Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta segunda-feira (26 de agosto de 2024), para:

  • Radialista Francisco de Assis Matos.
  • Radialista Francisco Wander Gomes Bezerra.
  • Patrick Gomes Anchieta.
  • Walter Gomes.
  • José Maria Castro.
  • Ingrid Custódio Romero.

Arquivo Nirez para 26 de agosto na História do Ceará:

  • 1824 - Proclamada a República no Ceará, em um grande Conselho de 450 eleitores, presidido por Tristão Gonçalves, em adesão à República do Equador.
  • 1850 - A Chefia de Polícia passa, para as mãos do comerciante português José Maria Eustáquio Vieira, que no dia seguinte passa o cargo ao juiz Luís Rodrigues Samico.
  • 1884 - Publicado o primeiro número do jornal “Infância”, em Fortaleza.
  • 1885 - Muda novamente de comando, a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, saindo o capitão-tenente Manuel Augusto de Castro Menezes e entrando o 1º tenente Carlos Vidal de Oliveira Freitas.
  • 1894 - Inaugura-se nesta Capital a Fábrica de Curtumes (Curtume Cearense), no bairro do Jacarecanga, no local onde hoje fica a Escola de Aprendizes Marinheiros, na Avenida Philomeno Gomes, 30.
  • 1900 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho amolecado “O Charutinho”, por José Carolino.
  • 1905 - Morre, em Fortaleza, vítima de tuberculose, Jovino Guedes Alcoforado, um dos fundadores da república no Ceará. Foi professor do Liceu do Ceará. Era membro da Padaria Espiritual, na qual usava o pseudônimo de Venceslau Tupiniquim. Era cearense de Arneirós nascido a 26/8/1859. Hoje é nome de rua na Aldeota.
  • 1908 - Inaugurado o primeiro cinema fixo em Fortaleza, pois até então haviam passado vários tipos de cinemas itinerantes. Instalado pelo italiano Victor Di Maio, inaugura-se o Teatro Art-Nouveau, ou Cinematógrafo Art-Nouveau, ou ainda Cinema Di-Maio, no “Maison Art-Nouveau”, na esquina da Rua Municipal (Guilherme Rocha) com Rua da Palma (Major Facundo). O programa inaugural exibiu o filme “As vítimas do dever”, da Ambrósio. 
  • 1920 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o poeta humorista ipuense Abílio Martins. Equivale hoje ao cargo de Secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania.
  • 1921 - Em Fortaleza os artistas João Teixeira Guimarães (João Pernambuco) e José Luís Calazans Rodrigues (Jararaca), que dão recital no Salão Juvenal Galeno, depois Casa de Juvenal Galeno.
  • 1925 - Toma posse, no comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, o tenente-coronel Vicente Francelino de Albuquerque, substituindo o tenente-coronel Gustavo Frederico Bentenmuller.
  • 1925 - Morre, em Fortaleza, pobre e esquecido, o pintor autor do quadro “Fortaleza Liberta”, feito em 1884, comemorando a libertação dos escravos no Ceará e que se encontra hoje no Museu do Ceará, José Irineu de Sousa. Morou muitos anos no Pará. Nascera em Fortaleza a 25/3/1850.
  • 1926 - Funda-se, em Fortaleza, o Instituto dos Contadores e Guarda-Livros do Ceará, em reunião presidida por Francisco Riquet.
  • 1927 - Assume o comando do Regimento Policial do Ceará, o major Tomaz Maciel Pinheiro, pertencente àquela corporação.
  • 1928 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol, com a partida entre Fortaleza Esporte Clube e Esporte Clube Maguari, no Campo do Alagadiço, com a vitória de 2x0 para o Fortaleza Esporte Clube que se sagra Tricampeão.
  • 1928 - Fundado, em Fortaleza, mais um clube de futebol, o José de Alencar Foot-ball Club.
  • 1928 - Passa por Fortaleza a jangada que faz o raide Aracati-Belém, patrocinada pela Sociedade de Estivadores da Borracha no Pará. Os pilotos da jangada são os pescadores Bernardino Fernando do Nascimento e José Isidoro dos Santos.
  • 1941 - Começa a demolição do quarteirão que fica entre a Rua Major Facundo, Travessa Pará, Rua Floriano Peixoto e Rua Guilherme Rocha, na Praça do Ferreira, para construção do edifício que vai abrigar a Prefeitura Municipal. O prédio nunca foi iniciado e no local foi construída, de início, uma pequena praça, depois o Abrigo Central e por fim o alongamento da Praça do Ferreira. É triste como se destrói com facilidade em nossa terra. Naquele quarteirão ficava um dos mais antigos e importantes sobrados de Fortaleza, a Intendência Municipal.
  • 1955 - Os desportistas cearenses trazem do Sul do País o futebol de salão, modalidade esportiva com muitos adeptos no Rio de Janeiro e em São Paulo, sendo considerada uma ameaça ao basquetebol e ao voleibol. Em Fortaleza, o primeiro clube a lançar a ideia é o Clube Líbano Brasileiro, por intermédio de Carlos Gazzeli, que trouxe do Rio todo o material necessário para a prática do novo esporte. Reúne duas turmas de rapazes do seu clube e forma ''o Líbano'' e o ''Cairo'', ambos do Líbano.
  • 1960 - Morre em Fortaleza o monsenhor José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé), sendo sepultado no dia seguinte. Depois seus despojos foram trasladados para a Catedral Metropolitana. Homem de letras, deixou várias obras publicadas. Era cearense de Maranguape nascido em 1/1/1882. O governo estadual decretou luto oficial por três dias. Hoje existe uma rua com seu nome na Aldeota.
  • 1964 - Assume o comando do 10º Grupamento de Obuses - 10ºGO, o militar cearense, coronel Luciano Salgado Santos.
  • 1968 - O padre Giovani Saboia de Castro assume a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Montese.
  • 1975 - A Igreja do Patrocínio, na Praça José de Alencar, é cercada por grades para afastar do templo as prostitutas e vadios que ali fazem ponto durante a noite e a madrugada. De dia, o patamar da Igreja é transformado em comércio de ambulantes, com vendas de frutas e ninharias que atrapalham até mesmo os passantes, naquela artéria. As grades protegerão o templo de dia e de noite, a exemplo do que é feito na Bahia e em outros centros, zelando pelo patrimônio histórico e artístico de Fortaleza.
  • 1983 - Abre-se a XII Feira dos Municípios, no Parque de Exposições da Secretaria de Agricultura do Estado.
  • 1992 - Reaberto ao tráfego o trecho da Rua Domingos Olímpio entre a Rua Barão de Aratanha e a Avenida Aguanambi.

Com informações:

  1. Apcdec.
  2. Arquivo Nirez.
  3. Facebook.
  4. Frisson News.
  5. Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...