Pular para o conteúdo principal



Futricas Ambientais


Associação Caatinga anuncia principais projetos em desenvolvimento para 2025

A Associação Caatinga segue firme em seu compromisso de proteger e restaurar o único bioma exclusivamente brasileiro e inicia 2025 com sete projetos em andamento. As iniciativas abrangem desde a gestão de unidades de conservação até ações de educação ambiental, segurança hídrica e recuperação da fauna nativa, promovendo impactos positivos para a biodiversidade e as comunidades locais.

Entre os destaques está o projeto Caatinga Preservada, que busca aprimorar a gestão das unidades de conservação, especialmente no Ceará, fortalecendo a proteção dessas áreas e garantindo a manutenção dos serviços ecossistêmicos essenciais da região.

Outro importante projeto é o de Conservação da Reserva Natural Serra das Almas, que tem como objetivo proteger a maior unidade de conservação privada do Ceará. A iniciativa visa assegurar a preservação da biodiversidade local e a continuidade dos serviços ambientais prestados pela área.

No Piauí, a Associação desenvolve o projeto Conservação e Sustentabilidade Financeira no Parque Estadual do Cânion do Rio Poti, que busca soluções para melhorar a gestão e proporcionar a sustentabilidade financeira da unidade de conservação.

A restauração ecológica e a segurança hídrica também são prioridades. O projeto Reposição Hídrica na Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza atua para aumentar a disponibilidade de água na Área de Relevante Interesse Ecológico Fazenda Raposa, em Maracanaú (CE), ao mesmo tempo que promove a recuperação da biodiversidade local.

No âmbito da fauna, o projeto Refaunar Arvorar, já obteve um marco significativo ao reintroduzir 18 periquitos-cara-suja na Reserva Natural Serra das Almas, espécie que não era vista na região há 114 anos. A iniciativa visa expandir o trabalho para a reintrodução de outras aves nativas ameaçadas, contribuindo para a recuperação do equilíbrio ecológico da Caatinga.

A Educação Ambiental tem papel central nas ações da Associação Caatinga. O projeto Ecoprotagonistas: Jovens em ação pela Caatinga capacita adolescentes e jovens de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), incentivando a conscientização ecológica e o engajamento na Preservação Ambiental.

Por fim, a Associação Caatinga continua investindo na qualificação da cadeia produtiva da carnaúba, abordando seus múltiplos aspectos e promovendo práticas mais sustentáveis por meio do Programa Carnaúba Sustentável. A iniciativa já transformou uma comunidade rural em um modelo de referência para outras regiões produtoras de pó cerífero.

- A promoção de projetos socioambientais é essencial para enfrentar a crise climática. No semiárido, essa estratégia ganha ainda mais relevância devido aos baixos índices de desenvolvimento social e à degradação ambiental, que comprometem serviços ecossistêmicos e direitos básicos da população. A Associação Caatinga atua nesse cenário com projetos voltados à conservação do bioma, restauração florestal, proteção da biodiversidade, fortalecimento comunitário e incentivo à bioeconomia”, enfatiza Marília Nascimento, coordenadora de programas socioambientais da Associação Caatinga. “Essas iniciativas protegem a Caatinga, fortalecem a resiliência climática das comunidades e demonstram o compromisso dos investidores com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, complementa a profissional.

Mariana Giozza, gerente de projetos da plataforma online de sociobiodiversidade VBIO, destaca a relevância do trabalho da Associação Caatinga: 

- A VBIO tem o propósito de fomentar projetos inspiradores da biodiversidade, unindo apoiadores e instituições dedicadas à conservação ambiental. Além de recursos, é fundamental contar com iniciativas robustas e equipes qualificadas para os desafios em campo. Nesse sentido, a Associação Caatinga tem sido um parceiro essencial, gerando impacto positivo e evidenciando as oportunidades da sociobiodiversidade do semiárido, reforçando a importância desse bioma único”, declara Mariana.

Novos projetos para 2025: Além das iniciativas já em andamento, a Associação Caatinga planeja lançar novos projetos de conservação em 2025, reforçando seu compromisso com a proteção do bioma, o engajamento comunitário e o desenvolvimento sustentável. As novas ações terão como foco a preservação da biodiversidade e a valorização dos recursos naturais, buscando gerar impactos positivos duradouros para o meio ambiente e para as comunidades que dele dependem.

Sobre a Associação Caatinga: A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".