Nota de Pesar - Luiz Vieira Vila Nova.
A Federação Cearense de Futebol (FCF) lamenta o falecimento de Luiz Vieira Vila Nova, ex-atleta e ex-árbitro de Futebol Cearense, que nos deixou neste sábado (28/6/2025), aos 81 anos.
Atuando como lateral-esquerdo, Vila Nova foi campeão cearense com o América, em 1966, além de conquistar o bicampeonato pernambucano com as cores do Santa Cruz/PE, em 1969/1970.
Após pendurar as chuteiras, Vila Nova optou por seguir nos gramados e investiu na carreira como árbitro esportivo, ingressando no Curso de Arbitragem da Escola Professor Alzir Brilhante. Por sua experiência como jogador, ele conhecia na prática como funcionava o comportamento dos atletas, o que o ajudou na sua forma de conduzir os jogos, sempre com muita postura e seriedade.
Durante sua passagem na Arbitragem Cearense, Vila Nova trabalhou em muitos clássicos do nosso Futebol, inclusive em finais do estadual, exercendo um trabalho de altíssima qualidade nas decisões. Um dos jogos mais emblemáticos apitados por Vila Nova foi a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre os Estados Unidos, em um amistoso realizado na Arena Castelão, em 1992.
A trajetória de Vila Nova serviu de inspiração para muitos ingressarem na arbitragem esportiva, inclusive dentro da própria família. Luiz César Magalhães, seu filho, seguiu os passos do pai e também se destacou na Arbitragem Cearense, onde atuou por 17 anos, até se aposentar em 2024
Em respeito à sua dedicação ao Futebol Cearense, Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol, decreta, que a bandeira da entidade permaneça hasteada a meio mastro por três dias, além da realização de um minuto de silêncio em todos os jogos envolvendo equipes cearenses nesse período.
- Alano Maia vice-presidente da Apcdec: Em nome de toda a Imprensa Esportiva Cearense enviamos votos de pesar ao amigo César Magalhães e à família de Luíz Vieira VILA NOVA. Sua passagem pelo futebol foi brilhante e estamos todos de luto. Que Deus o acolha em sua infinita bondade".
- Jornalista Lauriberto Braga: Conheci Vila já na Arbitragem. Cobri muitos jogos dele apitando. Era sempre um Show de Arbitragem. Vila por ter sido jogador entendia as manias dos atletas. Pêsames ao filho dele César Magalhães que seguiu a carreira do pai na arbitragem.
- Jornalista Gilson Barbosa: Muito lamentável, Lauriberto Carneiro Braga . Lembro-me muito bem dele, no exercício da arbitragem. Que Luiz Vilanova descanse em paz e wue Deus dê o consolo a sua família".
- Jornalista Selma Vidal: Meus sentimentos a todos os familiares e amigos. Sempre o via na calçada da casa dele, quando estava indo para a Academia. Sempre o cumprimentava, mesmo sem saber quem ele era. Na última vez, que conversamos falamos sobre envelhecer. Ele relembrou os tempos de jogador e árbitro. Foi aí que conheci sua história. Siga em Paz seu Vila".
- Jornalista Nerilson Moreira: Eita notícia triste essa da partida para o Pai Maior do amigo Vilanova. Grande pessoa. Sinto muito. Que notícia arrasadora. Lamentável partida de uma pessoa muito amada. Saudades eternas! Deixou excelentes lições, realizações e ótimas marcas do bem, bondade e amizade, inesquecíveis em nossa vida. Este é um momento muito difícil para os familiares e amigos. Desejo condolências e muita força e fé. E aqui trago também um forte abraço de apoio e auxílio aos familiares e amigos... Meus sentimentos e votos de pesar. Que Deus possa acalentar o coração de todos neste momento de dor. Fica com Deus amigo, pois para quem tem fé, a vida nunca tem fim. Meus sinceros pêsames. Solidariamente, Nerilson e Família.🙏
- Radialista Wilton Bezerra: FALECE LUIZ VIEIRA VILA NOVA-Era gente boa o Vila Nova. Sempre com o jeitão de boleiro. Afável, brincalhão e com muitos causos divertidos em torno dele. Nós o tratávamos, carinhosamente, de "Vilinha". Teve carreira bem sucedida como lateral esquerdo do Nacional, Usina Ceará, América, onde foi campeão cearense de 1966, Santa Cruz (bi-campeão 1969/1970) e Ferroviário. Ao parar de jogar Futebol, tornou-se um bom árbitro. Por causa de algumas atitudes inusitadas, diziam que Vila tinha suas próprias regras e regulamentos. Nos últimos tempos, com Saúde abalada, mesmo assim, não de deixava abater e exalava bom humor. Tivemos muitos encontros nos finais de semana no Restaurante Caravelle. Ele nos deixou na tarde deste sábado (28), em Fortaleza. Vá em paz, "Vilinha".
![]() |
César Magalhães e Vila Nova |
- Luiz Vieira Vila Nova morreu em decorrência de infecção, após quebrar o Fêmur. Passou 45 dias internado.
- Radialista Olavo Sales Filho-ACRÓSTICO DO NOME LUIZ VIEIRA VILANOVA PARTIU PARA DEUS!
- Ligado a bola e o apito
- Unido a bola e o apito
- Iluminado atleta da bola
- Zeloso árbitro de futebol!
- Valoroso companheiro
- Inteligente cidadão
- Elétrico nas Jogadas
- Importante amigo
- Reto árbitro de futebol
- Amado pelos amigos!
- Versátil atleta e árbitro
- Intimidade com a bola
- Leal nas decisões
- Autêntico atleta da bola
- Notório árbitro de futebol
- Ordeiro nas atitudes
- Veloz nos desarmes
- Amigo ímpar e tenaz!
- Polivalente em tudo
- Autoestima e motivação
- Riqueza Espiritual
- Talentoso lateral e árbitro
- Integrante atleta no Céu
- União com os santos!
- Prático e decisivo
- Amplificador de amigos
- Responsável companheiro
- Atleta e árbitro virtuoso!
- Dedicado profissional
- Exemplar companheiro
- Um amigo para sempre
- Simples e humilde!
Comentários
Postar um comentário