Pular para o conteúdo principal



X Festival Internacional de Folclore do Ceará

X Festival Internacional de Folclore do Ceará realiza edição especial dedicada aos grupos cearenses.

“Uma década de fomento ao folclore e à cultura popular de todo o país, reunindo 4.000 artistas de  diversas regiões e países e 150 grupos de projeção folclórica”.

O Festival Internacional de Folclore do Ceará (FIFOLC) comemora 10 anos de fomento ao folclore e à cultura popular. E para celebrar, este ano, realiza uma edição dedicada especialmente aos Grupos Cearenses, como uma forma de reiterar o compromisso do Festival com a valorização da cultura e do folclore local. O evento acontece de *20 a 30 de novembro*, em Fortaleza, Caucaia e Horizonte.

A programação contemplará escolas, instituições e equipamentos culturais. As apresentações ocorrem de forma itinerante em Fortaleza, Caucaia e Horizonte, sendo o *Palco Principal no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura*, em Fortaleza, onde os grupos se apresentam de *21 a 23 de novembro.* Além disso, contará com ações educativas, sociais e econômicas, por meio de vivências, intercâmbios, seminário, oficinas, rodas de conversa, além de uma exposição fotográfica em celebração às 10 edições já realizadas.

Ao todo, 10 grupos cearenses que participaram de edições anteriores se apresentam no Palco Principal: Grupo de Tradições Cearenses, Grupo Miraira, Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, Grupo de Dança Tablado, Txai Cia de Danças Populares, Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, Companhia de Ritmos e Danças Populares (Cordapes), Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão, dentre estes o grupo homenageado desta edição, a Cia. de Dança Estrelas da Rua.

Um evento único de caráter nacional e internacional, exclusivamente, de danças de projeção folclórica, no Estado do Ceará. Ao longo de uma década, o Festival Internacional de Folclore do Ceará, juntou cerca de 4.000 artistas de diversas regiões e países, 150 grupos de projeção folclórica, 80 artesãos, 800 profissionais e um público aproximado de 40 mil pessoas.

O X Festival Internacional de Folclore do Ceará é uma promoção do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares, com realização da Encena Produções em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE).

*Grupo Homenageado

A Cia de Dança Estrelas da Rua é fruto de um projeto social de dança que iniciou na década de 90 no jardim do Theatro José de Alencar, com meninos e meninas em situação de rua e vulnerabilidade social. Tornando-se, oficialmente, Cia. de Dança Estrelas da Rua em 2001. Desde então, desenvolve um trabalho de fortalecimento e difusão da cultura tradicional e popular. 

*Sobre o FIFOLC

Realizado de forma independente, o Festival Internacional de Folclore do Ceará nasceu do desejo de celebrar a identidade e a diversidade cultural do folclore brasileiro, buscando construir ações de reconhecimento, valorização e salvaguarda dessas manifestações que podem ser consideradas patrimônio cultural para seus povos. Possibilitar o acesso à cultura sob uma perspectiva plural, por meio de programação que envolve diretamente grupos de projeção folclórica do Ceará, regionais, nacionais e internacionais é outra razão de existência do FIFOLC.

Sons, movimentos, expressões, cores, diversidade cultural e acesso à cultura. É a partir dessas premissas e características multiformes que surge o Festival Internacional de Folclore do Ceará (FIFOLC). Essa iniciativa colocou em pauta a pluralidade das manifestações que compõem a cultura tradicional popular, sendo essa um espaço de partilha dos conhecimentos, dos ritos, das emoções, da ancestralidade e das memórias.

SERVIÇO

X Festival de Folclore Internacional do Ceará – 2024

20 a 30 de novembro de 2024

Fortaleza, Caucaia e Horizonte

Palco Principal: Anfiteatro do Centro Cultural de Arte e Cultura Dragão do Mar

Data: 21 a 23 de novembro 

Acesso gratuito

*PROGRAMAÇÃO COMPLETA

*20 de novembro (quarta-feira)*

Abertura da Exposição: “10 anos de FIFOLC: Imagens de uma história”

Dias: 20 a 24 de novembro de 2024

Local: Espaço Mix do Centro Dragão do Mar

*21 de novembro (quinta-feira)*

Palco Cultura Popular 

Horário: 19h

Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Calé Alencar e Batucriolo - Homenagem aos Maracatus com as Calungas do Ceará

Cia de Dança Estrelas da Rua (Fortaleza/CE)

Companhia de Ritmos e Danças Populares - Cordapes (Fortaleza/CE)

Txai Cia de Danças Populares (Fortaleza/CE)

*22 de novembro (sexta-feira)*

Palco Cultura Popular 

Horário: 19h

Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Grupo Miraira (Fortaleza/CE)

Grupo de Dança Tablado (Fortaleza/CE)

Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (Fortaleza/CE)

*23 de novembro (sábado)*

Palco Cultura Popular 

Horário: 19h

Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza (Fortaleza/CE)

Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão (Senador Pompeu/CE) 

Grupo de Tradições Cearenses (Fortaleza/CE)

*24 de novembro (domingo)*

Folclore Itinerante (Ação de Inclusão) 

Horário: 15h

Local: Lar Três Irmãs 

Grupo de Dança Tablado (Fortaleza/CE)

*25 de novembro (segunda-feira)*

Folclore Itinerante (Ação de acessibilidade) 

Horário: 15h

Local: Associação dos Missionários Solidariedade - Lar Amigos de Jesus

Txai Cia de Danças Populares (Fortaleza/CE)

Horário: 18h 

Local: Sede do Instituto Cai Cai Balão

Cia de Dança Estrelas da Rua (Fortaleza/CE)

*26 de novembro (terça-feira)*

Roda de Vivência/Oficina 

Horário: 18h

Local: Sede do Grupo Terra da Luz

Cia de Dança Estrelas da Rua (Fortaleza/CE)

*27 de novembro (quarta-feira)*

Escola vai ao Teatro 

Horário: 8h30  

Local: Teatro do Dragão do Mar 

Cia de Dança Estrelas da Rua (Fortaleza/CE)

*28 de novembro (quinta-feira)*

Folclore na Escola 

Horário: 15h30

Local: Município de Caucaia 

Companhia de Ritmos e Danças Populares – Cordapes (Fortaleza/CE)


*29 de novembro (sexta-feira)*

Folclore na Escola 

Horário: 15h30

Local: Escola Professora Dione Bezerra Pessoa - Horizonte 

Companhia de Ritmos e Danças Populares – Cordapes (Fortaleza/CE)


*30 de novembro (sábado)*

Seminário - "O Ceará e as políticas culturais: trajetórias, sujeitos e projetos" 

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Auditório do Dragão do Mar


*Haverá transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do Festival.*

*Toda a programação contará com intérpretes de LIBRAS.*

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...