Pular para o conteúdo principal



Inova Câmara de Fortaleza


“Nasce hoje uma nova Câmara de Fortaleza”. 

A fala do presidente da Câmara de Fortaleza (CFor), vereador Leo Couto (PSB), marca o lançamento e apresentação para vereadores e servidores das metas e diretrizes da nova Gestão do Legislativo, o Inova Câmara, no Centro de Eventos do Ceará, na tarde desta segunda-feira (24/2/2025). A Inclusão, a Sustentabilidade e a Inovação são as pautas centrais das ações da CFor em 2025-2026.


Os vereadores e servidores conheceram de perto os projetos e metas, com destaque para ações voltadas para Inclusão e Capacitação, como a criação de um Núcleo Girassol e Câmara Tech por meio da Escola do Parlamento de Fortaleza (EPFor).

- Fomos eleitos para servir à população de Fortaleza. Essa é uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma nobre missão. Sabemos, que a qualidade e excelência desse serviço não dependem apenas de nós, representantes eleitos, mas de todos os profissionais que trabalham para esse propósito: os nossos servidores e servidoras”, destaca Léo Couto.

Ao falar dos eixos, Léo Couto apresentou os gestores, que estarão atuando para a implementação das ações. 

- Cada um de vocês será parte essencial desta jornada, que se inicia hoje. Estamos dando início a um novo ciclo em nossa Casa. Um momento de transformação, crescimento e aprendizado, pensado e preparado para que superemos juntos, com muita dedicação, empenho e cooperação, os desafios, que a quarta maior capital do País nos impõe”, ressalta.
A servidora Marta Moura, com 13 anos de Câmara, fala da expectativa da nova gestão do Legislativo. 

- Esse momento está sendo excelente para todos nós. A gente faz parte da Câmara e a gente sente que faz parte com essa inovação e com essas mudanças. Mudanças são sempre para melhor tanto para nos que aqui trabalham, como também para o povo, porque aqui é a Casa do Povo”.

Com mais de 40 anos de serviço público, Aurélio Águila fala com entusiasmo em poder contribuir com os novos projetos da Casa. 

- Para nós, como servidores antigos, foi uma grande surpresa, saber da valorização que nós vamos ter, a contribuição que nós vamos dar nesse momento ímpar que a Câmara Municipal está iniciando agora. O Inova Câmara, é algo inédito nessas últimas décadas da Câmara, que posso dizer porque eu vivi essas décadas aqui na Câmara, e que nos renova e nos incentiva mais como servidores a dar a nossa contribuição”.

No evento foram montados stands com os eixos 
Inclusão, Sustentabilidade e Inovação, contando com a parceria do Fortaleza Down e Fortaleza Azul, do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e da Argo Tech. 

Os servidores puderam conhecer o trabalho desenvolvido na Alece na gestão de resíduos, segurança do trabalho e responsabilidade social. 

No stand de inclusão a atuação das associações na cidade foi destaque, apresentando as ações voltadas para a garantia de direitos da pessoa autista e com Down.

Na área da tecnologia, os servidores tiveram acesso ao universo de inovação na otimização dos processo diários de trabalho e gestão.

Para uma maior integração com os novos eixos da Casa do Povo, o momento contou com a palestra da gestora de inclusão da Câmara, Livinha Vasconcelos.

- Trabalho já há dez anos com isso, palestrando principalmente sobre a inclusão. Então a gente vai trazer mais vivências, humanização, respeito, inclusão, empatia e respeito. Eu vou provar que a gente pode fazer tudo o que a gente quer. Todos nós somos iguais, porém diferentes, cada um do seu jeito. Então a gente vai fazer muita mudança. Temos muitos projetos para começar, que já começaram”.

Inclusão: Criação de novos espaços na Câmara para atender melhor a população e promover um ambiente mais acolhedor para servidores.

Inovação: No campo da inovação, o presidente Léo Couto pretende capacitar jovens em áreas como Inteligência Artificial (IA) e Programação, destacando a importância de gerar empregos no setor tecnológico.

Sustentabilidade: Dentre as propostas estão a instalação de placas solares no prédio da Câmara, a criação de serviços para animais domésticos e a priorização de obras de prevenção contra enchentes.




Um novo momento. A Câmara de Fortaleza, através do presidente Léo Couto, no Inova Câmara, apresentou como estará norteada a CFor para 2025-2026. Com uma nova roupagem visual clean e inovadora, a Câmara aponta para um futuro mais inovador, inclusivo e sustentável, lemas da atual gestão.

O evento foi destinado ao público interno: funcionários, servidores, assessores e vereadores. Todos foram apresentados ao novo momento que a Casa viverá. Léo Couto  apresentou vídeo institucional reforçando a força da cidade, do povo, e da Câmara de Fortaleza nesse processo colaborativo.

O presidente evidenciou, que nasce hoje uma nova Câmara de Fortaleza. Ele ressaltou qual planejamento ordenará os próximos anos. 

- Espero contar com todos vocês para um novo momento da Câmara de Fortaleza, com nova missão, visão e valores da Casa”, aponta.

No vídeo institucional foi possível destacar a força da cidade de Fortaleza, da sua gente, e de como a Câmara estará de portas abertas e mais próxima dos fortalezenses. 

- Somos uma cidade em movimento, cidade pulsante e intensa na sua energia, em sua alegria e na força transformadora do seu povo. Uma nova Câmara de Fortaleza focada na inovação, na inclusão e na sustentabilidade. Somos Casa de portas abertas para o futuro na construção de uma Câmara cada vez mais próxima dos fortalezenses”, são pontos importantes evidenciados no vídeo.

A coordenadora de Comunicação da CFor, jornalista Moema Soares, conta que a nova identidade proposta para esse novo momento vem de acordo com os eixos propostos pelo presidente Leo Couto. Baseado nesses temas, foram pensados os elementos que permeiam essa nova identidade visual. 

- Pensamos como a Câmara pode ser nova, tecnológica, moderna e se descaracterizar um pouco da gestão executiva municipal, e em como as pessoas possam ver e saber diferenciar uma da outra. A partir disso, pensamos em algo, que mostre essa Casa Legislativa forte, importante, que representa o povo forte, que é o povo fortalezense”.

Moema Soares explica como os elementos dessa identidade visual foram pensados:

- O Brasão vai continuar como marca do Poder Legislativo Municipal, porém a Câmara vem com esse novo forte mostrando a força que a Casa tem preservado as cores do forte, do verdes mares, do azul, do amarelo, que é típico”.


Principais mudanças visuais da Câmara:
  1. O nome Câmara Municipal de Fortaleza passa a ser Câmara de Fortaleza (CFor).
  2. Brasão continuará sendo o forte, pois traz a Simbologia da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, porém com uma releitura mais clean e futurista com a logo nos tons dos verdes mares, puxado pelo azul e o amarelo
  3. Cor, que marca da nova gestão é o verde.








Com informações de Adriana Albuquerque, Rochele Nogueira e fotos de Mateus Dantas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês