Proenergia Summit 2024 | Em setembro, evento reunirá principais nomes do setor energético, em Fortaleza. Inscrições abertas.
Representantes das principais entidades e de gigantes do setor de Energia já confirmaram presença na sexta edição do evento. Expectativa de público é de 4 mil pessoas, nos dois dias de iniciativa.
As inscrições para o Proenergia Summit 2024, que ocorrerá em 11 e 12 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, estão abertas. Grandes nomes do setor já confirmaram presença no evento, que chega à sua sexta edição. Entre eles estão JeanPaul Prates, ex-presidente da Petrobras e conselheiro do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne); Luis Viga, country manager da Fortescue e presidente da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV); Ricardo Barros, General Manager da Lightsource bp para o Brasil, e João Henrique de Araújo Franklin Neto, presidente da Eletrobras.
Participam ainda Armando Abreu e Gustavo Silva, presidente e Diretor de Operações da Qair Brasil, respectivamente; Elbia Gannoum, CEO da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica); Markus Vlasits, presidente da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE); Rafael Mello, consultor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); José Nunes, presidente da Enel Ceará; Carlos Dornellas, diretor técnico e regulatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar); Claudia Noel, Gerente de Carteira de Projetos de Energia Elétrica do BNDES; Fabio Uzum, Diretor de Relacionamento da COMERC; Silla Motta, CEO da Donna Lamparina; José Dickson, Secretário da SEINFRA-CE, entre outros.
E para fechar a programação do evento, outra grande atração: a palestra do empresário, navegador e escritor Amyr Klink, com vasta experiência em assuntos como energias renováveis, sustentabilidade, empreendedorismo, estratégia e superação.
Pioneiro na área, Amyr acumula 38 anos como palestrante, com mais de 3.200 palestras realizadas em 16 países, tendo como base, sobretudo, a sua experiência como Comandante em 22 expedições para a Antártica em barcos projetados e construídos no Brasil. Atualmente, é sócio de duas empresas voltadas ao planejamento, pesquisa e desenvolvimento de projetos especiais, sendo, também, autor de 6 Best Sellers, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.
Considerado um dos maiores eventos do setor de energia do País, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e com o Sebrae, e com o apoio do Governo do Estado, o Proenergia também deve contar com a participação de vários outros representantes das maiores empresas, entidades e órgãos ligados ao setor de energia, que estão em processo de fechamento de parceria.
“Ano após ano, o Proenergia tem se consolidado como um dos mais importantes eventos do setor, em nível nacional e internacional. Isso muito nos orgulha, pois temos consciência da relevante contribuição que estamos dando não apenas para o crescimento e dinamismo da economia regional e nacional, mas, também, para o processo de descarbonização global, em tempos de enfrentamento da crise climática. Também por isso, a sustentabilidade está presente em todas as discussões apresentadas ao público”, destaca o presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz.
*Troféu Jurandir Picanço
Tradicionalmente, o Proenergia também tem sido palco de uma grande honraria com a entrega do Troféu Jurandir Picanço, que presta homenagem a uma personalidade de destaque no setor de energia, em sua solenidade de abertura, sob o testemunho de grandes autoridades. Em 2024, o senador Camilo Santana, atual Ministro de Educação e ex-governador do Ceará (2015-2022), foi escolhido, por unanimidade, para ser o homenageado. A honraria se deve, sobretudo, à sua visão estratégica e pioneirismo em fomentar a nova fronteira de desenvolvimento socioeconômico para o Ceará e o Nordeste, a produção do Hidrogênio Verde, a partir das fontes de energias renováveis, quando esteve à frente do Governo do Ceará. Além disso, foi em sua gestão como Governador, em 19 de fevereiro de 2021, que, por meio de um memorando de entendimento envolvendo o Governo do Estado, FIEC, UFC e Complexo do Pecém - CIPP, foi criado o Hub do Hidrogênio Verde, proporcionando, posteriormente, a prospecção e atração de investidores internacionais e possibilitando que cerca de US$30 bilhões sejam investidos em plantas de produção de H2V, gerando até 30 mil empregos diretos e 12 mil indiretos nos próximos anos.
Já foram agraciados com o Troféu Jurandir Picanço: o então secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Maia Júnior (em 2021); o Fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Servtec, Lauro Fiúza (em 2022), e o presidente da FIEC e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante (em 2023).
*Parceiros
Mantendo a tradição de contar com grandes apoiadores, o Proenergia terá, entre osexpositores, empresas gigantes como a bp, a Elera Renováveis, a ENEL, a Ceneged, a B&Q Energia, o Grupo Cosampa, a Qair, a Servtec, Comerc Energia, Mundo Linha Viva, BYD Car Mais, além do Banco do Brasil, Governo Federal, Meireles e Freitas, Makro, GPM Soluções e instituições como SESI, Sebrae, ITA, UFC, Instituto Solar, Museu da Indústria e outras em processo de fechamento. O evento tem ainda a parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).
“Estaremos todos discutindo e construindo conexões para a geração de energia limpa e renovável, como o Hidrogênio Verde, e as muitas oportunidades para as empresas que já atuam no Ceará e para as que ainda virão”, afirmou o titular da pasta, Salmito Filho.
No último dia 2 de agosto, com a presença do presidente Lula e do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, entre outras autoridades, o Ceará sediou a sanção do Marco Legal do Hidrogênio Verde. O Estado vem desempenhando um importante papel no processo de descarbonização e transição energética global, possuindo, até agora, 37 memorandos de entendimento (MoU’s) e seis pré-contratos assinados para a produção de hidrogênio verde no Porto do Pecém. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Ceará detém mais da metade dos investimentos bilionários em Hidrogênio Verde no Brasil, abarcando a fatia de 58,6%, com projetos que somam R$ 110,6 bilhões.
Neste cenário, os maiores players do setor discutirão, no Proenergia, as oportunidades e desafios contemporâneos para a transição energética, incluindo eixos como geração, transmissão, armazenamento e comercialização de energia, mudanças climáticas, regulação, políticas públicas, mercado, investimentos, H2V, offshore e energia solar, entre outros temas correlatos, sob o macrotema “O Mundo da Energia acontece aqui!”.
Além disso, para ampliar as discussões e ambiente rico em atualizações do evento, essa edição abrigará um segundo palco, o Espaço Eletrobras, abordando outras temáticas relevantes do setor, a exemplo da Energia Nuclear, da Eficiência Energética na Indústria, da Neoindutrialização e a Transição Energética e a Economia do Hidrogênio.
O ambiente inovador, propício a novas ideias e conexões também tem sido uma marca da iniciativa. Assim como no ano passado, o Proenergia Summit 2024 contará com a presença de startups, apresentando soluções ao público presente, voltadas, sobretudo, ao setor de energia. Além disso, haverá um hackathon acontecendo durante os dois dias de evento, com premiações, ao final, para três soluções escolhidas pelos jurados.
Por fim, outra novidade dessa edição é um estande do Museu da Indústria no evento, onde os visitantes poderão conhecer os principais marcos da história da energia no Ceará, com uma grande linha do tempo, com 17 metros de comprimento e trajetória, além de um monitor touch, por meio do qual os visitantes poderão fazer um “passeio” pela exposição instalada no Museu da Indústria, no Centro de Fortaleza, dispondo ainda de dois óculos de realidade virtual para que as pessoas consigam fazer uma visita mais imersiva às instalações da exposição.
A expectativa é de receber cerca de 4 mil pessoas nos dias de iniciativa, que terão à disposição ricas palestras técnicas, painéis e debates, englobando rodadas de negócios, exposições comerciais, espaços para startups, podcasts, além da entrega do Troféu Jurandir Picanço, em um ambiente de negócios e networking qualificado. As inscrições devem ser feitas no site www.proenergiasummit.com. Outras informações estão nas redes sociais do sindicato (@sindienergiaceara).
*SERVIÇO
Proenergia Summit 2024
Dias: 11 e 12 de setembro
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz –
Fortaleza-CE)
Horário: 9 às 19 horas
Inscrições e mais informações: www.proenergiasummit.com / @sindienergiaceara
Comentários
Postar um comentário