Pular para o conteúdo principal



Selo ESG-FIEC

Na entrega do Selo ESG-Fiec, comandada pelo presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, nesta quarta-feira (2/10/2024), na Cobertura da Casa da Indústria do Ceará, em Fortaleza, para as empresas Carnauba Brasil, Cinco Quinas Pães e Doces, Duggê Sorvetes e Arca Plast, as presenças dos jornalistas:

  • Lauriberto Braga.
  • Eduardo Galdino.
  • Marcelo Cabral.
  • Lincoln Nogueira.
  • Alberto Pinheiro.
  • Paulo Nóbrega.
  • Anézia Gomes.
  • Tarsília Rego.
  • Leonardo Acácio.
  • Ricardo Dreher.



Quatro empresas cearenses foram reconhecidas, nesta quarta-feira (2/10), com o Selo ESG-FIEC, chancela concedida pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para validar e incentivar práticas sustentáveis na indústria local. Duggê Sorvetes, Cinco Quinas Pães e Doces, Carnaúba do Brasil e Arca Plast agora fazem parte da lista de 19 empreendimentos certificados pela instituição desde que a iniciativa foi criada, em 2022.

Liderada pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, a cerimônia de entrega dos selos aconteceu na Casa da Indústria, reunindo representantes das empresas agraciadas,  diretores da Federação, presidentes de sindicatos e autoridades. Entre os presentes, estiveram o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Financeiro da FIEC e Presidente do Sindcarnaúba, Edgar Gadelha; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; a Coordenadora do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias; o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Gustavo Vicentino; o CEO da Cinco Quinas Pães e Doces e Presidente do Sindpan, Alex Martins; o Presidente da Arca Plast, Guilherme Pegado; o Diretor de Operações da Carnaúba do Brasil, Pedro Mapurunga; e a Diretora da Duggê Sorvetes, Socorro Castro.

“O Selo ESG é muito importante, porque é de um organismo internacional, o Bureau Veritas. A regulamentação e rigorosidade do selo é a mesma para a Europa e para os Estados Unidos. Estamos muito felizes porque fomos a primeira Federação a lançar o Núcleo ESG e hoje temos 47 indústrias inscritas. Destas, 19 tiraram o selo e seis têm AAA, ou seja, são A na área de meio ambiente, A em social e A em governança. Isso faz com que a indústria esteja mostrando para a sociedade que os produtos cearenses estão preocupados com a sustentabilidade”, destacou Ricardo Cavalcante.

Alcileia Farias, do Núcleo ESG-FIEC, ressalta que as empresas agraciadas nesta edição da entrega do selo pertencem a diferentes segmentos e possuem portes variados, evidenciando a diversidade existente no programa de certificação. “As práticas sustentáveis são para todos, não só para empresas grandes ou empresas que estão na bolsa com capital aberto. São atitudes que vão levar o mundo para um lugar melhor, seja na gestão dos recursos naturais, na gestão dos recursos humanos ou na gestão da empresa propriamente dita”, afirma a Coordenadora. “A sustentabilidade tornou-se, sim, um critério de seleção e de parceria, para que se saiba de quem as empresas compram, quem vende, como transportam. Realmente é um diferencial no mercado nos dias atuais”, acrescenta.

Agradecimentos-Em fala de agradecimento, Socorro Castro, da Duggê Sorvetes, enalteceu parceiros e colaboradores que apoiaram a empresa ao longo dos seus 35 anos de existência. “Estamos muito felizes porque somos uma empresa de pequeno porte e já conseguimos ser uma das pioneiras nessa certificação. Todas as etapas do selo ESG são muito importantes hoje e estamos vendo que precisamos disso para o futuro a curto prazo, por isso é fundamental estarmos à frente”.

Fundada em 1987, a panificadora Cinco Quinas Pães e Doces também foi um dos empreendimentos agraciados. Para o CEO Alex Martins, a busca pela certificação impulsionou ainda mais as práticas sustentáveis dentro da empresa e contribuiu para a criação de uma cultura de sustentabilidade.

“O selo não só nos fez ganhar uma certificação, como também nos fez avançar nas práticas dentro da padaria. Evoluímos bastante no trato com os próprios funcionários e em toda a parte de sustentabilidade, cultivando essa mudança de pensamento entre os colaboradores, para que eles possam entender a importância de uma economia de energia ou de água, por exemplo. Então, é realmente uma mudança de chave”, avalia Martins.

Já Guilherme Pegado ressalta que o Selo ESG-FIEC se soma a outras conquistas da Arca Plast no campo de  certificações, a exemplo da ISO 9001:2015 e do Selo Great Place to Work. A empresa atua na fabricação de artefatos de material plástico, mantendo o compromisso de minimizar impactos ambientais.

“A preocupação ambiental, social e com governança é algo que já vivíamos no nosso dia a dia, uma responsabilidade nossa, como empresa, para a comunidade. Com certeza esse reconhecimento que estamos ganhando no mundo do ESG vai nos ajudar a alcançar mais objetivos de crescimento e de visibilidade como marca”, pontua o Presidente da Arca Plast.

Representando a Carnaúba do Brasil, indústria de beneficiamento de cera de carnaúba fundada em 2004, o Diretor de Operações Pedro Mapurunga citou algumas das ações com foco na sustentabilidade adotadas pela empresa, em especial nas áreas de reaproveitamento de resíduos, comércio justo e energia limpa.

“A Carnaúba do Brasil já é, por DNA, uma empresa sustentável. Temos algumas certificações, mas a gente achava que ainda precisava de uma certificação que englobasse todas as práticas ESG. Agora que a FIEC está ofertando esse serviço, com credibilidade e empresas independentes, acreditamos que o selo era fundamental para fechar com chave de ouro essa fase, já que trabalhamos com um produto para exportação e o mercado internacional pede muito isso para nós”, frisa Pedro. 

A cerimônia de entrega dos quatro selos também foi prestigiada pelos Empresários Ivan Bezerra e Gerardo Azevedo; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; a Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota; os Diretores da FIEC Fátima Facundo, José Antunes Mota e Lauro Martins; o Conselheiro Fiscal da FIEC, Pedro Alfredo; o Presidente do Sindsorvetes, Edgard Segantini Junior; a Presidente do Sindicouros Ceará, Marcia Oliveira Pinheiro; a Presidente do Sindcafé, Milene Pereira; o Presidente da Associação dos Administradores do Estado do Ceará, Lamarck Mesquita Guimarães; e o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...