os agrônomos Abner Gurgel Gondim e Mauro Barbosa Botelho (Mauro Botelho), mediante disseminação de gelo seco em nuvens cumulus-nimbos, com o auxílio de aviões da Força Aérea Brasileira-FAB.
  • 1952 - Fundada em Fortaleza a Cooperativa de Crédito Brasil Ltda., cuja diretoria, é constituída por: Diretor-presidente - Vicente Fraga; diretor-gerente - Gerardo Carvalho Santos; diretor-secretário - Oséas Leitão e Silva; Diretores - Ubirajara Borges, Odorico Patrício e Francisco Valentim de Moura; Conselho Fiscal - José Milton Gaspar Brigido, Francisco de Assis Bezerra e José de Oliveira Albuquerque; Suplentes - Otacílio Pereira Leite, Sérvulo Moraes de Sousa e João Menezes Bezerra Filho. A Cooperativa de Crédito Brasil Ltda., instala-se, em sede provisória, na Rua Liberato Barroso, 110.
  • 1953 - O Diário Oficial do Município 224, publica a Lei 625, de 5/5/1953, que dá nova denominação ao Beco do Matadouro, no trecho que vai da Rua Manoel Nunes à linha férrea, em Antônio Bezerra, que passa a ser Rua José Barbosa Lima, projeto do vereador João César. José Barbosa Lima foi comerciante, funcionário público e incentivador de esportes.
  • 1955 - O médico Ossian de Aguiar é eleito presidente da regional de Fortaleza da Secção Brasileira do Colégio Internacional de Cirurgiões. Os médicos José Galba Araújo e Elísio Diógenes Pinheiro (Elísio Pinheiro) são eleitos, respectivamente, vice-presidente e secretário-tesoureiro.
  • 1956 - O Diário Oficial do Município 936, publica a Lei 1.035 do dia dois, que denomina de Rua Vereador Antônio Mendes a uma via da Vila Popular no Pici. Hoje este nome está em uma rua do Jardim América.
  • 1963 - Chega a Fortaleza, através do Departamento de Correios e Telégrafos-DCT, o Telex.
  • 1965 - Morre, em Fortaleza, aos 48 anos de idade, o ex-deputado Antônio de Oliveira Castro (Antônio Castro), médico cearense nascido em Acarape a 15/7/1916.
  • 1968 - Inaugurado, no bairro João XXIII, o Grupo Escolar Heráclito de Castro e Silva, com a presença do Secretário de Educação do Estado, Ubirajara Índio do Ceará.
  • 1971 - Publicada no Diário Oficial do Município 4.659 a Lei 3.878 do dia quatro, concedendo ao escritor e poeta Artur Eduardo Benevides, nascido em Pacatuba-Ceará, o título de Cidadão de Fortaleza, proposição do vereador José Herval Sampaio.
  • 1972 - Em assembleia-geral, o Clube Iracema decide colocar à venda seu terreno e sede atual, ocupando área de um hectare, entre a Rua Carlos Vasconcelos, Rua Pereira Filgueiras, Rua Barão de Aracati e Rua Iracema, na Aldeota. Posteriormente no local levantou-se o Edifício da Receita Federal.
  • 1981 - O poeta e jurista Carlyle de Figueiredo Martins (Carlyle Martins) grava depoimento para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez) em sua residência na Avenida do Imperador.
  • 1982 - A mais alta honraria do Estado, a Medalha da Abolição, é entregue ao jornalista Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), comerciante Vicente de Paulo Maria Sales Linhares (Vicente Sales Linhares), Valfrido Salmito Filho e Eduardo Régis Monte Jucá (Régis Jucá), em solenidade presidida pelo governador do Estado.
  • 1983 - No Centro de Convenções do Ceará são instalados o XVII Congresso Brasileiro de Odontologia, o III Congresso Nordestino de Odontologia e o V Congresso Cearense de Odontologia.
  • 1988 - Morre, em Fortaleza, o comerciante José Aquino de Alencar, da firma J. Aquino de Alencar.
  • 1994 - Morre o contabilista José de Moura Beleza, ex-funcionário do Banco do Brasil, ex-presidente do Sindicato dos Bancários, nascido em Oeiras, PI, em 16/2/1921. Por causa de suas ideias esquerdistas foi cassado pelo golpe de 1964 sendo preso em Fernando de Noronha. Durante o regime militar foi perseguido constantemente.

Com informações da:

  • Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec).
  • Facebook.
  • Wikipedia.
  • Frisson News.
  • Arquivo Nirez.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...