O Ceará continua com ritmo estável nos próximos dias, mas com registros de chuvas isoladas em diferentes regiões do Estado.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), para esta quarta-feira (26), espera-se um aumento da nebulosidade na Faixa Litorânea devido à atuação de áreas de instabilidade provenientes do Oceano Atlântico e do Leste do Nordeste brasileiro.
As chuvas devem se concentrar nos períodos da manhã e da noite nas áreas litorâneas e, à tarde e à noite, no Interior do Estado.
Choveu nesta quarta (26) em 12 cidades cearenses:
- Caridade: 27 mm.
- Santana do Cariri: 21.2 mm,
- Pacajus: 6 mm.
- Barreira: 5.2 mm.
- Icapuí: 3 mm.
- Chorozinho: 3 mm.
- Aquiraz: 2.6 mm.
- Hidrolândia: 2 mm.
- Fortaleza-Caça e Pesca: 1.4 mm; Água Fria: 0.4 mm; e Castelão: 0.4 mm.
- São Gonçalo do Amarante: 1.3 mm.
- Mulungu: 1 mm.
- Pacatuba: 0.2 mm.
Mesmo com a chuva, o calor segue intenso. Com uma predominância do tempo estável, as temperaturas continuarão elevadas, caracterizando uma onda de calor no:
- Litoral de Fortaleza,
- Litoral da Zona Jaguaribana.
- Cariri.
- Centro-Sul do Sertão Central e Inhamuns.
Nessas Regiões, as tarifas devem registrar valores acima da média para esta época do ano.
A Funceme explica, que os efeitos locais, como a atuação do Sistema de Brisa, a Umidade elevada e a interação dos ventos com o Relevo, influenciam as chuvas previstas. No entanto, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pelas precipitações da quadra chuvosa, encontra-se distante do Estado, localizada entre 2°N e 3°N, o que favorece a estabilidade climática no Ceará.
Previsão para Fortaleza e Região Metropolitana-Na capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o ritmo deve permanecer estável no início da semana. Nesta quarta-feira (26), chuvas isoladas durante a madrugada e a manhã, causadas pelo Sistema de Brisa Terrestre.
Comentários
Postar um comentário