Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste domingo (18 de agosto de 2024), para:

  • 50 anos do radialista Alano César Maia Barreto (foto com esposa Juliana Gurgel Passos Maia)

  • 40 anos do jornalista Inácio Aguiar (foto)
  • Darlan Machado
  • Aline Nascimento
  • Andrea Rodrigues
  • Marcelo Brasil Filho


Arquivo Nirez para 18 de agosto na História do Ceará:

  • 1876 - Pela lei provincial 1.728 foi novamente criada a freguesia de Porangaba (Parangaba), antiga Arronches.
  • 1888 - Morre, no Rio de Janeiro-RJ, aos 46 anos de idade, o escritor João Franklin da Silveira Távora (Franklin Távora), cearense de Baturité nascido a 13/1/1842 no Sítio Serrinha da Glória. Hoje é nome de Rua no centro de Fortaleza.
  • 1893 - Morre o marechal José Antônio Correia da Câmara (Visconde de Pelotas), veterano da Guerra do Paraguai, ex-senador do Império, ex-Ministro da Guerra, gaúcho nascido a 17/2/1824.
  • 1912 - Fundada em Fortaleza a Sociedade Deus e Mar, associação benemérita composta de homens do mar, que mereceu entre outras coisas, uma marca de cigarros. Seu primeiro presidente foi Cândido Elisiário da Cunha.
  • 1913 - Iniciada a construção do novo prédio da Fênix Caixeiral, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua 24 de Maio, local antes ocupado pela residência do ex-presidente Antônio Pinto Nogueira Acioli.
  • 1925 - Falece, em Limoeiro do Norte, aos 24 anos, o professor, jornalista, prosador e poeta, cônego Climério Chaves, vigário naquela localidade, um dos fundadores do Colégio Cearense. Nascera em Limoeiro do Norte a 4/7/1875.
  • 1930 - Grande incêndio destrói, na Praça Capistrano de Abreu (atual Praça Valdemar Falcão), a Mercearia Guarani, de Ernesto Braga da Silva, Mercearia Aliança, de Sérgio de Castro e Mercearia Triunfo, de Demóstenes Gomes de Menezes. O sinistro iniciou-se na Mercearia Guarani.
  • 1942 - Acontece o chamado quebra-quebra, em represália ao afundamento de vários navios mercantes brasileiros na costa brasileira, torpedeados por submarinos italianos e alemães. Estabelecimentos de alemães, italianos e japoneses são depredados, assaltados e incendiados pelo povo revoltado. Até estrangeiros que nada tinham a ver com o “eixo” foram “punidos” por terem nomes complicados. Na voragem foram incendiadas as lojas A Pernambucana e Casa Veneza, a Casa Cunto e a firma Paschen & Companhia. A Padaria Italiana muda seu nome para Padaria Nordestina, durante a revolta popular. O Edifício Itália cobriu o nome Itália com papel. Estrangeiros hastearam bandeiras brasileiras nas fachadas de suas casas. O movimento começou com uma missa na Igreja do Patrocínio, tudo acompanhado pelo então estudante de direito Thomás Pompeu Gomes de Matos que fotografou todo o movimento.
  • 1944 - Inaugura-se uma exposição de pinturas de Raimundo Brandão Cela (Raimundo Cela), promovida pela Revista Contemporânea.
  • 1951 - Inaugurada a Sorveteria Cabana, de Raimundo Nonato Damasceno Filho, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua Barão do Rio Branco, baixos do Edifício Vitória, local hoje ocupado pela loja Esmeralda.
  • 1954 - Assume as funções de Inspetor da Alfândega de Fortaleza João Alves de Moura.
  • 1956 - O americano Davies Morgan, que pesca lagosta na costa nordestina, principalmente próxima à Fortaleza, é proibido de continuar pescando, pela Divisão de Caça e Pesca do Ministério da Agricultura.
  • 1956 - Morre, em Fortaleza, o técnico em refrigeração Luís Alves Maia, fortalezense nascido em 8/3/1893. Hoje é nome de rua na Aldeota.
  • 1956 - Pela primeira vez no Ceará um clube social toma a iniciativa de instalar em sua sede um cinemascope. O empreendimento cabe ao Clube Líbano Brasileiro, que assina contrato com a S. A. Philips do Brasil para o fornecimento do equipamento cinematográfico, dotado da mais moderna técnica. Pela Philips do Brasil assinou o contrato o seu gerente local, Ebert Neves, cabendo a José Dummar, presidente do Clube Líbano Brasileiro, assiná-lo por sua entidade. Presentes à solenidade os srs. Aziz Ary, vice-cônsul do Líbano em Fortaleza; Jorge Ary, vice-presidente do Clube Líbano; Jamil Bachá, Tesoureiro; e os diretores Jorge Kaiate, Nagibe e Francisco Gazelli.
  • 1959 - Morre, no Rio de Janeiro como Ministro do Tribunal Superior do trabalho, o magistrado Joaquim Máximo de Carvalho Júnior, cearense de Granja, nascido no dia 22/03/1895. Era membro da Academia Cearense de Letras - ACL. 
  • 1960 - Chega em Fortaleza o marechal Henrique Dufles Batista Teixeira Lott (Marechal Lott), candidato à Presidência da República e João Belchior Marques Goulart (João Goulart), candidato à vice-presidência e realizam comício na Praça José de Alencar.
  • 1975 - Morre o médico Benedito Augusto de Carvalho Pereira, aos 47 anos de idade, pernambucano de Olinda onde nasceu a 14/03/1928.
  • 1976 - Morre, no Rio de Janeiro, com 42 anos incompletos, o escritor e jornalista Juarez Távora Barroso de Albuquerque Ferreira (Juarez Barroso), vítima de aneurisma da aorta. Era editor do Caderno B do Jornal do Brasil. Cearense de Pernambuquinho nascido em 1934. Autor do romance “Mundinha Pacheco e o resto do pessoal”. Foi sepultado às 9h do dia 20 no Cemitério de São João Batista, em Fortaleza. É hoje nome de avenida na Água Fria.
  • 1980 - Inaugura-se o segundo contrafluxo de Fortaleza, na Avenida Antônio Sales. O primeiro foi na Avenida Francisco Sá, há quatro meses.
  • 1982 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará apresenta à Imprensa, a 2ª tenente Helena Amarante Rosa, a primeira mulher selecionada pela Marinha do Brasil para servir em Fortaleza.
  • 1989 - Chega a Fortaleza, em campanha para a presidência da República, o candidato Leonel de Moura Brizola (Leonel Brizola), do Partido Democrata Trabalhista-PDT.
  • 1996 - O Campeonato Cearense de Futebol é encerrado com a partida entre o Ceará Sporting Clube e o Ferroviário Atlético Cearense, realizada no Estádio Plácido Aderaldo Castelo, “Castelão”, na qual o Ferrim é derrotado pelo Vovô que sai Campeão.
  • 2000 - Iniciadas as obras de aterro da Praia de Iracema, no trecho entre a Rua João Cordeiro e a Avenida Rui Barbosa, pela embarcação de drenagem que retirará areia do fundo do oceano e trará para a praia, formando uma praia artificial.
  • 2000 - Estreia, às 20h30min, na Avenida Rogaciano Leite, o Circo Vostok, de origem russa, que se diz ecológico, por não trazer animais, tendo como atração ginetes, trapezistas, palhaços e mágicos.
  • 2006 - Inaugurada em Fortaleza a Loja Mega Insinuante, na Avenida Washington Soares, 255.
  • 2006 - O promotor de Justiça Antônio Carlos Azevedo Costa é o novo secretário-executivo do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor-Decon, no Ceará. A nomeação é concedida pelo Procurador Geral de Justiça do Estado, Manuel Lima Soares Filho, depois que o atual titular do órgão desde novembro de 2004, Ricardo Memória, pediu exoneração do cargo.
  • 2016 - Falecimento no Hospital Monte Klinicum. Vítima de falência múltipla dos órgãos, o professor José Teodoro Soares (Professor Teodoro), aos 75 anos de idade. Era deputado estadual e exerceu o cargo de Reitor da Universidade Regional do Cariri - URCA e da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Seu corpo é velado na Assembleia Legislativa do Ceará depois seguindo para Sobral passando a ser velado nas dependências da UVA e o sepultamento dá-se em Reriutaba, CE, sua terra natal. Por ocasião de seu falecimento, era presidente da Universidade do Parlamento Cearense - Unipace e professor da Universidade Estadual do Ceará - Uece. Nascera a 28/12/1940.
  • 2018 - Inaugurado, pelo prefeito Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, o Largo Dom Antônio de Almeida Lustosa, localizado na Rua São José, entre a Rua Sobral e a Rua Rufino de Alencar. O espaço integra o conjunto de intervenções que visam à requalificação do Centro da Capital. O trecho configura mais uma opção de lazer e de convivência para moradores e visitantes da região. Desenvolvida pela Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza, a iniciativa inclui, no local, a instalação de piso industrial, nova iluminação, sinalização podotátil, projeto paisagístico e mobiliários urbanos, além de implantação de paraciclos, balizadores, lixeiras seletivas, floreiras e gradis e também recebe, além de arbustos ornamentais, o plantio de mudas de árvores das espécies sibipiruna, ipê amarelo e ipê roxo.

Com informações:

  1. Apcdec.
  2. Arquivo Nirez.
  3. Facebook.
  4. Frisson News.
  5. Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...