Pular para o conteúdo principal



Turnê Lindo Sol

Grupo instrumental Marimbanda realiza turnê pelo Ceará e Paraíba com novo projeto “Lindo Sol”

Três shows e três oficinas ocorrem entre os meses de agosto e setembro nas cidades de Sousa (PB), Crato (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Fortaleza (CE).

O quarteto Marimbanda, que completa 25 anos de intensa produção, lança um novo álbum e realiza turnê com apresentações musicais e oficinas entre os meses de agosto e setembro. Este novo projeto, intitulado “Lindo Sol”, apresenta sete composições inéditas do seu fundador, o baterista Luizinho Duarte, e arranjos do pianista Thiago Almeida. “Lindo Sol” é uma realização do Governo Federal “União e Reconstrução”, por meio do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, e tem patrocínio do Banco do Nordeste. A produção é da Lumah Produções Culturais e R.P. Cultural. 

A agenda de shows, todos com acesso gratuito, tem início no município de Sousa, na Paraíba, no dia 29 de agosto, às 19h; segue para Juazeiro do Norte, no Ceará, no dia 31 do mesmo mês, às 18h30; e finaliza na capital alencarina no dia 20 de setembro, às 19h.

Como política afirmativa da Marimbanda, antes do início das apresentações, o grupo receberá pessoas com deficiência para uma troca de ideias sobre a banda e os instrumentos. Na ocasião, as pessoas interessadas também poderão conhecer o palco e um pouco dos bastidores do shos.

Serão realizadas ainda três oficinas cujo foco será a prática e a criação, e a improvisação musical. O grupo abordará os ritmos que fazem parte do seu repertório, como o baião, o maracatu, o frevo, o xote, o choro e o samba.

As oficinas serão realizadas nos municípios de Sousa (PB), no dia 30 de agosto, às 9h; no Crato (CE), no dia 31 de agosto, às 10h; e em Fortaleza, no dia 21 de setembro, às 9h. Destinada a estudantes de música e músicos profissionais, serão oferecidas até 20 vagas por oficina e a inscrição será realizada por ordem de chegada e gratuitamente. Os encontros com os músicos da Marimbanda terão duração de 120 minutos. 

*Lindo Sol

O álbum será lançado no mês de setembro e inclui as composições inéditas: "No Forró do Barro Seco"; o baião "Lago das Pedras”; "Um Samba Louco"; os funks "Lindo Sol" e "Em Tuas Mãos"; "O Samba na Escola"; e "Abracadabra 2", este último uma colaboração entre Luizinho Duarte e Thiago Almeida.

Os arranjos de Thiago Almeida e a performance do grupo apresentam em “Lindo Sol” um trabalho coletivo onde a liberdade de criação é possível nas interações musicais do grupo, que é composto por: Heriberto Porto, nas flautas; Thiago Almeida, no piano e arranjos; Netinho de Sá, no baixo elétrico; e Michael da Silva, na bateria.

“Lindo Sol” é a estreia em disco dos novos integrantes da Marimbanda: Netinho de Sá, baixista de pulso firme, que entrou em 2024 no lugar de Pedro Façanha; e Michael da Silva, baterista fenomenal e discípulo de Luizinho Duarte. Michael toca a bateria de forma inusitada: com as mãos, de forma percussiva (sem se privar das baquetas).

*Luizinho Duarte

Luizinho Duarte (1954-2022) foi muito mais que um músico talentoso, foi o coração e a alma da Marimbanda, foi o fundador do grupo, baterista e principal compositor. 

Com uma dedicação de cinco décadas à música, Luizinho se destacou não apenas como um exímio instrumentista, mas também como um respeitado intérprete, arranjador e professor de música.

Trabalhou com vários cantores do Ceará, como Calé Alencar, Amelinha, Cesar Barreto, Fagner e Ednardo. Suas composições foram gravadas por músicos de destaque, como Adriano Giffoni, Roberto Marques e a Spok Frevo Orquestra. Além disso, têm canções - muitas ainda inéditas- em parceria com diversos compositores, como Rogério Franco, Paulo Araújo, Jon Soarez, Eason Nascimento, Dalton Moura, Richell Martins, entre muitos.

Para Luizinho, as composições surgiam de forma inesperada e suas inspirações provinham do cotidiano, das relações afetivas e da rica poesia presente no cotidiano. Capturava a essência da música brasileira em sua diversidade, especialmente a música do Nordeste. 

Seu legado inclui um vasto acervo de mais de 500 composições, em sua maioria inéditas; um tesouro cultural que a Marimbanda se compromete a preservar e difundir. 

No site da Marimbanda, foi criado um espaço para as pesquisas e produções acadêmicas sobre Luizinho e sua música, além de ser disponibilizado partituras gravadas pelo quarteto.

*A Marimbanda

Com os três álbuns anteriores, Marimbanda (2001), Tente descobrir (2005) e Caminhar (2020), o quarteto se estabeleceu como referência na música instrumental brasileira, destacando-se por trazer uma identidade própria e pela maestria técnica de seus integrantes.

Conquistou repercussão nacional desde o “4° Prêmio Visa - MPB Instrumental” (SP), em 2000; o “Circuito Sesc Instrumental Paulista”, em 2004; o show na “Sala Funarte Sidney Miller” (RJ), em 2001; e o “Circuito Cultural Banco do Brasil”, em 2008; entre outros.

Realizou elogiadas turnês na França e na Bélgica. Em 2017, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Nordeste, por meio da Lei Rouanet, a Marimbanda embarcou em uma turnê nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. 

Destacam-se também projetos como o show “Universo Brasil”, em parceria com o músico carioca Carlos Malta que estreou no Espaço Cultural do BNDES no Rio de Janeiro (2018); e o Projeto “Epifania Kariri”, com os Irmãos Aniceto, e Carlos Malta, selecionado pelo Rumos/Itaú Cultural (2017/2018) que culminou no DVD do espetáculo, um verdadeiro tributo à cultura nordestina, e seu lançamento no prestigiado Auditório Ibirapuera em São Paulo (2019).

*Serviço

Turnê “Lindo Sol” do quarteto instrumental Marimbanda

Sousa (PB)

Dia 29/8, às 19h: show 

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB)

Rua Coronel José Gomes de Sá, número 7 - Centro

Dia 30/8, às 9h: oficina de práticas de conjunto, criação e improvisação musical

Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite

Rua Luís Pereira da Silva, 22 - Centro

Região do Cariri — Crato e Juazeiro do Norte (CE)

Dia 31/8, às 10h: oficina de práticas de conjunto, criação e improvisação musical

Local: Vila da Música

Av. José Horácio Pequeno, 1335-1367 - Belmonte, Crato 

Dia 31/8, às 18h30: show

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB)

R. São Pedro, 337 - Centro, Juazeiro do Norte

Fortaleza (CE)

Dia 20/9, às 19h: Show de Lançamento 

Dia 21/9, às 9h: oficina de práticas de conjunto, criação e improvisação musical

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB)

R. Conde d'Eu, 560 - Centro

Inscrições para a oficina podem ser realizadas pelo WhatsApp no número: (85) 98635.6049.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...