Pular para o conteúdo principal



Guerra na Ucrânia completa 3 anos

Três anos após a Invasão da Ucrânia pelas Forças Russas, que intensificou dramaticamente o Conflito Armado iniciado em 2014, as pessoas continuam sofrendo as consequências devastadoras da Guerra. 

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) estima, que desde o início da Guerra 10,6 milhões de ucranianos estão deslocados – quase um quarto da população do país antes do conflito. Somente nos últimos seis meses, mais de 200 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas no leste da Ucrânia devido ao aumento dos ataques. Ainda conforme a Agência da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 2 milhões de residências ucranianas – 10% do total habitacional – foram danificadas ou destruídas.

Outro ponto de atenção destacado pela Acnur é o impacto na Saúde Mental, que tem sido profundo, com a constante ameaça de Mísseis e Drones, longos períodos de separação familiar e traumas acumulados. Segundo a Acnur, as crianças são especialmente vulneráveis, com 1,5 milhão delas em risco de sofrer consequências psicológicas de longo prazo. Dentro da Ucrânia, 12,7 milhões de pessoas – um terço da população atual – precisam de assistência humanitária.

ONU: Na segunda-feira (24/2/2025), assinalam-se três anos desde, que a Federação Russa lançou sua invasão em grande escala na Ucrânia, em clara violação da Carta da ONU e Lei Internacional. Basta. Após três anos de morte e destruição, apelo à redução urgente da tensão e ao fim imediato das hostilidades".

Os impactos são visíveis na perda de vidas, no grande número de pessoas mutiladas e na destruição de seus lares. As necessidades humanitárias médicas resultantes são mais evidentes do que nunca. A pressão sobre os Serviços Médicos da Ucrânia só aumentou, agravada pelos frequentes ataques a hospitais, ambulâncias e estruturas médicas.


Desde 2022, Médicos Sem Fronteiras (MSF) tem atendido mais pacientes com traumas relacionados à Guerra, que precisam de Reabilitação Precoce, ou seja, Fisioterapia Pós-Amputação. Há também um aumento no número de pacientes, que necessitam de tratamento para transtorno de Estresse Pós-Traumático. Em áreas próximas às linhas de frente, os bombardeios diários significam, que alguns dos mais vulneráveis, incluindo idosos e pessoas com Doenças Crônicas, têm acesso extremamente limitado a cuidados médicos.

MSF administra um projeto de reabilitação precoce com Centros em Cherkasy e Odesa, onde os pacientes recebem Fisioterapia Pós-Operatória, apoio em Saúde Mental e cuidados de Enfermagem após traumas violentos. A organização tratou 755 pacientes em 2023 e 2024. De um ano para o outro, houve um aumento de 10% no número de pacientes, que necessitaram de cuidados pós-operatórios para amputações de pernas.

Em 2024, metade dos pacientes do Projeto foram diagnosticados com Transtorno de Estresse Pós-Traumático ou Depressão. A necessidade de suporte em Saúde Mental na Ucrânia é significativa. Além dos Centros em Cherkasy e Odesa, MSF estabeleceu um projeto focado em transtorno de estresse pós-traumático em Vinnytsia.

- A ferocidade desta Guerra não diminuiu, e as necessidades humanitárias médicas só se tornaram mais complexas”, afirma Thomas Marchese, coordenador de programas de Médicos Sem Fronteiras na Ucrânia.

- Mesmo, que a Guerra acabe amanhã, centenas de milhares de pessoas precisarão de anos de Fisioterapia de longo prazo ou de apoio psicológico para Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Garantir esse cuidado exige um compromisso humanitário contínuo”, lembra Marchese.

Atualmente, o Sistema de Saúde da Ucrânia enfrenta uma pressão imensa, equilibrando respostas emergenciais com as necessidades contínuas dos pacientes afetados pela Guerra. 

Durante três anos, ataques diários com Drones e Mísseis têm ocorrido, em alguns casos atingindo cidades a mais de mil quilômetros da Linha de Frente. As instalações médicas e os Sistemas de Saúde foram forçados a se adaptar ao tratamento de pacientes em abrigos subterrâneos ou porões, além de lidarem com cortes frequentes de energia causados por ataques à Infraestrutura Energética.

Em resposta a essa situação, MSF opera ambulâncias para transferir pacientes de hospitais sobrecarregados próximos à Linha de Frente para instalações médicas em regiões no Centro e Oeste da Ucrânia com maior capacidade. Nos últimos três anos, as ambulâncias da organização transferiram mais de 25 mil pacientes, sendo, que mais da metade sofreu ferimentos causados por traumas violentos.

Em 2024, as equipes de ambulâncias e clínicas móveis de MSF, que trabalhavam perto das Linhas de Frente viram um aumento significativo nos encaminhamentos de pacientes com Doenças Crônicas,como Problemas Cardiovasculares, Diabetes e Câncer. Em 2023, esses casos representavam 24% de todas as referências, subindo para 33% em 2024. No entanto, os bombardeios e ataques contínuos significam, que o acesso das equipes de MSF não é garantido. Muitas das pessoas, que vivem com Doenças Crônicas são idosas e têm mobilidade reduzida. Em algumas áreas, as pessoas começaram a viver em seus porões ou em Bunkers, devido ao intenso bombardeio.

- Para algumas das pessoas mais vulneráveis, o deslocamento não é uma opção”, diz Marchese. 

- Nem todo mundo é capaz de deixar suas casas e começar sua vida novamente, mas os combates contínuos significam, que essas pessoas são frequentemente impedidas de receber cuidados médicos, assim como as equipes médicas de MSF às vezes não conseguem viajar para certas áreas devido ao bombardeio contínuo”, frisa Marchese.

No momento em que a Guerra na Ucrânia entra em seu quarto ano, as equipes de MSF testemunham diariamente o agravamento da Crise Humanitária Médica. A força do Sistema de Saúde Ucraniano diante da violência extrema é clara, mas a necessidade de cuidados médicos sustentados e apoio à Saúde Mental é maior do que nunca.

A Infraestrutura da Ucrânia também sofreu danos massivos, com hospitais sendo diretamente atacados. Centenas de milhares de pessoas precisarão de cuidados, reabilitação e terapia contínuos para o trauma muito depois da última bomba cair. Médicos Sem Fronteiras continua trabalhando na Ucrânia, tanto perto da Linha de Frente quanto em outras áreas do país, mas mais apoio é necessário.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida