Pular para o conteúdo principal



Menopausa Precoce


Menopausa Precoce: especialistas da Rede Ebserh falam sobre sintomas e melhores tratamentos para essa fase inesperada.

Especialistas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) abordam os aspectos que envolvem a insuficiência ovariana prematura ou precoce, conhecida popularmente como Menopausa Precoce, um problema, que tem impactado diretamente a qualidade de vida de cerca de 30 milhões de mulheres no Brasil, 7,9% da população feminina, conforme apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a ginecologista Michelle Coelho Fontenele Sena, do Ambulatório de Climatério da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade da Rede Ebserh no Ceará, o termo “Menopausa” está em desuso. 

- Quando observamos, que a paciente abaixo dos 40 anos perdeu a função ovariana, dizemos, que ela está com insuficiência ovariana prematura ou precoce. Nesse caso, ela apresenta uma elevação de FSH acima de 30 (hormônio folículo estimulante) e queda no nível de estradiol, que é o principal hormônio feminino”, esclarece.

Sena explica, que a causa pode ser desconhecida (uma idiopatia) ou pode estar relacionada a outros fatores, tais como: doenças autoimunes; causas cirúrgicas, nas quais a paciente retira os ovários); ou ser consequência de quimioterapia, que acaba atuando em vários tecidos do corpo, bem como nos ovários. O problema pode estar relacionado ao tabagismo, pois pacientes, que fumam costumam adiantar a insuficiência ovariana em dois anos. 

- Assim, que detectado o problema na paciente, é importante o encaminhamento ao médico geneticista, para pesquisa genética”, acrescenta a especialista.

Identificando os sinais-Os sintomas variam de pessoa para pessoa, dependendo das causas que levaram à insuficiência ovariana. Irregularidade menstrual ou ausência, ondas de calor (fogachos) são as queixas mais comuns, assim como irritabilidade, alterações no sono, pele seca, dores no corpo e ressecamento da vagina.

Michelle Sena diz, que boa parte das pacientes só busca diagnóstico quando deixam de menstruar ou quando estão tentando engravidar e não conseguem. Com a investigação, deparam-se com o estradiol abaixo de 20 e estradiol acima de 30. 

- As manifestações dos sintomas são diferentes em cada paciente”, reforça.

De acordo com a ginecologista Lorena Porto, da Unidade de Saúde da Mulher do Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA/Ebserh), verificados esses sintomas, são indicados exames de sangue e hormonais, além de outros laboratoriais, para o diagnóstico preciso, a fim de afastar outras causas, que deixam a mulher sem menstruar. 

- Algumas doenças, que podem levar ao atraso ou ausência da menstruação podem ser confundidas com a insuficiência ovariana prematura, como distúrbios na tireoide, ou como consequência do anticoncepcional injetável, que leva à ausência de menstruação por um ou dois anos”, relata.

Preservando a qualidade de vida-Há, ainda, as mulheres, que estão na transição entre a fase reprodutiva e a não-reprodutiva, conhecida como climatério, como conta a jornalista da Ebserh, Alexsandra Jácome: 

- Ainda não estou na Menopausa, mas sim no climatério e já sinto alguns sintomas. Tenho percebido mudanças no meu corpo e no meu humor nos últimos tempos. Os calores, a insônia e a variação de emoções me pegaram de surpresa, mas entender, que é uma fase natural tem me ajudado. Estou aprendendo a cuidar melhor de mim com suplementação e reposição hormonal, além de respeitar esse novo momento com mais leveza e informação", descreve.

Jácome disse, que essa nova fase não afetou sua autoestima e acredita, que a busca de informações assim como o apoio terapêutico e a atividade física contribuem para uma melhor qualidade de vida. Ela acrescenta, que precisou buscar especialista para receber uma melhor orientação sobre o problema pelo qual estava passando e considera, que ainda é um tabu tratar do tema. 

- As mulheres precisam receber uma melhor orientação sobre esse assunto para redução dos sintomas”, diz acreditar.

As mulheres, que passam pela Menopausa precoce podem sofrer mais do que aquelas apresentaram a condição no período regular. Questões hormonais, perda de massa óssea e Osteoporose são algumas complicações, que podem comprometer a qualidade de vida desse público.

Os estudos mostram também, que o Estradiol tem uma grande importância na proteção cerebral. Em níveis reduzidos, pode levar a problemas de memória e concentração. Com a redução da quantidade de Estrogênio, a pele fica mais ressecada e há queda de cabelo, por isso a importância de iniciar o tratamento o quanto antes.

- A Terapia Hormonal é obrigatória e imediata, avaliando se há alguma contraindicação, verificando se há histórico pessoal de câncer de mama. Com relação à fertilidade, com a perda do funcionamento dos ovários, é necessário avaliar com o profissional de reprodução humana se há reserva de folículo ovariano e se ainda há a possibilidade de produzir óvulos”, ressalta Michelle Sena.

A ginecologista Lorena Porto alerta, que o estilo de vida precisa ser modificado, mesmo com a Reposição Hrmonal. 

- Importante inserir na rotina a prática de atividades físicas, especialmente as de resistência, para melhorar a massa óssea e os níveis de colesterol, além do cuidado com a alimentação”, destaca.

Ela completa, que, em todo o processo, as mulheres precisam receber orientações médicas moderadas e livre de tabus. 

- O envelhecimento é um processo natural, e a Menopausa é uma fase em que continuamos produtivas e não reprodutivas, especialmente acima dos 45 anos. A Menopausa antes do 40 é uma situação delicada, porque não é esperada e torna-se uma situação prematura! Por isso, é necessário tirar esse conceito de que a mulher não é mais produtiva. É importante ter este ‘olhar’ para a mulher. Fazer reposição de hormônio, orientar a atividade física, desmistificar e quebrar tabus é necessário, porque a vida continua”, reforça Lorena.
Com informações de Aretha Souza Lins, Relações Públicas da Ebserh.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...