Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste sábado (26 de outubro de 2024), para:
- 43 anos da jornalista Francianne Amaral Barbosa (foto).
- 38 anos do jornalista Bruno Castro (foto).
- 37 anos da jornalista Roberta Farias (foto).
- Jornalista Arthur Ferraz Ribeiro Júnior.
- Radialista Alexandre Jorge Acioly Vasconcelos;
- Professor Carlos Delano Rebouças.
- Lynna Diógenes.
- Sérgio Duarte.
- Eulina Paiva.
- Roberto Monteiro.
- Hila Bernardes.
- Vicente Flávio Belém Pinho.
- Edson Góis.
- Samya Nara.
Arquivo Nirez para 26 de outubro na História do Ceará:
- 1637 - Francisco Pereira da Cunha é nomeado governador, mas o Ceará se achava em poder dos holandeses e houve nova nomeação, no dia 3/1/1641, mas como o domínio holandês continuava, tudo ficou sem efeito.
- 1846 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 57 anos de idade, o senador Manuel do Nascimento Castro e Silva, cearense de Aracati nascido a 25/12/1788, que foi deputado geral, Ministro do Império e presidiu o Rio Grande do Norte. Hoje é nome de rua que nasce na Catedral Metropolitana e termina no Cemitério de São João Batista, antiga Rua das Flores, no centro de Fortaleza.
- 1928 - Transita pelo porto de Fortaleza (Ponte Metálica), o escritor e deputado maranhense Humberto de Campos, que vem a terra e almoça no Palácio da Luz.
- 1936 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense - RVC o engenheiro Hugo Rocha, em substituição ao engenheiro Ulpiano de Barros.
- 1942 - Chega a Fortaleza, a bordo do paquete Almirante Alexandrino o II Grupo do 5º Regimento de Artilharia da Divisão de Cavalaria-II/5º RADC, instalando-se em quartel no Prado, ficando responsável pela vigilância da faixa litoral de Fortaleza, ficando uma bateria no Passeio Público e outra na Volta da Jurema. Depois transformou-se no 10º Grupo de Artilharia Transportada-75-10º GAT.
- 1943 - Instala-se, às 19h30 a Sociedade Cultural Franco-Brasileira, depois Associação Cultural Franco-Brasileira, com a posse do Conselho de Honra, discurso do médico José Leite Maranhão e Mozart Pinto Damasceno.
- 1945 - Abre-se a III Feira de Amostras do Ceará, na Praça José de Alencar, dirigida pelos jornalistas locais. Parque de diversões com a apresentação dos artistas do Sul, Zaíra Cavalcante, Jan Grand, Zilá Fonseca e Déo, com a Orquestra do Ceará Rádio Clube.
- 1946 - Assume a direção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, pela terceira vez, o engenheiro Luís Augusto da Silva Vieira (Luís Vieira), em substituição a Francisco Benjamin Gallotti.
- 1946 - Morre, em Fortaleza, em extrema pobreza, o monsenhor João Dantas Ferreira Lima, um dos construtores da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, sendo um dos vigários da antiga invocação, quando era Igreja de Nossa Senhora do Livramento. Foi comissário do Governo Imperial, capelão da Escola Militar, do segundo Batalhão e do Arsenal de Guerra, no Rio de Janeiro. Foi ainda jornalista e professor. Nascera em Baturité a 31/1/1851.
- 1963 - Criados pela Lei 2.486, dois novos órgãos autárquicos da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Superintendência Municipal de Obras e Viação - Sumov, que substituiu a antiga Secretaria Municipal de Obras, da qual herdou o acervo patrimonial e os objetivos e a Fundação do Serviço Social de Fortaleza.
- 1963 - Eleição na União das Classes Produtoras do Ceará que passa a ter como presidente José Afonso Sancho, vice presidente Giovani Gomes, primeiro secretário, Otacílio Pereira Leite, segundo secretário, José Leite Martins, primeiro tesoureiro Eliseu de Sousa Pereira e segundo tesoureiro Erialdo Palmeira.
- 1965 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 50 anos de idade, o médico cardiologista, senador Antônio Jorge de Queirós Jucá (Antônio Jucá), ex-deputado, cearense de Crateús nascido em 2/3/1915.
- 1968 - Morre, aos 36 anos de idade, o cantor cearense de fama nacional, Antônio de Sousa Moura (Carlos Augusto), vítima de desastre automobilístico. Hoje existe uma Rua Cantor Carlos Augusto, em Antônio Bezerra. Nascera em Fortaleza, a 10/7/1932.
- 1970 - Inaugurada a Praça Fernando Eduardo Benevides, no Conjunto Habitacional Prefeito José Walter Barbosa Cavalcante, no Mondubim, na Avenida C, Rua 69, Centro Social Urbano Governador Adauto Bezerra e Grupo Escolar Rachel de Queirós. É a praça onde fica a Igreja da Santíssima Trindade. No mesmo dia é inaugurada também a Praça Marechal Mallet, no mesmo conjunto, entre a Avenida J, Avenida L, Rua 26 e Rua 28. Interessante é que quatro dias antes fora dado à praça o nome de Praça Fernando Eduardo Benevides.
- 1971 - O governador César Cals e o prefeito de Fortaleza, Vicente Fialho, inauguram o trecho asfaltado da Avenida Aguanambi, entre a avenida Dom Manuel e a Rua Lauro Maia.
- 1971 - Inaugurada a Praça da Professora, triângulo entre a Rua Lauro Maia, a Rua Joaquim Magalhães e a Avenida Aguanambi, em frente ao jornal O Povo e à Uniclinic, por trás do Colégio das Dorotéias.
- 1973 - O Diário Oficial do Município publica a Lei 4.257 de 24/10/1973, que dá o nome de Praça Soares Bulcão a terreno no bairro Demócrito Rocha entre a Rua Monsenhor Furtado, Rua Miguel Gonçalves e Avenida José Bastos. Homenagem ao poeta José Pedro Soares Bulcão.
- 1973 - O Príncipe dos Poetas Cearenses, José da Cruz Filho grava depoimento para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), em sua residência, na Rua General Sampaio, sendo o momento registrado também em fotografia de Osmar Onofre.
- 1978 - Muda-se, da Água Fria para o Castelão, a Usina de Asfalto da Sumov, agora com capacidade aumentada de 300 para 500 toneladas e dotada de filtros.
- 1981 - Morre o coronel José Nicodemus Araújo, Chefe da Casa Militar do Governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora), no Hospital Batista, onde estava internado.
- 1983 - Chega a Fortaleza, o general Jorge Sá Freire de Pinho, comandante do IV Exército, para visita de inspeção à 10ª RM.
- 1989 - Chega a Fortaleza o líder comunista Luís Carlos Prestes, que participa da campanha de Leonel de Moura Brizola, do Partido Democrata Trabalhista-PDT, à Presidência da República.
- 1999 - Inaugura-se a nova sede do Centro Especializado de Odontologia Rodolfo Teófilo-CEO, da Secretaria de Saúde, na Rua Monsenhor Furtado, 740, no Rodolfo Teófilo.
- 2006 - Circula o primeiro número do jornal Folha do Ceará, da Gráfica e Editora Folha do Ceará Ltda., sita na Rua Nunes Valente, 2138-Dionísio Torres, tendo como editor-chefe Ramon Paixão. No corpo editorial, além de Paixão, estão Elieudo Sérgio, Juracy Mendonça, Arilo Araújo e Luís Guedes, além do repórter fotográfico Fernando Farias.
- 115 anos do nascimento do arquiteto francês radicado no Brasil Affonso Eduardo Reidy-considerado um dos pioneiros na introdução da Arquitetura Moderna no país, sendo um dos grandes nomes do Urbanismo Moderno.
- 65 anos do nascimento do político e líder sindical Evo Morales-presidente da Bolívia entre 2006 e 2019.
- 50 anos a morte do músico Ayres de Andrade-redator de programas da Rádio MEC.
- Dia da Visibilidade Intersexo.
- Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre.
- Dia do Bacharel em Direito.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário