Pular para o conteúdo principal



Dia da Mulher em Quixeramobim

Conselheiro Vivo 2025 celebra o Dia Internacional da Mulher com programação especial em Quixeramobim.

A 21ª Edição do evento acontece até quinta-feira (13/3/2025), em Quixeramobim-Ceará, com o tema “Cultura e novas mídias pelo fortalecimento da democracia” e conta com programação cultural de múltiplas linguagens artísticas.

Neste sábado (8/3)-Dia Internacional da Mulher, a 21ª edição do Conselheiro Vivo traz uma programação dedicada à valorização do protagonismo feminino na Cultura, na Comunicação e na Arte (foto Tarcísio Filho).

- A memória de Antônio Conselheiro é uma das mais poderosas expressões da resistência e da luta pela dignidade do povo sertanejo. O Conselheiro Vivo 2025 nos convida a refletir sobre essa história e, ao mesmo tempo, a projetar o futuro, valorizando as novas mídias como ferramentas para fortalecer a democracia. Em sua 21ª edição, o evento reafirma o compromisso com a memória e a diversidade da identidade cultural do nosso Estado, celebrando a arte, a literatura e o protagonismo feminino. O trabalho realizado pela Casa de Antônio Conselheiro, um equipamento público fruto da parceria entre Instituto Dragão do Mar e Secretaria da Cultura do Ceará, nos permite olhar para o legado de Conselheiro e perceber que, mais do que nunca, sua história é viva e pulsante no contexto cultural cearense”, celebra a diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha 

A programação deste sábado (8) começa às 9h30, no Sertão Pub (Largo da Ponte Metálica), com a mesa-redonda “O papel e os desafios da comunicação contra-hegemônica em rede”, reunindo a jornalista Inês Aparecida, o deputado estadual Renato Freitas e o artista e influenciador digital Léo Suricate e Lenildo Gomes, diretor de ação cultural do Instituto Dragão do Mar. O debate abordará como a comunicação independente pode ampliar vozes e fortalecer narrativas que resistem às desigualdades. 

Às 11h30, o público poderá aproveitar uma apresentação musical e feijoada no Sertão Pub, criando um momento de confraternização e celebração.

Às 14 horas, a historiadora Maria Raimunda Oliveira ministra a aula virtual “Literatura e memória: A guerra de Canudos entre a história e a ficção”, como parte do curso “Antônio Conselheiro, história, memória e resistência”, refletindo sobre as representações do sertão e das mulheres na Literatura.

A Literatura Feminina ganha ainda mais destaque às 17 horas, no Museu Orgânico Antônio Rabelo, com o Sarau Poético Cordel de Mulher. A vivência contará com a escritora Julie Oliveira e o Clube de Leitura “Mulher e Literatura”, do projeto Severinas Mulheres do Sertão, fortalecendo a presença da mulher na literatura e no Cordel.

O Protagonismo Feminino nas Artes segue em evidência às 17h30, na Praça CEU das Artes, com a Contação de Histórias da Mala Encantada do Sesc, conduzida por Lilian Lima e Ana Valéria, seguida de uma intervenção artística da Cia Lamparim.

Encerrando o dia com muita Música e celebração, a Casa de Antônio Conselheiro recebe, às 20 horas, o show “Forró das Mulheres”, com as cantoras Mylla Torres e Elza Ferreira, enaltecendo a força e o talento feminino no Forró e na Música Nordestina.

- O Conselheiro Vivo 2025 chega à sua 21ª edição reafirmando seu compromisso com a cultura, a memória e a democracia. Neste ano, ao celebrarmos o Dia Internacional da Mulher, reforçamos a importância de dar visibilidade às vozes femininas que constroem, transformam e fortalecem nossa sociedade. A programação especial em Quixeramobim será um espaço de encontro, reflexão e celebração da potência das mulheres na arte, na política e nas novas mídias, ampliando diálogos essenciais para o fortalecimento da democracia. Com múltiplas Linguagens Artísticas e ações, que promovem a diversidade e a participação social, o evento reafirma a cultura como ferramenta fundamental para a construção de um futuro mais justo e igualitário”, destaca a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Uma ação de diversas instituições: O evento é uma ação coletiva, com uma edição anual, organizada por diversas instituições que juntas fortalecem a cultural local e região:

  • A Casa de Antônio Conselheiro.
  • Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (IPHANAQ).
  • Prefeitura Municipal de Quixeramobim, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretária de Educação.
  • SESC Ler Quixeramobim e Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes (AQUILETRAS).

O evento tem apoio institucional da:

  • Casa de Saberes Cego Aderaldo.
  • Sebrae.
  • Câmara Municipal de Quixeramobim.
  • Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB).
  • Governo Federal.

Sobre os equipamentos culturais: A Casa de Antônio Conselheiro e Casa de Saberes Cego Aderaldo, são espaços do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), que integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), localizados no Sertão Central do Ceará. 

Serviço

  • Conselheiro Vivo 2025 - 21 anos de Resistência e Memória.
  • Quixeramobim/CE
  • Sábado (8/3).
  • 9h30 - Mesa: “O papel e os desafios da comunicação contra-hegemônica em rede”, com Inês Aparecida (Jornalista), Renato Freitas (Deputado Estadual), Léo Suricate (Artista e influenciador digital). e Lenildo Gomes (Diretor de Ação Cultural do IDM). Sertão Pub (Largo da Ponte Metálica)
  • 11h30 – Apresentação Musical e Feijoada-Sertão Pub (Largo da Ponte Metálica)
  • 14 horas-Aula virtual do curso-“Antônio Conselheiro, história, memória e resistência”, com Maria Raimunda Oliveira. Tema: “Literatura e memória. A guerra de Canudos entre a história e a ficção”.
  • 17 horas-Sarau Poético Cordel de Mulher - Vivência literária com Julie Oliveira e o Clube de Leitura: “Mulher e Literatura” (Projeto Severinas Mulheres do Sertão). Museu Orgânico Antônio Rabelo
  • 17h30-Contação de Histórias com a Mala Encantada do Sesc, com Lilian Lima e Ana Valéria, e Intervenção Artística com Cia Lamparim. Praça CEU das Artes.
  • 20 horas-Show Musical com Dálete Queiroz-“Raízes do Sertão: Tributo a Luiz Gonzaga.
  • 21 horas-Show Musical “Forró das Mulheres”, com Mylla Torres e Elza Ferreira. Casa de Antônio Conselheiro


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...