Pular para o conteúdo principal



Guerra na Ucrânia completa 3 anos

Três anos após a Invasão da Ucrânia pelas Forças Russas, que intensificou dramaticamente o Conflito Armado iniciado em 2014, as pessoas continuam sofrendo as consequências devastadoras da Guerra. 

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) estima, que desde o início da Guerra 10,6 milhões de ucranianos estão deslocados – quase um quarto da população do país antes do conflito. Somente nos últimos seis meses, mais de 200 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas no leste da Ucrânia devido ao aumento dos ataques. Ainda conforme a Agência da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 2 milhões de residências ucranianas – 10% do total habitacional – foram danificadas ou destruídas.

Outro ponto de atenção destacado pela Acnur é o impacto na Saúde Mental, que tem sido profundo, com a constante ameaça de Mísseis e Drones, longos períodos de separação familiar e traumas acumulados. Segundo a Acnur, as crianças são especialmente vulneráveis, com 1,5 milhão delas em risco de sofrer consequências psicológicas de longo prazo. Dentro da Ucrânia, 12,7 milhões de pessoas – um terço da população atual – precisam de assistência humanitária.

ONU: Na segunda-feira (24/2/2025), assinalam-se três anos desde, que a Federação Russa lançou sua invasão em grande escala na Ucrânia, em clara violação da Carta da ONU e Lei Internacional. Basta. Após três anos de morte e destruição, apelo à redução urgente da tensão e ao fim imediato das hostilidades".

Os impactos são visíveis na perda de vidas, no grande número de pessoas mutiladas e na destruição de seus lares. As necessidades humanitárias médicas resultantes são mais evidentes do que nunca. A pressão sobre os Serviços Médicos da Ucrânia só aumentou, agravada pelos frequentes ataques a hospitais, ambulâncias e estruturas médicas.


Desde 2022, Médicos Sem Fronteiras (MSF) tem atendido mais pacientes com traumas relacionados à Guerra, que precisam de Reabilitação Precoce, ou seja, Fisioterapia Pós-Amputação. Há também um aumento no número de pacientes, que necessitam de tratamento para transtorno de Estresse Pós-Traumático. Em áreas próximas às linhas de frente, os bombardeios diários significam, que alguns dos mais vulneráveis, incluindo idosos e pessoas com Doenças Crônicas, têm acesso extremamente limitado a cuidados médicos.

MSF administra um projeto de reabilitação precoce com Centros em Cherkasy e Odesa, onde os pacientes recebem Fisioterapia Pós-Operatória, apoio em Saúde Mental e cuidados de Enfermagem após traumas violentos. A organização tratou 755 pacientes em 2023 e 2024. De um ano para o outro, houve um aumento de 10% no número de pacientes, que necessitaram de cuidados pós-operatórios para amputações de pernas.

Em 2024, metade dos pacientes do Projeto foram diagnosticados com Transtorno de Estresse Pós-Traumático ou Depressão. A necessidade de suporte em Saúde Mental na Ucrânia é significativa. Além dos Centros em Cherkasy e Odesa, MSF estabeleceu um projeto focado em transtorno de estresse pós-traumático em Vinnytsia.

- A ferocidade desta Guerra não diminuiu, e as necessidades humanitárias médicas só se tornaram mais complexas”, afirma Thomas Marchese, coordenador de programas de Médicos Sem Fronteiras na Ucrânia.

- Mesmo, que a Guerra acabe amanhã, centenas de milhares de pessoas precisarão de anos de Fisioterapia de longo prazo ou de apoio psicológico para Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Garantir esse cuidado exige um compromisso humanitário contínuo”, lembra Marchese.

Atualmente, o Sistema de Saúde da Ucrânia enfrenta uma pressão imensa, equilibrando respostas emergenciais com as necessidades contínuas dos pacientes afetados pela Guerra. 

Durante três anos, ataques diários com Drones e Mísseis têm ocorrido, em alguns casos atingindo cidades a mais de mil quilômetros da Linha de Frente. As instalações médicas e os Sistemas de Saúde foram forçados a se adaptar ao tratamento de pacientes em abrigos subterrâneos ou porões, além de lidarem com cortes frequentes de energia causados por ataques à Infraestrutura Energética.

Em resposta a essa situação, MSF opera ambulâncias para transferir pacientes de hospitais sobrecarregados próximos à Linha de Frente para instalações médicas em regiões no Centro e Oeste da Ucrânia com maior capacidade. Nos últimos três anos, as ambulâncias da organização transferiram mais de 25 mil pacientes, sendo, que mais da metade sofreu ferimentos causados por traumas violentos.

Em 2024, as equipes de ambulâncias e clínicas móveis de MSF, que trabalhavam perto das Linhas de Frente viram um aumento significativo nos encaminhamentos de pacientes com Doenças Crônicas,como Problemas Cardiovasculares, Diabetes e Câncer. Em 2023, esses casos representavam 24% de todas as referências, subindo para 33% em 2024. No entanto, os bombardeios e ataques contínuos significam, que o acesso das equipes de MSF não é garantido. Muitas das pessoas, que vivem com Doenças Crônicas são idosas e têm mobilidade reduzida. Em algumas áreas, as pessoas começaram a viver em seus porões ou em Bunkers, devido ao intenso bombardeio.

- Para algumas das pessoas mais vulneráveis, o deslocamento não é uma opção”, diz Marchese. 

- Nem todo mundo é capaz de deixar suas casas e começar sua vida novamente, mas os combates contínuos significam, que essas pessoas são frequentemente impedidas de receber cuidados médicos, assim como as equipes médicas de MSF às vezes não conseguem viajar para certas áreas devido ao bombardeio contínuo”, frisa Marchese.

No momento em que a Guerra na Ucrânia entra em seu quarto ano, as equipes de MSF testemunham diariamente o agravamento da Crise Humanitária Médica. A força do Sistema de Saúde Ucraniano diante da violência extrema é clara, mas a necessidade de cuidados médicos sustentados e apoio à Saúde Mental é maior do que nunca.

A Infraestrutura da Ucrânia também sofreu danos massivos, com hospitais sendo diretamente atacados. Centenas de milhares de pessoas precisarão de cuidados, reabilitação e terapia contínuos para o trauma muito depois da última bomba cair. Médicos Sem Fronteiras continua trabalhando na Ucrânia, tanto perto da Linha de Frente quanto em outras áreas do país, mas mais apoio é necessário.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Carnaval movimenta R$ 744 milhões no Ceará

Com o Carnaval 2025, o Ceará se consolida como um dos destinos mais procurados do Brasil para os dias de Folia. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), a festa em 2025 deverá movimentar R$ 744,2 milhões no Estado, um crescimento de 18,3% em relação a 2024r. O dado reflete o fortalecimento da região como destino turístico, impulsionado por investimentos estratégicos na promoção e infraestrutura. O cenário positivo indica que o período carnavalesco segue como um dos mais importantes para o setor, garantindo lazer e impactos diretos na Economia local. O Visite Ceará destaca a importância de tal movimentação no primeiro semestre do ano, que costuma apresentar menos eventos de grande porte em comparação com o segundo. - A combinação de infraestrutura qualificada, diversidade cultural e belezas naturais torna o nosso Estado um dos locais mais atrativos para quem busca aproveitar o Carnaval. Além das festas, é uma opção que representa descanso e oportunidade de entretenimento com...

McDonald’s apresenta McFish & Chips com batatas rústicas

McFish voltou e não veio sozinho: McDonald’s apresenta McFish & Chips com batatas rústicas e parceria com Duolingo. Marcas se unem para apresentar todo o sabor do McFish & Chips, releitura do típico prato britânico, que combina o McFish com as novas batatas rústicas. Ele está de volta! Para a alegria dos fãs, o McFish retorna ao cardápio do Méqui e traz companhias especiais - no cardápio e na campanha! A surpresa dessa temporada começa com a novidade das batatas rústicas, que chegam como acompanhamento do icônico sanduíche de peixe e compondo o McFish & Chips. Além disso, o Méqui firmou parceria com a coruja mais famosa da internet, o Duo - mascote do Duolingo -, que tem como missão apresentar a novidade de forma autêntica e divertida e ajudar os consumidores brasileiros a pedir a dupla. Quem conhece o tradicional fish and chips já pegou a referência! A inspiração do McFish & Chips vem de terras britânicas, onde essa dupla - peixe empanado e batatas fritas - formam um...

Como evitar Inchaço e Cansaço na Folia

Carnaval e a Saúde das Pernas: Como evitar Inchaço e Cansaço durante a Folia. O Carnaval é um dos eventos mais aguardados do ano, mas também pode ser um desafio para a Saúde Vascular. O calor, o tempo prolongado em pé e a hidratação inadequada são fatores, que contribuem para o Inchaço e o desconforto, comprometendo o bem-estar dos foliões.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), queixas relacionadas a Inchaço e dor nas pernas aumentam em até 30% no Verão, tornando o tema ainda mais relevante no Carnaval. A cirurgiã vascular e angiologista doutora Ilana Barros explica, que esses sintomas podem ser evitados com cuidados simples, garantindo uma experiência mais saudável e sem intercorrências.  - O calor dilata os vasos sanguíneos, e a permanência prolongada em uma mesma posição pode agravar a retenção de líquidos. Pequenas mudanças de hábito ajudam a minimizar esses efeitos”, ressalta a especialista. Sinais de alerta : Embora o Inch...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Carnaval movimenta R$ 744 milhões no Ceará

Com o Carnaval 2025, o Ceará se consolida como um dos destinos mais procurados do Brasil para os dias de Folia. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), a festa em 2025 deverá movimentar R$ 744,2 milhões no Estado, um crescimento de 18,3% em relação a 2024r. O dado reflete o fortalecimento da região como destino turístico, impulsionado por investimentos estratégicos na promoção e infraestrutura. O cenário positivo indica que o período carnavalesco segue como um dos mais importantes para o setor, garantindo lazer e impactos diretos na Economia local. O Visite Ceará destaca a importância de tal movimentação no primeiro semestre do ano, que costuma apresentar menos eventos de grande porte em comparação com o segundo. - A combinação de infraestrutura qualificada, diversidade cultural e belezas naturais torna o nosso Estado um dos locais mais atrativos para quem busca aproveitar o Carnaval. Além das festas, é uma opção que representa descanso e oportunidade de entretenimento com...

McDonald’s apresenta McFish & Chips com batatas rústicas

McFish voltou e não veio sozinho: McDonald’s apresenta McFish & Chips com batatas rústicas e parceria com Duolingo. Marcas se unem para apresentar todo o sabor do McFish & Chips, releitura do típico prato britânico, que combina o McFish com as novas batatas rústicas. Ele está de volta! Para a alegria dos fãs, o McFish retorna ao cardápio do Méqui e traz companhias especiais - no cardápio e na campanha! A surpresa dessa temporada começa com a novidade das batatas rústicas, que chegam como acompanhamento do icônico sanduíche de peixe e compondo o McFish & Chips. Além disso, o Méqui firmou parceria com a coruja mais famosa da internet, o Duo - mascote do Duolingo -, que tem como missão apresentar a novidade de forma autêntica e divertida e ajudar os consumidores brasileiros a pedir a dupla. Quem conhece o tradicional fish and chips já pegou a referência! A inspiração do McFish & Chips vem de terras britânicas, onde essa dupla - peixe empanado e batatas fritas - formam um...

Como evitar Inchaço e Cansaço na Folia

Carnaval e a Saúde das Pernas: Como evitar Inchaço e Cansaço durante a Folia. O Carnaval é um dos eventos mais aguardados do ano, mas também pode ser um desafio para a Saúde Vascular. O calor, o tempo prolongado em pé e a hidratação inadequada são fatores, que contribuem para o Inchaço e o desconforto, comprometendo o bem-estar dos foliões.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), queixas relacionadas a Inchaço e dor nas pernas aumentam em até 30% no Verão, tornando o tema ainda mais relevante no Carnaval. A cirurgiã vascular e angiologista doutora Ilana Barros explica, que esses sintomas podem ser evitados com cuidados simples, garantindo uma experiência mais saudável e sem intercorrências.  - O calor dilata os vasos sanguíneos, e a permanência prolongada em uma mesma posição pode agravar a retenção de líquidos. Pequenas mudanças de hábito ajudam a minimizar esses efeitos”, ressalta a especialista. Sinais de alerta : Embora o Inch...