Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (22 de agosto de 2024), para:

  • Radialista Eriberto Gomes de Melo
  • Paulo Henrique Nobre 
  • Rodrigo Campos
  • Nice Mota
  • Gildson Antônio Massilon
  • Wilson Barroso


Arquivo Nirez para 22 de agosto na História do Ceará:

  • 1852 - Mais uma vez ocupa o cargo de Chefe de Polícia, assumindo o Boticário Antônio Rodrigues Ferreira de Macedo (Boticário Ferreira).
  • 1859 - O então presidente José Liberato Barroso assina contrato para iluminação pública de Fortaleza, a gás, com a firma Joaquim Cunha Freira & Irmão, contrato aprovado pela Lei 918 de 13/9/1859; Em 1864 outro contrato é assinado com o mesmo intuito, por gás hidrogênio-carbonado. Os contratantes passam o privilégio para a firma Ceará Gás Company Ltd., sediada em Londres, no ano seguinte e em 17/9/1867 foi inaugurada a iluminação parcial da cidade. A iluminação elétrica iniciou suas experiências em 10/10/1933 e inaugurou-se no dia 08/12/1934. Mas a era do gás em Fortaleza terminou definitivamente no dia 25/10/1935 quando o último lampião foi apagado. A Ceará Gás tinha escritório na Rua Formosa, 50 (antigo).
  • 1875 - Finalmente assinado o contrato para assentamento dos trilhos dos carris de ferro (bondes de tração animal) com Coelho da Fonseca e Alfredo Garcia, não mais de Fortaleza a Messejana, mas para ligação do centro de Fortaleza com seus bairros.
  • 1915 - Morre, em Fortaleza, o médico e literato José Cabral de Alencar, o Abdhul Assur da Padaria Espiritual, cearense de Baturité nascido a 14/1/1877 e hoje é nome de rua que abrange Parangaba e Itaoca.
  • 1927 - A agência de revistas e jornais Casa dos Milhões é vendida para José Edésio de Albuquerque. Ficava na Rua Floriano Peixoto, 170.
  • 1928 - A loja Rosa dos Alpes, de João Carvalho, muda-se da Rua Floriano Peixoto, 165 com fundos para a Rua General Bezerril, 166, para a esquina da Rua Floriano Peixoto nº 155 (antigo), atual número 543, com Travessa Municipal, 32 (Guilherme Rocha, 60), na Praça do Ferreira. Local onde depois estiveram o Café Globo, os Magazine Paissandu, a Aplub e hoje está no térreo a Contágio Confecções e nos altos o Restaurante Le Scale.
  • 1932 - Na Santa Casa de Misericórdia, instala-se o Serviço de Pronto Socorro (depois Assistência Municipal e hoje Instituto José Frota), que se inicia contando com os doutores José Deusdedit de Vasconcelos, Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço) e Lineu de Queirós Jucá (Lineu Jucá). O ato conta com a presença do capitão Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, interventor federal do Ceará, desembargador Olívio Câmara, secretario do Interior e Justiça; Amílcar Barca Pelon, diretor do Serviço Sanitário do Estado; coronel Valdemar Monteiro, comandante do Corpo de Segurança Pública; Dom Manuel de Silva Gomes, arcebispo metropolitano; membros da mesa administrativa daquele hospital e muitas outras pessoas.
  • 1934 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 65 anos de idade, o desembargador José Moreira da Rocha, ex-presidente do Estado e deputado estadual. Era cearense de Sobral nascido a 24/3/1869. Existe no Meireles, Aldeota e Dionísio Torres, a Avenida Desembargador Moreira, em sua homenagem.
  • 1937 - Publicado o jornal maçônico “Democracia”, da Grande Loja do Ceará, dirigido por Oswald M. Lima e com redação na Rua Conde D’Eu, 853.
  • 1940 - Luiz Severiano Ribeiro, vem ao Ceará expressamente para adquirir a Empresa Janja, recentemente fundada, em Fortaleza, para explorar a indústria de cinemas, conseguindo fechar negócio com o diretor da citada empresa, engenheiro agrônomo Clóvis de Araújo Janja (Clóvis Janja), que inaugurara, em Fortaleza, o Cine Rex, ficando a Empresa Severiano Ribeiro sem concorrente na área cinematográfica em Fortaleza.
  • 1942 - O governo brasileiro declara Estado de Beligerância com a Itália e a Alemanha.
  • 1943 - O Campeonato Cearense de Futebol encerra-se com partida realizada no Estádio Municipal, entre o Sport Club Maguari e Ceará Sporting Club que termina 0x0, mas classifica-se o Sport Club Maguari como Campeão daquele ano.
  • 1950 - Inaugurado, em Messejana, o Patronato Imaculado Coração de Maria, pelas Irmãs Capuchinhas.
  • 1955 - Falecimento do comerciante Gastão Meyer, gerente da firma Costa Lima & Mirtyl, da qual era sócio, vitimado por um colapso cardíaco, em sua residência de veraneio na Volta da Jurema, em Fortaleza. Era aracatiense nascido em 1912.
  • 1958 - Empossa-se, na Cadeira 19, de José Albano, na Academia Cearense de Letras-ACL., o escritor e historiador Mozart Soriano Aderaldo, saudado por João Clímaco Bezerra.
  • 1972 - Albani Camelo Sampaio, torneiro e aprendiz de mecânico da Petrobras, representante do Ceará, conquista o título de Operário Padrão do Brasil, no certame promovido pelo Serviço Social da Indústria-SESI.
  • 1973 - Vendido o prédio do Cine Samburá, da Empresa Cinemar, de Amadeu Gomes Barros Leal Amadeu Barros Leal), na Rua Major Facundo nº 802, ao Grupo Luiz Severiano Ribeiro, que deveria instalar no local o Cine Roxy, mas terminou instalando o Cine Fortaleza.
  • 1973 - O arcebispo Dom Aloísio Lorscheider recebe o título de Cidadão de Fortaleza, em sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza, sendo saudado pelo vereador, autor do projeto, Fausto Arruda. 
  • 1974 - Anunciada a fusão do Banco dos Proprietários e o Banco Industrial do Cariri-BIC, do grupo Bezerra de Menezes, com matriz em Juazeiro do Norte. Foi depois o Banco Industrial do Ceará-BIC.
  • 1975 - Abre-se, às 16h, o I Encontro de Prefeitos e Presidentes de Câmaras Municipais do Ceará, no Auditório Horácio Lafer, do Banco do Nordeste do Brasil-BNB.
  • 1975 - No Teatro José de Alencar, às 14 horas, inicia-se o I Congresso Nacional de Cantadores.
  • 1976 - Instala-se em Fortaleza o III Seminário Regional Sobre o Idoso na Sociedade Brasileira.
  • 1977 - Inaugurada, na Semana do Folclore, a sede própria da Associação Cearense de Folclore, na Rua Meton de Alencar, 1, esquina com Avenida Visconde do Rio Branco, 1704, com o Auditório Leonardo Mota, Sala Câmara Cascudo, Alpendrão dos Violeiros, Sala Figueiredo Filho, Bosque 22 de agosto, Sala Neri Camelo, Pátio da Lua Cheia, Alpendre Onélio Porto, Biblioteca Dom Lustosa, Discoteca Patativa do Assaré, Museu Mestre Noza e Escolinha Henriqueta Galeno. Infelizmente a casa foi vendida e hoje, após reforma abriga um desses restaurantes que infestam a Cidade e produzem poluição sonora, incomodando a vizinhança.
  • 1977 - Recebe o título de Cidadão Cearense, o comandante da 10ª Região Militar, general Milton Tavares de Sousa.
  • 1981 - Os restos mortais do cantor paraense Gabriel Eusébio dos Santos (Ari Lobo) são transferidos do Cemitério de São João Batista, onde fora enterrado como indigente, para o Cemitério do Parque da Paz, numa homenagem póstuma no primeiro aniversário de seu passamento ocorrido no Ceará em 21/8/1980.
  • 1992 - Interditada a Avenida Monsenhor Tabosa, para obras de melhoramentos visando transformá-la num centro de atração turística. Foram prometidos melhoramentos no fluxo do tráfego e melhor estacionamento, mas o que se viu foi o estrangulamento da via que se tornou quase intransitável.
  • 1993 - Inaugurada em Fortaleza, em prédio na esquina noroeste da Rua São Paulo com Rua Barão do Rio Branco, a loja Arca D’Aliança.
  • 1993 - Os pisos e forros de madeira do Palacete Brasil, na esquina da Rua General Bezerril com Travessa Morada Nova, desabam, deixando o prédio apenas com as fachadas.
  • 2002 - Inaugurada na manhã, pelo governador Benedito Cleyton Veras Alcântara (Beni Veras) e pelo secretário da Segurança Pública e Defesa da Cidadania - SSPDC, general Cândido Vargas Freire, e sede do 30º Distrito Policial, no Conjunto São Cristóvão, com as presenças da Procuradora Geral de Justiça - PGJ, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, e o superintendente da Polícia Federal, Wilson Nascimento, além de delegados da Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Na ocasião, o governador Benedito Cleyton Veras Alcântara (Beni Veras) ressaltou o papel dos conselhos comunitários no combate à violência. Foram reinaugurados também o 9º DP, no Vicente Pinzón e o 17º DP, na Vila Velha.
  • 2008 - Toma posse, na Academia Cearense de Letras-ACL, na Rua do Rosário, 1, como membro efetivo, Francisco César Asfor Rocha, na cadeira nº22 que tem como patrono Justiniano de Serpa e seu antecessor foi Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos), sendo saudado pelo acadêmico Napoleão Nunes Maia Filho.
  • 2012 - Morre o poeta, escritor e professor Waldy Sombra Lopes (Waldy Sombra), sendo sepultado no dia seguinte. Autor de vários livros históricos. 
  • 2021 - Morre em Fortaleza, o advogado Neuzemar Gomes de Moraes vítima de Câncer. Nascido em Madureira, no Acre, em 27/7/1944, veio para o Ceará com quatro anos de idade passando a morar em Iracema onde permaneceu 13 anos quando veio para Fortaleza para estudar e foi para Brasília onde forma-se em direito, vindo para Fortaleza. Era membro do Instituto do Ceará. Seu velório ocorre na Funerária Ethernus que após missa de corpo presente segue para sepultamento.

  • Dia do Folclore

Com informações:

  1. Apcdec.
  2. Arquivo Nirez.
  3. Facebook.
  4. Frisson News.
  5. Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...