Pular para o conteúdo principal



Felicidades-22 de maio

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta quinta-feira (22/5/2025), para:

  • 76 anos do jornalista José Fortunato  de Paiva Pinha.
  • 76 anos de José Sales.
  • 57 anos de Ozanias Lima.

  • 43 anos da jornalista Ticiana de Castro (foto).
  • 37 anos de Antonio Francicleison.
  • 28 anos de Jeison Tomaz.
  • Radialista José Stepheson Alves de Carvalho.
  • Jogador do Ceará, Matheus Araújo (foto).
  • Ticiana Uchôa (foto com Salete Araújo e Vilma Timbó).
Arquivo Nirez para 22/5, na História de Fortaleza:

  • 1931 - Na Rua Floriano Peixoto um incêndio destrói o Armazém de Estivas e Miudezas da firma Sousa Pontes & Cia.
  • 1935 - Fundada em Fortaleza a seção cearense da Aliança Nacional Libertadora-ANL, com Diretório Estadual formado por José Edésio de Albuquerque, Cornélio Diógenes, Josafá de Lima Linhares, Lincoln Aguiar, Joaquim Teófilo Cordeiro de Almeida, João Abreu do Nascimento, Euclides Aires, Mílton Borges Mamede, Ernesto Pouchain, Torquato Porto, João Bezerra, Manuel Isidoro, Vicente Carvalho Brito, Paulo Botelho e Américo Marães Picanço.
  • 1938 - Ocorre prova ciclística que é vencida por Eurípedes Gurgel.
  • 1939 - Lançado novo programa pelo Ceará Rádio Clube, Hora do Garoto, patrocinado pela Fábrica de Cigarros Araken, irradiado das 19h30, às 20 horas. Imaginem um programa patrocinado por uma fábrica de cigarros para um público de garotos.
  • 1940 - Chega a Fortaleza o jornalista Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, que vem paraninfar a primeira turma de aviadores civis do Ceará.
  • 1941 - Quando da organização da Força Aérea Brasileira, em virtude da criação do Ministério da Aeronáutica, o 6º Regimento de Aviação, sediado em Fortaleza, passa a denominar-se Base Aérea de Fortaleza.
  • 1944 - Reúnem-se, no bairro Barro Preto, vários desportistas, que resolvem fundar um time de futebol que seria depois o Vila União Futebol Clube, quando o bairro recebeu a nova denominação. O primeiro presidente foi Moacir Machado.
  • 1945 - Fundada, em Fortaleza, a Federação Teatral Cearense, na Avenida Tristão Gonçalves nº 1126. O primeiro presidente foi Antônio Viana Rodrigues.
  • 1945 - Morre, em acidente automobilístico, em Parola, Itália, o soldado do Exército José Custódio Sampaio, da Força Expedicionária Brasileira, natural de Caucaia, nascido em 1914.
  • 1946 - Fundado o Iate Clube do Ceará, que será instalado no prédio dos escritórios da Condor, no Aeroporto da Barra do Ceará, tendo na presidência o major Sílvio Santa Rosa. Hoje fica na Avenida da Abolição, 4813-Mucuripe.
  • 1946 - Gravado, nos estúdios da fábrica de discos Odeon, no Rio de Janeiro, o primeiro baião urbano, de autoria do pernambucano Luís Gonzaga do Nascimento e do cearense Humberto Cavalcanti Teixeira (Humberto Teixeira), interpretado pelo conjunto vocal-instrumental Quatro Ases e Um Coringa, formado por cearenses, intitulado, simplesmente, “Baião”. Foi a primeira composição da dupla de nordestinos.
  • 1951 - Em Fortaleza o Ministro da Viação, engenheiro Álvaro Pereira de Sousa Lima, para observar a seca no Estado e visita o Porto do Mucuripe.
  • 1953 - Funda-se, em Fortaleza, a Escola de Belas Artes do Ceará.
  • 1956 - Fundado pelos jovens Nilo de Brito Firmeza (Estrigas), Raimundo Garcia de Araújo, Carlos Luciano, Paulo Pamplona, Artur Eduardo Benevides, Honor Torres, Angélica Ellery Torres, Hermógenes Gomes da Silva e Mário Carneiro Barata, o Curso Vicente Leite, de artes plásticas, que transformou-se em Escola de Belas Artes do Ceará.
  • 1957 - O deputado estadual Wilson Roriz apresenta, na Assembleia Legislativa, seu projeto criando o Estado do Cariri.
  • 1962 - O Diretório Central dos Estudantes-DCE deflagra greve geral fechando todas as faculdades e escolas na chamada “greve do terço”.
  • 1963 - A Assembleia Legislativa outorga o título de Cidadão Cearense a dom Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo resignatário de Fortaleza.
  • 1970 - A Praça São Cristóvão, em frente ao Hospital dos Motoristas, em espaço ladeado pela Rua Dom Sebastião Leme e Rua Rua Carlos Ribeiro, passa a denominar-se Praça dos Motoristas.
  • 1972 - Com exposição dos artistas plásticos Nilo de Brito Firmeza (Estrigas), Maria de Castro Firmeza (Nice), José Fernandes de Alencar (J. Fernandes) e Mário Carneiro Barata é inaugurada, em Fortaleza, a Livraria Mundial, de propriedade Paulo Batista, na Rua Floriano Peixoto, 483.
  • 1975 - O Tribunal Superior do Trabalho-TST, determina a imediata anulação de todos os atos de nomeação de servidores para cargos de direção e assessor superior no Tribunal Regional do Trabalho-TRT, do Ceará por terem sido praticados antes da implantação do plano de classificação de cargos.
  • 1977 - Repercute em Fortaleza a morte do jornalista e político Carlos Frederico Werneck de Lacerda (Carlos Lacerda), aos 63 anos de idade.
  • 1980 - Toma posse no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, Eduardo de Castro Bezerra Neto.
  • 1984 - Morre, no Hospital Fernandes Távora, em Fortaleza, vítima de síncope cardíaca, o mestre de obras Antônio Domingos da Silva, espírita fundador e colaborador de vários núcleos espíritas de Fortaleza. Era nascido em Aracati, em 13/3/1897.
  • 1993 - Morre o industrial Francisco Markan Ferreira Gomes, diretor presidente da Cearita. Nascera em Santana do Acaraú, em 8/10/1884.
  • 1995 - Aos 78 anos de idade morre, em Fortaleza, o escritor, jornalista, professor Clodomir Teófilo Girão, cearense de Morada Nova nascido em 29/10/1916, veio para Fortaleza em junho de 1927; Ex-diretor do Instituto Rui Barbosa e editor da Revista “Águia”, sendo sepultado à tarde, no cemitério Parque da Paz, falando na ocasião o professor Juarez Fernandes Leitão (Juarez Leitão), e Luís Rui Rocha Girão, agradecendo em nome da família.
  • 1998 - Tem novo comandante a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, o capitão de fragata Luís Rafael Mansano, que recebe o comando de José Carlos Quaresma Filho, do mesmo posto.
  • 2000 - Às 11h40 morre, aos 83 anos de idade, vítima de Câncer no Pulmão, o ex-deputado estadual Péricles Moreira da Rocha-Pekim, tendo seu corpo velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), levado às 10 horas do dia seguinte para o Cemitério Jardim Metropolitano. Nascera a 7/3/1917 em Fortaleza.
  • 2007 - Lançado às 20 horas no Salão Meireles do Olympo Praia Hotel, na Avenida Beira-Mar, 2380-Meireles, o livro A História da Aviação no Ceará, de autoria dos jornalistas Augusto Oliveira e Ivonildo Lavor.

  • 85 anos do nascimento do jornalista Francisco Felix de Lima. Morreu em 13/12/2023.
  • 65 anos do Sismo de Valdivia, o mais potente já registrado (9,5 na escala de Richter), atinge o sul do Chile.

  • Dia do Abraço.
  • Dia Internacional da Diversidade Biológica-Comemoração instituída pela Unesco na Resolução 55/201, de 20/12/2000.

Com informações:

  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Salete Araújo.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.