Pular para o conteúdo principal

Parlamento Protagonista

“GRANDES DEBATES” DE NOVEMBRO DISCUTE “TRANSPORTE PÚBLICO COMO ACESSO DEMOCRÁTICO AO DIREITO DE IR E VIR”.

“Transporte Público como acesso democrático ao direito de ir e vir” é o tema do Projeto “Grandes Debates” deste mês de novembro. Os convidados são Stuart Castro, deputado estadual; Edilson Aragão, técnico do Metrofor e Raimundo Rodrigues Teixeira Neto, diretor-presidente da Etufor. O debate foi em 19 de novembro, pela ALECE TV, ALECE FM e Redes Sociais da Casa, com mediação do jornalista Ruy Lima, com reprise no domingo (24 de novembro), às 23 horas. A coordenação do “Grandes Debates” é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos.

Ao longo do Século XX, Fortaleza, assim como outras grandes metrópoles brasileiras, viu seu território se transformar em um espaço de disputa por poder e renda. O desenvolvimento urbano, em vez de promover a inclusão, consolidou uma segregação social visível nos diferentes acessos à infraestrutura de transporte e na ocupação espacial da cidade. Com uma expansão focada na ampliação da malha viária e priorização do transporte individual motorizado, as camadas de baixa renda foram empurradas para periferias, enquanto grandes investimentos públicos concentraram-se em eixos radiais voltados ao transporte privado e ao capital imobiliário.

Em 1980, o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) propôs um sistema de transporte público integrado, mas foi apenas com a implantação do Sistema Integrado de Transportes de Fortaleza (SIT-FOR), uma década depois, que algumas áreas periféricas no lado oeste da cidade ganharam mais acessibilidade por meio de ônibus. No entanto, a falta de prioridade ao transporte coletivo manteve o trânsito de carros e motos em predominância. Apesar do bilhete único e do avanço na integração das linhas, a predominância do modelo tronco-alimentador ainda resulta em deslocamentos longos e com várias etapas para quem vive na periferia.

O desafio do transporte público se estende à região metropolitana, onde duas linhas ferroviárias que ligam Fortaleza a Caucaia e Maracanaú funcionam desde o final do século passado, e enfrentam um rápido crescimento de demanda, que pressiona por rápidas evoluções no sistema, diante das transformações na mobilidade urbana.

Desde o início dos anos 2000, grandes investimentos em infraestrutura rodoviária, especialmente no lado leste de Fortaleza, têm priorizado os segmentos de alta renda, facilitando a conexão entre áreas centrais e o litoral, enquanto regiões mais afastadas continuam com acessibilidade limitada. Estudos do Grupo de Pesquisa em Transporte, Trânsito e Meio Ambiente (GTTEMA) da UFC mostram que a expansão do transporte público e da malha viária vem reforçando o contraste entre duas “Fortalezas”: a ‘Cidade dos Ricos’, localizada no centro e no lado leste, e a ‘Cidade dos Pobres’, no lado oeste e sul.

ALTO CUSTO DO TRANSPORTE: A concentração de oportunidades de emprego nas regiões centrais e o alto custo do transporte agravam a desigualdade, afetando o orçamento das famílias de baixa renda que precisam utilizar o transporte coletivo. Além disso, políticas habitacionais recentes deslocaram ainda mais esses grupos para a periferia, com muitos vivendo em conjuntos habitacionais na zona sul e nos municípios adjacentes, o que intensifica o processo de conurbação com Maracanaú e Caucaia.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana, aprovada em 2012, trouxe diretrizes para democratizar o uso do espaço viário e incentivou ações recentes em Fortaleza, como a criação de corredores exclusivos para ônibus e ciclovias, além de investimentos em segurança viária que reduziram o número de acidentes fatais. No entanto, a proliferação de motocicletas e o aumento do transporte por aplicativo prejudicaram o transporte coletivo, levando à redução da oferta de ônibus e à diminuição do volume de passageiros.

Com as recentes eleições municipais, abriu-se uma oportunidade ímpar para que o debate público avançasse em direção a um planejamento urbano mais inclusivo, sustentável e participativo. Especialistas e urbanistas apontam que é urgente renegociar diretrizes e regulamentações no Plano Diretor para que a cidade garanta a todos o direito à mobilidade, promovendo uma melhor qualidade de vida com equidade no acesso ao trabalho, educação, saúde, cultura e lazer.

Os convidados são:

- Edilson Aragão - Diretor do Metrofor, possui Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal da Paraíba (1984), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1981), é atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) e professor de Projeto Urbanístico da Universidade de Fortaleza (Unifor). É Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Metrofor. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Atua na área de Projeto e Planejamento de Transportes Metroferroviários. 

- Raimundo Rodrigues Teixeira Neto – Presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR), cargo que ocupa desde 2023. Sua trajetória na Etufor iniciou em 1993 como auxiliar de operações, demonstrando uma longa e crescente carreira dentro da instituição. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1993, Raimundo acumulou experiência em diversas áreas da Etufor, atuando como Supervisor de Terminal (1993), Coordenador de Terminal (1994), Gerente Operacional de Transporte (1999) e Chefe da Divisão de Operações (2005).  

- Deputado Stuart Castro (Avante) - Natural de Reriutaba, cursou Engenharia Civil e tem especialização em Limpeza Urbana.  É empresário e atua no ramo de Engenharia e Prestação de Serviços, principalmente na região do Maciço de Baturité. Tem um sonho de um mundo ideal, mais igualitário e com desenvolvimento do agronegócio e turismo sustentável como fonte de emprego e renda para o Ceará são bandeiras que ele estuda e defende. É vice-presidente da Comissão de Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...