Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Sambiquira


Isabel Oliveira:
Considerada uma iguaria pouco apreciada por alguns – que chegam a torcer o nariz só de pensar nela – para outros, um verdadeiro manjar. O nome de ‘guerra’ é alvo de milhões de gracinhas à mesa. Atualmente, o corte é vendido em alguns estados, acondicionado em sacos, como outro petisco proveniente do frango, como moela e coração. Mas, ao ser colocado à venda, o sobrecu da galinha ganha um nome mais ‘simpático’: sambiquira.

No Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o nome aparece como sambiquira, sobre ou curanxim – o famoso sobrecu, que, “na tradução indígena, no tupi antigo, é umbykyra”, como explica Francisco Kelmo, professor de biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

“Sobrecu ou sambiquira é a região caudal do frango. A estrutura de sustentação é formada pelo pigostilo. Na parte dorsal do sobrecu encontra-se o uropígio (glândula que produz óleo para lubrificação das penas). O sobrecu protege a abertura da cloaca que fica abaixo dele”, esclarece Kelmo, explicando para que os aficionados possam se deliciar com mais propriedade, digamos assim.

Comer o sobrecu da galinha, em muitos estados brasileiros, se resume à mesa da casa, pois a cultura gastronômica baiana não morre de amores pela iguaria. É preciso levar em consideração que há certo preconceito.

“Pelo próprio nome, muitos têm preconceito. Então alguns fatores podem contribuir para esse baixo consumo, principalmente aqui na Bahia”, comenta a nutricionista Carolina Radel Dias Ferraz.

Quem quiser degustar o sobrecu tem que comprar o frango inteiro e consumir em casa mesmo, pois em bares e restaurantes não vai encontrar. Não é como pedir uma porção de coração ou moela de galinha, oferecidos fartamente no comércio de todo o país. Aliás, para quem tem mais alguns aninhos, deve lembrar que não faz muito tempo esses cortes da galinha também eram disputados apenas entre familiares, e muitas vezes, no palitinho.

A brincadeira era feita às gargalhadas. Quem ganhava levava o miúdo mais delicioso. Geralmente, o coração era o mais requisitado. O sobrecu, coitado, ficava por último, mas não deixava de ser saboreado com muito apetite.

Atualmente, quando o frango é depenado, os miúdos são retirados e vendidos à parte porque se transformaram em saborosos petiscos oferecidos em bares e restaurantes. É o movimento dinâmico gastronômico modificando a cultura. Assim, bem pode ser o sobrecu, uma vez que a venda começa a ser notada nos estados que veem o acepipe com um olhar de cobiça tanto gastronômica quanto financeira.

O chef de cozinha Peu Alves (@pointcampogrande), do Point Campo Grande, localizado no Campo Grande, que trabalha com cortes de frango em seu bar restaurante, acredita que precisa de um bom marketing para alavancar o sobrecu à condição de um corte, digamos, mais respeitado. Pelo menos na Bahia.

Chef Peu Alves ensina como fazer sambiquira:

“Na verdade, essa parte do frango não é muito divulgada, tem muitas pessoas que nem sabem que existe essa parte do frango. Eu que sou da roça, tenho conhecimento, mas é por trabalhar com frango também. É uma parte saborosa, mas por ser uma parte que talvez tenha um pouquinho mais de gordura e por não ser conhecida, as pessoas acabam não consumindo”, afirma.

O chef Peu, assim como muitas famílias baianas, também tem seu apego por este saboroso montinho de gordura. E não é que ela se transformou em uma comida afetiva. Afetiva e disputada! Em uma família de 14 irmãos, pense em uma disputa boa!

“Minha mãe criava galinha caipira e, como minha família é grande, a gente disputava quem ia comer a moela, quem ia comer o fígado da galinha, e nessa leva também tinha o sobrecu. Como matava duas ou três galinhas, na hora a gente disputava essa iguaria, conhecida como os miúdos. A minha mãe fazia uma farofinha do caldo do frango e aí a gente acabava comendo o sobrecu porque é um pouquinho mais gordinho. Na verdade, tem uma quantidade maior de gordura, e quando você botava uma farofinha misturada... rapaz!! Ficava muito gostoso com a pimentinha.”

Já a nutricionista Carolina recomenda um pouco de moderação, pois o sobrecu não é uma carne tão nutritiva como os cortes mais nobres.

“Em termos nutricionais, o sobrecu não é tão interessante como, por exemplo, o peito de frango. Para você ter uma noção, ele é composto na sua maioria de pele e tecido adiposo. E tem muito menos, infinitamente menos quantidade de proteínas do que, por exemplo, 100 gramas de peito de frango, que tem cerca de 28 gramas de proteína. O sobrecu tem de 10 a 14 gramas apenas de proteína em 100 gramas. Isso significa que o sobrecu é bem mais calórico, tem muito mais gordura e muito menos eficiência como fonte de proteína magra”, explica.

Pedro não pensa na dieta nem na ‘tonelada’ de gordura, adora um sambiquira bem preparado e com gosto de infância. “O fritinho, o assado no forno, o acompanhamento ideal será uma farofinha seca e uma saladinha vinagrete. Isso para mim é o ideal para comer esse petisco”, conta, lambendo os beiços.

Embalado pelas memórias de infância, o chef vai nos fazer a gentileza de ensinar uma receitinha com gosto de quero mais, fritinha, com aquela pimentinha e viciante.

Sambiquira à Passarinho-Ingredientes:

  • 350 g de sambiquira
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 1 banda de limão
  • Óleo para fritar
  • 2 dentes de alho em lâminas
  • Coentro fresco a gosto.

Modo de preparo:

  • Limpe bem as sambiquiras, retirando as glândulas localizadas na parte superior.
  • Lave com água, um pouco de vinagre e sal.
  • Tempere com sal, pimenta-do-reino e suco de limão.
  • Aqueça o óleo e frite as sambiquiras até ficarem douradas e crocantes.
  • Em uma frigideira, frite as lâminas de alho até ficarem levemente douradas
  • Finalize colocando o alho frito e o coentro fresco por cima das sambiquiras.

Sugestão de acompanhamento: Sirva com farofa de manteiga e salada vinagrete de tomate, cebola e coentro.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.