O prefeito Evandro Leitão lança, nesta terça-feira (13/5/2025), o programa Integração Uece, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). A iniciativa atenderá 1.500 estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, com atividades no contraturno escolar, o que proporcionará o contato com a ciência e ambientes acadêmicos desde a educação básica. O lançamento será às 14 horas no auditório central da Uece, no bairro Itaperi.
O novo programa, realizado por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), ofertará as seguintes atividades: Língua Portuguesa, Matemática, laboratório de Ciências, jogos lógicos, artes visuais, música, esporte e cidadania, desenvolvidas por meio de trilhas de conhecimento. As atividades serão mediadas por universitários da Uece e de outras Instituições de Ensino, selecionados por meio de chamada pública.
O Integração Uece atenderá estudantes de seis escolas do Distrito de Educação 4, no turno da tarde. Os alunos vão utilizar a estrutura das salas de aula, laboratórios de ciências, laboratórios de informática e o parque esportivo da Uece. O programa é pioneiro, pois promove a integração de estudantes do Ensino Fundamental com uma universidade pública.
- Nossos alunos terão contato com ambientes acadêmicos, o que despertará o interesse por diferentes áreas do conhecimento. Outro benefício do programa é propiciar o convívio com estudantes e professores universitários. Por meio dessa vivência, eles vão aprender a interagir em contextos variados, enriquecendo sua visão de mundo”, avalia o secretário da Educação, Idilvan Alencar.
Programa Aprender Mais: A nova modalidade se soma ao Programa Aprender Mais, que integra a política de tempo integral da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa foca na ampliação da jornada escolar e no desenvolvimento de atividades voltadas para o fortalecimento da aprendizagem.
O programa inclui quatro modalidades: Aprender Mais Escola, Integração (Cuca, Instituições, Idiomas e, agora, Uece), Escola Areninha e Pró-Técnico. Todas as modalidades contemplam uma carga horária semanal de 15 horas no contraturno. No total, são atendidos mais de 120 mil alunos.
Atividades no Contraturno Escolar: O Aprender Mais possibilita que os estudantes participem do programa no contraturno escolar, ampliando a carga horária escolar diária de quatro horas para sete horas. Eles realizam atividades diversas dentro da unidade de ensino ou em instituições parceiras, como a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
As atividades são diversificadas, atrativas, dinâmicas e relacionadas com os conteúdos estudados pelos alunos no turno regular, com o uso de metodologias ativas. O objetivo é promover uma aprendizagem significativa e interdisciplinar, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e ao Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor).
Unidades, que participarão do Programa
- Escola Thomaz Pompeu Sobrinho (Itaperi)
- Escola Waldemar Barroso (Serrinha)
- Escola Manuel Lima Soares (Parque Dois Irmãos)
- Escola Professora Maria Stella Cochrane Santiago (Boa Vista)
- Escola Cláudio Martins (Montese)
- Escola Projeto Nascente (Itaperi)
- Lançamento do Programa Integração Uece.
- Terça-feira (13/5/2025), às 14 horas.
- Auditório central da Uece (Avenida Doutor Silas Munguba, 1700-Itaperi).
Comentários
Postar um comentário